quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

32 milhões de Reais, essa é a dívida da prefeitura de São Gabriel

Foto: Magali Arce (diferenciado.com.br)

Hoje ás 8:30 na Prefeitura Municipal de São Gabriel, aconteceu uma coletiva de imprensa com o Prefeito Municipal, Roque Montagner (PT), onde estavam presentes secretários municipais, a Presidente da Camara e vereadores, e órgãos de imprensa (Rádios, Jornais, e Internet).
O Prefeito Roque disse que após examinarem e revisarem todos os documentos deixados pela administração anterior, verificou-se que a situação que a Prefeitura enfrenta é de dificuldade administrativa e financeira, onde foi colocado que o anunciado pelo ex-prefeito Rossano Gonçalves (PDT), de deixar a prefeitura em dia com 5 milhões em caixa e 18 milhões em recursos federais, não era de total verdade.
Analisou-se que a atual administração recebeu a prefeitura com uma dívida de R$ 32.237.545,73, e que a situação é mais grave pois aconteceram desvios de recursos para outras finalidades da Merenda, do Incra, do Salário Educação, da compra de ônibus escolares (os 2 últimos apresentados, não foram pagos e a verba foi desviada para outro fim). Assim como, existem diversos débitos com empresas locais, inclusive farmácias, as Bolsas do PROESC que não são pagas desde 2010, precatórios, IPRESG, entre outras.
Tudo com provas documentais, assinadas pelos antigos administradores da casa, e que em seguida foi questionado pelas redes sociais, e o ex-prefeito Rossano Gonçalves prometeu se pronunciar para o Blog Caderno 7, e a outros órgãos de imprensa, sobre a questão.
O Secretário Guilherme Abib disse que levaram o antigo administrador a Justiça direto, sem passar pelo MP, e que a toda a Prefeitura ficou comprometida, mas farão o possível para honrar  a folha de servidores, assim como, alguns serviços básicos e essenciais.
Foi assinado o Decreto de Emergência Administrativa e Financeira, onde a Prefeitura ficará por 180 dias sem pagar os entigos débitos, com fim de gerar recursos, para poder arcar com as dívidas, e analisar os débitos, pagando o que foi empenhado, e verificando a real procedência dos não empenhados.
Para tentar gerar recursos para o município, também foi assinado um decreto de desapropriação da Chacará localizada na Juca Tugre, pertencente aos Assis Brasil, criando um Parque Indígena, para explorar o Turismo, já que São Gabriel faz parte da Rota da Missões, uma área tão pouco explorada em nossa cidade.

Texto: Roberto Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário