sexta-feira, 18 de maio de 2012

Jornada marca Dia contra Violência a crianças


Com um público formado por educadores, conselheiros tutelares, assistentes sociais, líderes religiosos e outros agentes de proteção social, o Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira a III Jornada de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes. O evento, com caráter de simpósio, foi realizado no Clube de Subtenentes e Sargentos do 6º Batalhão de Engenharia e Combate, com o propósito de marcar o Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração de Crianças e Adolescentes.

A abertura do evento foi precedida por uma encenação teatral de situação de abuso, organizada pelo CREAS com a cooperação dos músicos Gregório “Canhoto” Rodrigues e Cláudia Aquilles.

O painelista do evento foi o psicólogo Jean Von Hohendorff, Psicólogo graduado pela FACCAT (2009), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2012). Atualmente é doutorando em Psicologia (Bolsista CNPq) pela UFRGS, participando do Centro de Estudos Psicológicos CEP-Rua, onde desenvolve estudos acerca de uma intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexual.

Em sua abordagem, o palestrante evocou as formas de identificar a violência contra crianças e adolescentes. “O espaço onde a criança mais convive, fora da família, é a escola, e precisamos cada vez mais de educadores que sejam treinados para identificar os sintomas da violência e ter a abordagem correta para encaminhamento ao CREAS”, assinala. Na sua palestra, o psicólogo abordou as diversas formas de violência extrafamiliar e intrafamiliar a que uma criança pode estar sujeita, desde o bullying e negligência até a exploração sexual e a violência sexual propriamente dita, entre outros tipos.

O prefeito Rossano Gonçalves foi representado pela secretária de Educação, Ana Paula Scipioni. A secretária de Assistência Social, Loiva Souto Corrêa, destacou o caráter pedagógico do evento, e o crescimento da rede de proteção social. “Em São Gabriel, a secretaria possui os serviços especializados, como o CREAS e o CRAS, com ampla articulação com os conselhos, Ministério Público e outros órgãos, hoje efetivamente instrumentalizados para combater a violência em todos os seus níveis”, ressaltou.

Matéria: Claudio Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário