quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Uma Visão de Futuro

            A nova administração tem visão de futuro. E o futuro, em se tratando de turismo, contempla um projeto arrojado, elaborado por arquitetos e pelo próprio Oscar Niemeyer (in memoriam). Este projeto requer, para sua implantação, uma área de tamanho considerado, localizado na propriedade da Família Assis Brasil, onde há 257 anos tombou Sepé Tiarajú, considerado herói estadual e nacional. Dentro de pouco tempo estaremos apresentando o projeto a comunidade de São Gabriel, bem como estaremos protocolando junto a Secretaria de Turismo do Estado, com cópia ao governador e ao Ministério do Turismo para fins de pleitear recursos de fundo perdido, inclusive com a grande possibilidade de se buscar recursos junto a Petrobras e a Fundação do Banco do Brasil.
         O projeto contempla um anfiteatro com capacidade para duas mil pessoas; um Museu Histórico para resgatar a história de Sepé e dos indígenas Guarani, Mbya-Guarani, Charruas e Caigangues; um Oratório com sete colunas, que representam os Sete Povos das Missões; área comercial para artesanato; tendas e ocas, representando as origens indígenas; estacionamento; biblioteca e sanitários subterrâneos interligando as principais obras e locais de eventos.
         Esta obra, segundo o prefeito Roque Montagner, será a maior referência nacional e internacional em memória ao maior genocídio da América Latina, quando foram dizimados mais de 1.700 indígenas em local bem próximo, Caiboaté, a 18 quilômetros de onde tombou Sepé. Com  isso acreditamos que toda a comunidade será beneficiada, a hotelaria, o comércio, o artesanato e os investimentos que serão feitos contribuirão para a geração de empregos, colocando realmente São Gabriel na Rota das Missões. “O empreendimento se interligará com outras culturas de origem indígena de outros países e até pelo fato que eu acredito, salvo melhor juízo, que de 20 a 30% da população brasileira possui na sua cadeia de DNA um sangue indígena dos antepassados”, afirmou.
         Em relação a desapropriação, alguns menos esclarecidos confundem com apropriação, o que é bem diferente. O ato de desapropriação vem do interesse da população, que aprovou o nosso Programa de Governo, que foi bem claro: o governo eleito não estaria defendendo interesse de grupos e sim o interesse maior de São Gabriel, tendo como meta o turismo como grande alavancador do desenvolvimento local. 


Diretoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São Gabriel
Duque de Caxias, 442
Edifício Sepé Tiaraju - Sala 318
(55) 3232-3800 - (55) 99222314

Nenhum comentário:

Postar um comentário