segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PREFEITURA LANÇA PROJETO MINUANO NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Evento acontecerá junto com Seminário Regional Sobre Coleta Seletiva com a Inclusão Social dos Catadores. 
 A Prefeitura Municipal fará o lançamento oficial do Projeto Minuano na próxima sexta-feira (22/02), a partir das 15 horas, durante a realização do Seminário Regional Sobre Coleta Seletiva com a Inclusão Social dos Catadores. O evento acontece paralelo a Mostra Pedagógica das Escolas, na sede da Escola Municipal Ginásio São Gabriel.  A secretária da Educação, professora Nilvanes Jobim, destaca a importância do trabalho como fator de conscientização para o aluno. As atividades ganham status de evento internacional com a confirmação de dirigentes da Petrobrás (patrocinadora) e convidados de outros países.
O lançamento deveria ter acontecido em janeiro deste ano, mas acabou sendo transferido.
O Projeto Minuano, desenvolvido em âmbito estadual pela ONG Planeta Vivo, com apoio do Movimento Nacional de Luta pela Moradia e é financiado pela Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. O programa está enquadrado dentro do decreto nº 5940/2006 do Governo Lula, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências.
Os trabalhos serão direcionados a Associação dos Catadores de São Gabriel, com sede no Bairro Independência. O programa que já funciona em 32 municípios gaúchos visa à organização e ao auxílio para trabalhadores, além de investimentos com prensa, carrinhos e caminhão para a coleta. O programa visa criar um capital de giro, em que o material seja entregue em um galpão e o catador possa receber o valor de imediato e posteriormente, quando o material for comercializado, o reciclador recebe outro valor agregado. Dessa forma, o lixo reciclado terá um destino mais adequado e o catador não precisará estocar material ou vender para o facilitador. (Márcio Vaqueiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário