quarta-feira, 16 de julho de 2014

Prefeitura Municipal firma parceria com a Embrapa que beneficiará pequenos produtores


No início deste mês o secretário da Agricultura, Ladislê Teixeira, acompanhado por uma comitiva, visitou a sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Pelotas, durante um “Dia de Campo”. Por determinação do prefeito Roque Montagner foi firmada uma parceria técnica com a Embrapa, na qual São Gabriel será contemplada com ações de pesquisa e transferência de tecnologia em várias culturas, além de estudos de manejo de solo e qualidade tecnológica, culminando na interação direta entre pesquisa e setor produtivo, permitindo a geração e transferência de conhecimentos técnicos.
O secretário explica que durante a visita, a Embrapa colocou à disposição do Município o laboratório de análises e fará a distribuição de sementes para os pequenos agricultores de diversas localidades do interior, como fornecerá forragem para a alimentação do gado, principalmente nos meses de inverno, quando os animais enfrentam um clima com temperaturas baixas.  
Teixeira ressalta que os integrantes da comitiva também  participaram de palestras e atividades, inclusive apresentando demandas no que se refere ao cultivo da mandioca de mesa e mandioca para etanol, experimentos com oliveiras, fruticultura e o manejo do gado leiteiro (Raça Jersey). Ele destacou que durante o encontro os técnicos da Embrapa também explicaram que estão realizando pesquisas com matérias-primas e sistemas de produção de culturas oleaginosas para produção de biodiesel (soja, pinhão-manso, mamona, tungue, crambe) e sacarinas (cana-de-açúcar, sorgo) e amiláceas (batata-doce, mandioca, arroz) para a produção de etanol.
Acompanharam o secretário Ladislê, o zootecnista José Galdir Dias Leal, agrônomo Luciano Barros, veterinário Georges Petrarca Teixeira Kodayssi, zootecnista Vanderlei das Neves, universitário de agronomia Volmir Langendorf Ramos e os colaboradores Gustavo Varella, Vitor Righi, João Cerati e  Rodrigo Lanave.
Texto: Elson Teixeira/Foto: Secretaria de Agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário