terça-feira, 26 de junho de 2012

Cinco ruas do Bairro Independência recebem canalização

A equipe do Serviço de saneamento da prefeitura chegou cedo na manhã desta terça feira(26), no Bairro Independência. O propósito é canalizar várias ruas. O trabalho que começou na Rua Santa Catarina será estendido às Ruas São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Ipiranga.
De acordo com o Chefe do Serviço Municipal de Saneamento, Antônio Boneti, o trabalho segue um cronograma pré-definido: “Trabalhamos em todo o bairro com a colocação de 600 tubos de 400mm, terminado o trabalho aqui na Rua Santa Catarina seguimos para as demais, cada bairro é atendido conforme o planejamento pré definido pela Secretaria de Obras”, declarou Boneti.
Para dona Marlena Santos, moradora da Rua Santa Catarina, o serviço de canalização é sinônimo de despedida: “Quando eu vi o pessoal da prefeitura trabalhando aqui não acreditei, pra mim foi uma surpresa maravilhosa, agora é só aproveitar os benefícios que isso vai trazer pro nosso dia a dia, adeus mau cheiro!”.
Para Joseane Vargas de Lima, que também mora na Rua Santa Catarina, a canalização tem significado especial: “Aqui não tínhamos mais tempo bom, quando chovia o mau cheiro invadia nossas casas e no tempo seco era a mesma coisa, tava insuportável com esse esgoto a céu aberto, agora vai melhor muito a vida da gente” concluiu a moradora.

Reportagem/fotos: Sandra Lorenz – Comunicação Social Prefeitura

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Programação da RIO menos 20

Segunda-feira, dia 26 de junho, às
19 horas, na sede da Unipampa, campus São Gabriel: Av. Tristão Pinto 1487, acontecerá a RIO MENOS 20.

Tema: A comunicação entre Unipampa e comunidade gabrielense.
Convidados: Direção do campus Unipampa São Gabriel

Ao passar por um período de manifestações e greves na rede de educação do Brasil, cabe a nós repensar qual é nossa real função como universitários e qual deve ser o benefício que vamos levar para o povo ao usufruir desse privilégio que é a educação.
Pretendemos fazer um debate com a intenção de questionar como vem sendo nossa atuação e relacionamento com a comunidade. Como somos vistos? Ainda é um mistério.
Por que a UNIPAMPA está inserida nesta região? A universidade está cumprindo com seu papel transformador, com propostas necessárias para o desenvolvimento da metade sul do RS?
Essa positiva ou negativa relação vem acontecendo com diversos projetos, vamos discutir mais meios de alcançar e melhorar nossa atuação com a comunidade gabrielense. Se a universidade é pública, é seu dever atender aos anseios da população, é nosso dever ser parceiros desse povo, por isso é eminente a necessidade de debater: até que ponto isso vem acontecendo?

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Agricultura ativa: Secretaria dá suporte ao homem do campo


Em ações efetivas, a Secretaria de Agricultura do município está presente em todas as localidades rurais de São Gabriel. As benfeitorias incluem a construção de micro açudes, bebedouros, suporte técnico e distribuição de insumos, mudas e alevinos.

Patrulha Agrícola – 120 bebedouros construídos só em 2012

Nos últimos três anos, 660 produtores foram atendidos pela Patrulha Agrícola, isto, só no cinturão verde, localizado no entorno da cidade. Em outras localidades como Faxinal, Timbaúva, Rincão de Santa Catarina, Rincão do Ambrósio, Ponta das Canas, Azevedo Sodré, Pontas do Salso, Suspiro, Von Bock, Batovi, Caiboaté Grande, Cerrito, Catuçaba, Arvoredo, Zambési, Assentamento Caiboaté, além do preparo do solo, serviço de roçada, trabalho de globe, foram construídos um total de 381 bebedouros.

Em 2012, os bebedouros chegaram ao Faxinal, Águas Claras, Passo do Ivo, Palma e Rincão do Claro, totalizando120 bebedouros construídos. Nos últimos cinco meses, vinte e dois produtores receberam atendimento em 100 horas trabalhadas pela equipe da Agricultura. De abril a junho deste ano, foram distribuídas 2.597 mudas, entre elas, árvores frutíferas, ornamentais e para reflorestamento.

O mel

A apicultura também está em ativa, os técnicos da Agricultura estão desenvolvendo nas Escolas Municipais o projeto que conscientiza os alunos quanto a importância da abelha na produção de alimentos por meio da polinização, o trabalho começou na Escola Municipal Ferraz Neto, no Bairro Bom Fim. O trabalho da apicultura é desenvolvido em parceria com a Associação dos Apicultores, nesta parceria, foi criada e está em fase de finalização a Casa do Mel.

Inspeção sanitária

Atualmente, 69 estabelecimentos comerciais estão cadastrados e recebem analise laboratorial de produtos manipulados. O material é analisado no Laboratório da Universidade Federal de Santa Maria. Este trabalho garante à comunidade o consumo de alimentos de qualidade. De Janeiro até junho deste ano, 373 animais foram abatidos sob a inspeção da Secretaria Municipal de Agricultura.

Insumos

A Grande Catuçaba, Azevedo Sodré e Cerro do Ouro receberam 2.700 toneladas de insumos, beneficiando 250 produtores destas regiões.

Futuro

Dois grandes projetos fazem parte das ações da Agricultura. Devido aos grandes problemas causados pela seca na região, a equipe técnica está buscando recursos federais para investir na irrigação. “Precisamos de medidas preventivas contra a seca para os próximos anos. Não temos projetos para irrigação aqui na Região Sul, por isso, estamos trabalhando juntamente com a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste para atrairmos recursos para que os problemas trazidos pela falta de chuvas, não prejudiquem a produção rural, nosso projeto já está sendo encaminhado”, salientou o Secretário da Agricultura, Erasmo Chiappetta.

Reportagem: Sandra Lorenz – Comunicação Social Prefeitura

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Educação terá Congresso Municipal em Julho

Um amplo debate sobre os desafios e perspectivas para o educador na esfera pública, dentro dos novos contextos e paradigmas pedagógicos. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Educação estará promovendo, de 25 a 27 de julho no auditório da Cooperativa de Lã Tejupá, o I Congresso Municipal de Educação.
O encontro tem o tema “Desafios e Perspectivas para a Prática Docente”, e tem o objetivo de oferecer formação continuada sobre as práticas sociais que influem no processo de ensino-aprendizagem nos dias atuais. “O prefeito Rossano determinou a realização deste congresso, como um espaço de diálogo e construção de saberes para o enfrentamento da contemporaneidade, e para cada vez mais investir na capacitação dos docentes, o que vem ao encontro do objetivo maior do Governo Municipal, que é a busca permanente da qualidade de ensino”, destaca a Secretária de Educação, Ana Paula Scipioni Capiotti. O público-alvo será formado exclusivamente por professores da rede municipal de ensino, não havendo vagas para educadores de outras redes.

CONHEÇA OS PAINELISTAS:
Danilo Gandin
Mestre em Educação pela UFRGS e graduado em Filosofia pela mesma instituição e pela UNISINOS. É licenciado em Letras - Português e Literaturas, com Especialização em Planejamento da Educação e Aperfeiçoamento em Planejamento no Campo Social (UFRGS).
Jussara Mello
Professora, escritora, oficineira e palestrante, com Especialização em Educação Infantil. É professora colaboradora no Curso de Especialização para formação de Mediadores de Leitura na FARGS.
Cesar Aparecido Nunes
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e licenciado em Filosofia. É Professor Associado da UNICAMP, onde exerce assessoria na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários na área de educação e comunidade. Atua na linha de pesquisa Ética, Filosofia e Educação, Epistemologia e Teorias da Educação e representa a UNICAMP no PROCOAS/AUGM.
Naldemir Maria Mendes
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente, é Coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, atuando na formação continuada de professores da rede pública municipal e da Editora Positivo.
Manoel Soares
Repórter da RBSTV, com participação no programa Profissão Repórter, e colunista do Diário Gaúcho. Atua nas áreas de processos comunicacionais e gestão social, onde é um dos idealizadores da Campanha Crack-Nem Pensar. É coordenador estadual da CUFA RS – Central Única das Favelas
Wrana Maria Panizzi
Doutora em Ciências Sociais e em Urbanismo, licenciada em Filosofia e em Direito pela Universidade de Passo Fundo, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Reitora da UFRGS por dois mandatos (1996-2004). Recentemente foi Vice-Presidente do CNPq (2007-2011). Atualmente, é Professora Titular da UFRGS, pesquisadora e consultora do CNPq.

Texto: Claudio Moreira

Município regulariza motofretes


Após a legalização do serviço de mototaxistas, que transportam pessoas, a entrega e coleta de pequenas cargas por meio de motocicletas, também está regulamentado em São Gabriel. A informação é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que teve o registro do primeiro profissional motofrete cadastrado no dia 14 de junho.
No município, o Decreto Executivo nº 219 de 07 de outubro de 2010, regulamenta que o serviço de motofretes só pode ser realizado mediante prévia e expressa autorização do Poder Público, por meio do órgão Municipal Executivo de Trânsito (OMETRAN). No ato da regulamentação, os condutores serão cadastrados, as motocicletas serão inspecionadas e pintadas na cor laranja. As motos ainda receberão um prefixo e as placas na cor vermelha o que as identifica como veículo de aluguel.
O condutor receberá um alvará de microempreendedor emitido pela Secretaria Municipal da Fazenda e ainda uma carteira de identificação profissional emitida pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (OMETRAN).
De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Luis Fernando Porto, os motofretes interessados em regularizar seus serviços e veículos devem procurar a OMETRAN que está localizada à Rua João Manoel no antigo fórum. Mais informações pelo telefone 3232- 0188

Reportagem: Sandra Lorenz - Comunicação Social Prefeitura

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Governo adia negociações e greve nas universidades federais continua

A nova rodada de negociação entre o governo federal e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), marcada para esta terça-feira 19, foi novamente adiada pelo governo. A negociação prometia colocar um fim à greve que já dura mais de um mês e atinge 55 universidades e institutos federais pelo País.

O principal motivo para o adiamento foi a falta de uma definição sobre um plano de carreira concreto, exigido pelos docentes em greve, e a Rio+20, que ocupa os esforços do governo no momento.

“Pela manhã recebi um telefonema do secretário Sérgio Mendonça (secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento) informando que o governo não conseguiu reunir os diversos escalões para elaborar uma proposta e que não conseguiria fazer isso rapidamente por conta da Rio +20″, adiantou a presidente da Andes, Marina Barbosa, à CartaCapital.

Marcelo Pellegrini - Carta Capital (www.cartacapital.com.br) publicada em 18/06/2012