quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Prefeito acompanha entrega de equipamentos de ressonância na Santa Casa de Caridade


O Hospital da Santa Casa de São Gabriel recebeu na tarde de sábado (09/02) os aparelhos para instalação dos serviços de ressonância magnética. O material foi entregue pela empresa SIDI Medicina por Imagem, de Porto Alegre. A entrega foi acompanhada por integrantes da direção do hospital e pelo prefeito Roque Montagner. A empresa entregou um magneto de 6 toneladas (aquisição de imagem) e toda a parte elétrica e de computadores. Foram necessários dois caminhões para transportar o material. A obra, com os equipamentos, está avaliada em cerca de R$ 2,5 milhões.
Os serviços de ressonância, conforme o contrato irão atender todos os convênios mantidos pela Santa Casa, inclusive pacientes internados pelo SUS. “Vamos construir um entendimento com a Secretaria de Saúde do Estado para que o serviço de ressonância seja disponibilizado também para outros municípios da região”, afirmou o prefeito. Para instalação do serviço, a direção da Santa Casa teve que alterar a estrutura lateral do complexo onde estava situada a capela 3. “Em razão disso, um novo projeto de ampliação da capela 1 já foi desenvolvido e, com ele, uma adequação para instalação do Instituto Médico Legal (IML)”, disse o prefeito. 
 SAIBA O QUE É RESSONÂNCIA - A ressonância magnética é um exame para diagnóstico por imagem que retrata imagens de alta definição dos órgãos através da utilização de campo magnético. A ressonância magnética não utiliza radiação, porém uma vez que o aparelho tem um potente campo magnético é preciso tomar cuidado para o que não utilizar durante o exame como: jóias, objetos metálicos, maquiagem e outros.
A pessoa que passa pelo exame de ressonância magnética é orientada a ficar deitada e parada. Movimentos do paciente impossibilitam a captação de imagens precisas e geralmente um movimento de mais de 3 milímetros inutiliza os dados. O problema da movimentação afeta todas as pessoas, porém é mais acentuado em crianças e pacientes com algumas condições como doença de Alzheimer, esquizofrenia e outras.
O exame de ressonância magnética geralmente dura entre 15 minutos e duas horas. Dependendo do objetivo da ressonância magnética o paciente pode ver filmes, escutar sons, sentir odores, realizar tarefas cognitivas, apertar botões ou fazer outras coisas. Quem realiza a ressonância magnética deve dar instruções detalhadas do exame aos pacientes.
A segurança é uma questão muito importante na ressonância magnética. O paciente deve certificar-se de ser capaz de entrar no ambiente da ressonância magnética. Devido à natureza do equipamento há um forte campo magnético, desta forma os pacientes devem ser examinados cuidadosamente para verificar se têm qualquer objeto metálico como óculos, grampo de cabelo, marca-passo, pinos, etc. (Texto e Foto: Márcio Vaqueiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário