sábado, 9 de fevereiro de 2013

GUARANIS E CAIGANGUES PARTICIPAM DE HOMENAGENS A SEPÉ TIARAJÚ


Cerca de 120 índios guaranis e caigangues participam, no Parque Rincão das Carretas, de homenagens aos 257 anos de morte do herói guarani missioneiro riograndense Sepé Tiarajú.  Também é realizada a 10ª Peregrinação Ciclística Popular em busca da Terra Sem Males - O Caminho de Sepé Tiarajú,  que teve como ponto de saída Porto Alegre, seguindo por Rio Pardo, Cachoeira do Sul, São Sepé e São Gabriel onde haverá uma homenagem com pedalada até o Caiboaté e Sanga da Bica. 

Entre os organizadores do evento, destaca-se o Irmão Marista  Antonio Cechin, militante dos movimentos sociais e autor de vários livros. Antônio Cechin influenciou uma geração de militantes no Rio Grande do Sul e no país. Foi o criador da Romaria da Terra, da Romaria das Águas e idealizador da missa em honra a São Sepé Tiaraju. Atualmente é Agente de Pastoral em diversas periferias da região metropolitana de Porto Alegre, assessor de Comunidades Eclesiais de Base do Rio Grande do Sul, dos catadores e recicladores. Desempenha ainda a função de coordenador do Comitê Sepé Tiaraju e da Pastoral da Ecologia do Regional Sul-3 da CNBB.

Jornalistas do Paraná, Santa Catarina e Argentina acompanham o evento que tem como um dos objetivos analisar as melhores políticas públicas e ações que visem beneficiar os indígenas para encaminhá-las aos órgãos públicos e entidades competentes. O prefeito de São Gabriel, Roque Montagner e o Chefe de Gabinete, Luis Pires, acompanharam hoje algumas atividades que fazem parte da programação do evento. (Texto e fotos: Letícia Leão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário