quinta-feira, 17 de julho de 2014

Serviços Urbanos amplia ações para evitar animais soltos em vias públicas

Multas e ações penais estão entre as medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de São Gabriel, que serão desenvolvidas pela Secretaria de Serviços Urbanos, para evitar ocorrências envolvendo animais soltos em vias públicas. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Valtemar Freitas Ribeiro, além de instituir equipes de fiscalização, o setor trabalha com denúncias anônimas. Os comunicados podem ser feitos para a Secretaria pelo telefone 3232-4845, Polícia Ambiental 3232-9254; e Polícia Rodoviária Federal (PRF) 3232-5404. O setor ainda mantém uma equipe de plantão para atender casos registrados no período da noite. O contato pode ser feito pelo telefone 9954-4123.
Os animais estão sendo apreendidos e encaminhados para o curral municipal, localizado na Avenida Francisco Chagas, 3.626. Hoje, dois cavalos estão apreendidos, “mas o loca já chegou a ficar cheio”, disse o secretário. A primeira apreensão é revertida em multa. Somente o proprietário pode efetuar a retirada do animal. Em caso de reincidência os valores dobram e o responsável poderá responder judicialmente.
“Estamos solicitando aos proprietários de animais de grande porte para que tomem as providências necessárias e legais para evitar que transitem soltos em via pública. É necessário que a comunidade tome consciência dos últimos acontecimentos ocorridos na região envolvendo animais. Foram acidentes que resultaram em vítimas fatais. Assim sendo comunicamos que os animais que forem encontrados soltos em vias públicas serão apreendidos pelos órgãos competentes. Os donos terão que pagar pesadas penas tais como taxa de recolhimento de apreensão, diária de permanencia (Decreto executivo nr° 321/2013 de 19/06/2013) e ainda deverão responder judicialmente”, finalizou. 
Texto: Márcio Vaqueiro

Postado por Roberto Lara

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário