quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Coohaf entrega casas para agricultores de Venâncio Aires, Vale Verde e Mato Leitão


Um grande ato na última sexta-feira (27) marcou a entrega de 109 casas a agricultores de Venâncio Aires, construídas através da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf). Também aconteceu a assinatura de mais 106 novos contratos para construção de moradias. O evento, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio, foi realizado no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, e reuniu lideranças sindicais, produtores e autoridades. "É um grande acontecimento, precisamos comemorar, afinal, o sonho de tantas famílias está se concretizando", afirmou o deputado Heitor Schuch, um dos criadores da Coohaf, em 2002, quando ainda presidia a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS).

O deputado destacou ainda que nesses onze anos a cooperativa já beneficiou mais de 15 mil famílias de agricultores, que puderam construir, ampliar e/ou reformar suas casas, através da parceria com o Banco do Brasil e agora também com a Caixa Econômica Federal, financiadores dos projetos. “A habitação rural sempre foi uma reivindicação do Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais. Lutamos muito por esta conquista, que está garantindo uma vida mais digna para quem trabalha na roça”.

Ascom - Deputado Heitor Schuch

Limpeza próxima as sangas garante beleza e segurança ao Bairro Dr. Dácio


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos concluiu nesta terça-feira (01/10) o trabalho de limpeza completa do Bairro Capiotti. Desde quarta-feira equipes da SEMUR estavam atuando naquela região. O destaque, de acordo com o secretário titular da pasta, Rossano Farias, fica por conta da limpeza completa nos locais próximos a sanga que atravessa o bairro, pois, conforme os próprios moradores, além de embelezar, garante mais segurança para as residências.
O morador Rubenir Gonçalves, residente no prolongamento da Rua Angelino Capiotti, elogiou o trabalho dos profissionais. Segundo ele, é a segunda vez que a SEMUR implanta frentes de trabalhos no local, fato considerado inédito nos últimos anos.
Na Rua João Antônio Moreira, no Bairro São Bento, zona oeste da cidade, uma equipe da SEMUR efetuou a limpeza de valetas e substituiu a canalização de pequenos bueiros no acesso as moradias. O trabalho solucionou um problema antigo, impedindo que a água fique parada e eliminando o acúmulo nas laterais da via.
A Secretaria iniciou na tarde desta terça-feira a limpeza da Praça Ecológica e ainda nesta quarta-feira implantará frentes de trabalho no Bairro Siqueira. Enquanto isso, a equipe responsável pela patrola faz a manutenção das vias de acesso a Urcamp e a Unipampa. Esse trabalho será desenvolvido enquanto o Município aguarda a chegada de balastro para distribuição nos bairros.

Texto e fotos: Márcio Vaqueiro

domingo, 8 de setembro de 2013

Dilúvio no Centro de São Gabriel





Foto: Valdir Borin

Na Madrugada de sábado pra domingo São Gabriel foi acometida por uma enxurrada, a qual, e como sempre, inundou as vias do centro e dos bairros. Temos que solucionar este problema!
Por estas e outras, em breve, na Rede A Novidade de Blogs, estará retornando a Coluna Os Nossos Bairros onde você morador poderá postar sua insatisfação, sua reclamação, e onde postaremos, imagens muitas imagens dos problemas de São Gabriel e região.


terça-feira, 3 de setembro de 2013

Ajuda aos moradores do Sarandi

 Foto Ronaldo Bernardi/Agência RBS

Estamos solicitando, às e aos que puderem ajudar os moradores do bairro Sarandi, atingidos pelo alagamento após o rompimento de um dique, na zona norte da capital, que estão necessitando de itens como colchões, materiais para higiene pessoal (papel, fralda, absorvente, sabonete, escova e creme dental, aparelho de barba, toalhas de banho), roupas, calçados e alimentos para consumo imediato (pão, manteiga, café, frutas) são de necessidade urgente.
As doações devem ser encaminhadas à Escola Municipal Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha (Rua Xavier de Carvalho, 274, Porto Alegre), onde os desabrigados estão alojados.

Prefeitura recebe R$ 100 mil para aquisição de nova ambulância

Prefeito Roque Montagner prestigia aniversário do Centro Médico da Visão de Rosário do Sul

Estado atende reivindicação do Governo e confirma repasse para suprir valores com aquisição de medicamentos via judicial

A Prefeitura Municipal de São Gabriel gastou nos primeiros oito meses de 2013, mais de R$ 1,2 milhão na aquisição de medicamentos por ordem judicial. A despesa, sem previsão orçamentária, no entanto, não é um caso isolado e tem sido uma das grandes dores de cabeça de todos os governos municipais do Rio Grande do Sul. Para se ter ideia, o Estado já soma uma dívida superior a R$ 150 milhões com ações deste tipo e a pendência com as administrações municipais é admitida pelo secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni (PDT).