quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Homens são mais de 80% dos dependentes químicos internados em São Paulo

Da Agência Brasil
Levantamento divulgado na quarta-feira (13) pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) aponta que 84% dos pacientes atendidos no centro são homens e jovens – cerca de 20% do total tinham menos de 30 anos de idade. O balanço foi feito entre os dependentes internados desde o início da parceria entre governo estadual, o Poder Judiciário e a Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, em janeiro deste ano, para agilizar internações involuntárias ou compulsórias.
Segundo o Cratod, foram cerca de 6 mil contatos telefônicos de famílias interessadas nas internações e 1,2 mil dependentes foram acolhidos voluntariamente. O número de internações involuntárias (quando há solicitação da família) chegou a 189 e não houve internações compulsórias.
De acordo com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a procura pela internação imediata superou as expectativas. “A demanda foi muito maior do que o esperado, o que mostra que o problema é muito maior do que parece. Então, nós estamos ampliando vagas, leitos, reestruturando a parte social e ampliando a parte médica”, disse. Segundo ele, apenas no carnaval foram atendidos 47 dependentes químicos. Hoje, o governador inaugurou uma unidade social de combate ao crack, dentro do prédio do Cratod. No espaço, os dependentes terão o primeiro contato com o centro e passarão por uma triagem.
Rosângela Elias, coordenadora de Saúde Mental, Álcool e Drogas, explica que no anexo serão feitas avaliações clínicas e o atendimento na área de assistência social também será agilizado. “Nos primeiros dias dos acolhimentos, nós observamos que tinha uma demanda social muito grande, que vinha na busca de orientação da equipe do Cratod”, disse ela.
Segundo Gleuda Simone Apolinário, coordenadora de desenvolvimento social, estão sendo destinadas 300 vagas para moradias sociais assistidas, divididas em 16 organizações no estado de São Paulo. Esse tipo de acolhimento, explica ela, é voltado para dependentes que não precisam passar pela internação em leito hospitalar, mas que não têm condição de permanecer com as famílias. O objetivo é promover a reinserção, “resgata-se a relação de vínculo com a família”, informou.
Alckmin disse também que serão criados em todo o estado mais 185 leitos para a saúde mental. Atualmente, São Paulo tem 800 leitos em hospitais e a duração média desse tipo de internação varia de 30 a 45 dias.

Jeferson Fernandes presidirá Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da AL


O deputado Jeferson Fernandes (PT) presidirá a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa, biênio 2013-2014. A posse ocorrerá na quinta-feira (14), às 10h30min, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha.

O parlamentar integrou a comissão como membro titular nos dois primeiros anos de seu mandato onde destacou-se à frente da Subcomissão da Situação Carcerária. Agora, Jeferson irá aprofundar a relação com todos os setores que trabalham o tema.  

Cynara Baum - jornalista
Assessora de Comunicação
Deputado Estadual Jeferson Fernandes (PT)

Prefeitura mantém equipes nos bairros mesmo no Feriadão


Mesmo com deficiência de pessoal e problemas mecânicos o Governo Municipal está “driblando” as dificuldades e cumprindo as suas prioridades.  Em uma semana, três equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos trabalharam de um lado ao outro da cidade. A Secretaria de Serviços Urbanos tem um plantel de 17 homens para atender toda a cidade, dois tratores, uma retroescavadeira e duas caçambas, uma disponibilizada pela Gussil, empresa terceirizada. Mesmo assim, as resultados estão visíveis.
Os bairros Gabrielense, Santa Regina, Bela Vista e Santa Isabel ganharam um novo ânimo. Os moradores reivindicavam atuação da prefeitura há meses. Durante a semana também foram feitas limpezas no Balneário do Pedroso, Sanga da Bica e Parque Tradicionalista Rincão das Carretas. O balneário, agora, apresenta condições de atender a comunidade que procura lazer no verão.
Depois mudar o visual das praças centrais, a Secretaria de Serviços Urbanos voltou à atenção para as áreas de lazer localizadas nos bairros. “A determinação do prefeito Roque Montagner é atender todas as comunidades, mas estamos indo de acordo com o cronograma”, explica o secretário. Já foram estruturadas as praças dos Bairros Independência e Vargas.
Durante o Carnaval muitos gabrielenses retornam ao Município. A aparência da cidade é importante, tanto para os moradores quanto para os turistas. Com esse propósito do Governo Municipal, de manter a cidade bonita, a prefeitura refez a limpeza dos canteiros centrais das principais avenidas. A última, a Francisco Hermenegildo, foi concluída ainda na segunda-feira.
No último sábado, já com os blocos vivendo 100% o Carnaval, a prefeitura mantinha frentes de trabalho nos Bairros Jardim Primavera, Pascotin, Esplanada, Novo Horizonte e São Bento.
        O secretário Rossano Farias explica como está sendo feito esse atendimento. “Os tratores estão sempre um bairro à frente. Os tratoristas fazem a limpeza grossa e depois as equipes fazem o complemento”. No final de semana, foram concluídos trabalhos no Jardim Primavera e Pascotin. Ainda no sábado e começo desta segunda-feira, foram implantadas frentes de trabalho nos Bairros Esplanada e Novo Horizonte.
(Márcio Vaqueiro – Foto: Divulgação)

Depois do Carnaval começa recuperação da ponte do Pavão


            Após o feriado de Carnaval a equipe que construiu a ponte dos Lagões será deslocada para a Comunidade do Pavão, onde através de uma parceria das secretarias municipais dos Transportes e Obras, será construído um desvio que dará início as atividades de recuperação da ponte, quando em breve será normalizado o trânsito de veículos pesados. O secretário dos Transportes Lizandro Cavalheiro informa a Comunidade de Azevedo Sodré, que também encaminhará uma frente de trabalho para a recuperação total das estradas daquela região num mutirão com a Secretaria da Agricultura. Ele explica que a determinação do prefeito Roque Montagner é que seja restabelecida a trafegabilidade de todas as estradas antes da abertura do ano letivo.
         Nos locais onde foram concluídos os trabalhos de recuperação total, inclusive com alargamento da via, começa o processo de conservação, que será mais rápido e permanente, o que na verdade deveria estar ocorrendo agora, mas devido a situação precária das estradas encontrada pelo novo governo, o prefeito teve que tomar medidas urgentes.
         Com a construção da nova ponte dos Lagões, uma das quatro equipes que atua no interior do município e que está no Rincão do Claro, vai se encontrar com uma outra frente que trabalha nas estradas da Caleira, Vista Alegre, Corredor dos Fagundes, Pau Fincado e Santo Antônio e concluirão o serviço na estrada do Caiboaté. (Texto e foto: Paulo Elmano Borges).