domingo, 10 de janeiro de 2016

ROMARIA DA TERRA TERÁ MAIS DE 15 MIL PARTICIPANTES. EVENTO MARCA 260 ANOS DA MORTE DE SEPÉ TIARAJÚ


São Gabriel vai ser palco do mais importante evento em homenagem ao líder indígena Sepé Tiarajú. Durante cinco dias, índios da Bolívia, Paraguai, Argentina e de outros estados brasileiros vão se reunir no Município em atividades que relembram a morte do líder guarani, assassinado há 260 anos, num confronto com tropas luso-brasileiras e espanholas. De 5 a 9 de fevereiro serão realizadas atividades na sanga da Bica, onde Sepé tombou, e no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas, onde serão montados barracões e realizadas conferências. De acordo com os organizadores, em média, por dia, mais de 1.000 turistas estarão presentes e, no dia Romaria da Terra, na terça-feira de Carnaval, há uma estimativa de público superior a 15 mil pessoas.
Os detalhes para a realização do evento foram tratados na manhã de quinta-feira (07/01), no Gabinete do Prefeito de São Gabriel, com a presença de representantes das entidades organizadoras: MST, Associação Caminhos das Águas, Comissão Pastoral da Terra, Diocese Pastoral, Paróquia do Arcanjo Gabriel, Conselho Indigenista Missionário, Diocese de Bagé e Secretarias de Turismo, Serviços Urbanos, Obras e Relações Comunitárias; Chefia de Gabinete e Procuradoria Jurídica. A reunião foi coordenada pelo prefeito Roque Montagner, com a participação do coordenador da 39ª Romaria da Terra, padre Alex José Kloppenburg e do bispo diocesano de Bagé, Dom Gilio Felício.
A Romaria da Terra será o ápice do evento. Conforme o prefeito Roque Montagner, a Prefeitura Municipal vai limitar o trânsito de veículos – no período da manhã – nas ruas de acesso aos locais de concentração de público para evitar transtornos para os turistas e para os moradores de São Gabriel. A Rua Juca Tigre, ao lado do monumento em homenagem a Sepé, será interrompida a partir das 6 horas do dia 9 de fevereiro.
Junto a Cruz Missioneira será feita a abertura oficial da 39ª Romaria da Terra, com a participação do prefeito Roque e do bispo Dom Gilio. A celebração eucarística ainda terá a presença do Arcebispo de Porto Velho, Dom Roque. Na sequencia, os romeiros seguem em caminhada pela Rua General Câmara, passando pela Avenida das Acácias até o Parque Tradicionalista Rincão das Carretas.
 MAIS DOIS EVENTOS
De 5 a 9, no Parque, acontece o Encontro de Povos Indígenas. Mais de 500 índios estão sendo aguardados, entre eles, representantes das nações Kaingang e Guarani. No dia 7, inicia o Acampamento da Juventude, também com a perspectiva de público diário de 500 participantes.
Durante esses dias serão realizadas oficinas, palestras e debates onde o foco é a luta dos povos indígenas e direitos humanos. Ainda serão realizadas apresentações artísticas, com destaque para o Coral Kaingang. Durante a “Hora Cultural”, a Associação Caminhos das Águas apresentará uma peça teatral com o tema em defesa do meio ambiente.
 BICICLETADA
A 9ª edição da Bicicletada Caminhos de Sepé inicia em Rio Pardo, no dia 3 de fevereiro, e termina em São Gabriel, no dia 7. Conforme a Associação Caminhos da Água, responsável pela organização, o evento começa com 15 ciclistas pedalando e teve ser concluído com mais de 120 participantes.
 TEXTO: Marcio Vaqueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário