Duque de Caxias, 442
Edifício Sepé Tiaraju - Sala 318
(55) 3232-3800
A Construtora ACPO trabalha com metas mensais para a edificação. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Pedro Tavares, o objetivo a ser atingido no mês de agosto é de 100 apartamentos. “Hoje os trabalhadores sobem os blocos H e G para o terceiro piso, a expectativa é de que superemos a meta prevista”, disse ele.
Atingido metas, superando desafios, assim trabalham pedreiros, serventes e tantos outros profissionais gabrielenses que dão vida ao “Projeto de Vida” de outros gabrielenses, a casa própria. Os avanços do Governo municipal na aprovação do novo projeto do Programa ampliaram o número de moradias a serem construídas.
O Residencial Alcides Maya, que vai comportar mais trezentos apartamentos, desta vez, direcionados a pessoas com renda mínima de R$1.400,00 (hum mil e quatrocentos reais) até seis salários mínimos, começa a ser demarcado no terreno. Com mais este projeto, o município estará empregando cerca de 500 pessoas.
Ainda nesta semana, a construção recebe uma carreta com guindaste com capacidade de subir 40 metros de altura e outro com capacidade de atingir 20 metros. Estas ferramentas, de acordo com o engenheiro, vão proporcionar ainda mais agilidade ao trabalho. Pedro Tavares disse ainda que a empresa vai oferecer qualificação às mulheres que trabalham na obra. “Vamos promover um curso intensivo para assentamento de azulejos, as trabalhadoras estão se aperfeiçoando a cada dia em seus afazeres aqui, nada mais justo do que investirmos no trabalho delas. Com o curso elas também são promovidas e com salário diferenciado”, concluiu.
Minha Casa Minha Vida II – Residencial Alcides Maya
As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h. Informações pelo telefone 32320951.
Reportagem/fotos: Sandra Lorenz – Comunicação Social Prefeitura
Os investimentos adotados pela Prefeitura Municipal na modernização do trânsito, com instalação de semáforos e redutores de velocidade (os populares “quebra-molas”), mais do que modificar o sistema, resultaram na diminuição de acidentes e salvaram vidas humanas. A conclusão é de um estudo divulgado pelo Órgão Municipal Executivo de Trânsito (Ometran), subordinado á Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O levantamento conclui que os acidentes de trânsito diminuíram 19,7% em toda a cidade.
O levantamento compara os acidentes de janeiro a julho deste ano com os ocorridos no mesmo período de 2012, quando os semáforos e quebra-molas ainda não estavam implantados. “Este resultado prova que, apesar de algumas críticas infundadas, os semáforos e redutores de velocidade estão cumprindo seu objetivo principal: diminuir acidentes e preservar vidas”, assinala o Secretário Luiz Fernando Porto.
Quando se faz a comparação exclusivamente nas ruas onde os semáforos e quebra-molas foram colocados e se constata que nestas ruas os acidentes diminuíram em 82%. “Isto é a comprovação que o estudo prévio estava correto ao apontar aqueles locais como prioritários para instalação de equipamentos de segurança., o que está demonstrado pelo levantamento”. Somente no cruzamento da Rua Duque de Caxias com Tristão Pinto, ocorreram 6 acidentes em 2011 e nenhum neste ano, resultando numa redução de 100%.
Paralelamente, o registro de infrações de trânsito aumentou em 19,63%, o que demonstra a eficácia dos equipamentos. “Quem é contra sinaleiras e quebra-molas certamente é contra salvar vidas humanas. Este levantamento mostra que a Administração Municipal fez escolhas acertadas no gerenciamento urbano”, ressaltou.
CONFIRA OS DADOS:
| Trânsito | 2011 | 2012 | % |
| Acidentes com danos materiais | 167 | 150 | -10,17 |
| Acidentes com lesões corporais | 135 | 94 | -30,37 |
| Atropelamentos | 18 | 13 | -27,77 |
| Acidentes (ao todo) | 318 | 257 | -19,7% |
NOS LOCAIS DOS NOVOS SEMÁFOROS E REDUTORES DE VELOCIDADE:
| Local | 2011 | 2012 | Comparativo | (%) |
| Av. Fco. Chagas x Av. Fco. Hermenegildo | 11 | 02 | Menos 9 | 82% |
| Av. Celestino Cavalheiro x Av Mascarenhas | 04 | 02 | Menos 2 | 50% |
| Av. Gen Marques x R. Maurício Cardoso | 10 | 01 | Menos 8 | 90% |
| R. Duque de Caxias x R. Tristão Pinto | 06 | 00 | Menos 6 | 100% |
| R. Maurício Cardoso x R. Barão S. Gabriel | 08 | 02 | Menos 6 |
|
Fonte: OMETRAN e Brigada Militar
Matéria: Claúdio Moreira
Fotos: Sandra Lorenz
O Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Contas irão investigar a Corsan em função da permanência de servidores ativos da estatal em São Gabriel, apesar do fim de seu contrato com o Município para a exploração dos serviços de água e esgoto. A informação foi encaminhada à Prefeitura de São Gabriel pelo presidente do TCE, conselheiro Cezar Miola, e a procuradora-geral substituta do MPC, Daniela Wendt Toniazzo.
O presidente do Tribunal de Contas, César Miola, informa que determinou a inclusão desta questão nos itens a ser auditados em procedimento de fiscalização junto á Corsan. Por sua vez, a procuradora-geral substituta do Ministério Público de Contas, Daniela Toniazzo, ressaltou que a questão está sendo analisada pela assessoria técnica do órgão, para verificar que encaminhamentos serão dados.
Comentando a questão, o secretário geral de Governo, Artur Goularte, destacou como positiva a postura do MPC e TCE. “Todo indício de desperdício do dinheiro público deve ser apurado, e se servidores da ativa desta estatal estão no Município sem qualquer função, isso representa um ônus para os cofres do Estado. Um governo que tanto se queixa de crise financeira não pode se dar ao luxo de manter servidores sem função nas cidades gaúchas”, assinalou.
Matéria: Claúdio Moreira