sábado, 9 de fevereiro de 2013

São Gabriel faz parte do Programa Mais Ovinos


       O município de São Gabriel será um dos 11 que serão beneficiados pelo programa Mais Ovinos, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), lançado na última quinta-feira (07/02) em Caçapava do Sul. A primeira etapa do programa, que oferecerá capacitação técnica e crédito para produtores de ovinos, será desenvolvida inicialmente nas cidades que abrigam, em conjunto, a metade do rebanho do Estado.
       São Gabriel faz parte do grupo, ocupando atualmente a 7ª colocação no ranking com mais de 135 mil ovinos registrados. Cada Município cadastrará 20 produtores para participar do programa. O objetivo é aumentar o rebanho de cordeiros e a renda do produtor com a venda de lã e carne.
       O Governo Municipal de São Gabriel foi representado pelo chefe da Seção de Fomento, Volmir Ramos, no lançamento do programa, realizado na sede do Sindicato Rural. A Secretaria Municipal da Agricultura ficará responsável pela seleção e cadastramento dos produtores rurais.
       O coordenador da ovinocultura no Rio Grande do Sul, Galdino Dias, confirma que a proposta contempla os participantes com visitações de técnicos nas propriedades rurais, de onde sairão relatórios apontando diagnósticos e necessidades para cada uma. Nesta primeira etapa, serão contemplados 220 produtores rurais, mas o objetivo é chegar a, pelo menos, 800 após um ano
       Além de visitas técnicas às propriedades e cursos, o programa oferece linhas de crédito para os produtores investirem em melhoramento genético e aumento do rebanho, com a retenção de matrizes e a compra de reprodutores. São Gabriel deverá formar os grupos até o final de fevereiro e iniciar as atividades em março.
       O secretário municipal da Agricultura, João Francisco Cunha, garante que o programa contemplará produtores que precisam de suporte e que enfrentam problemas com natalidade e assinalação. Levantamento feito em Pinheiro Machado – que serve como base para todo o Estado – aponta 62% de assinalação, índice considerado baixo, ainda mais se levando em consideração que mais de 50% da receita do Município está ligada a ovinocultura. (Texto e foto: Márcio Vaqueiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário