domingo, 10 de janeiro de 2016

SECRETARIA DA SAÚDE INICIA ATENDIMENTOS COM UNIDADE MÓVEL NO INTERIOR DO MUNICÍPIO


Depois de agilizar o atendimento aos moradores do interior de São Gabriel formando equipes para tratar especificamente da saúde do homem do campo e com a centralização de consultas nas Unidades Básicas de Saúde Esplanada e Santa Clara, a Secretaria Municipal da Saúde volta a inovar. Em dezembro, durante a Descentralização de Governo no Assentamento Guajuviras – no Azevedo Sodré, o prefeito Roque Montagner lançou o cronograma de atendimento da Unidade Móvel de Saúde (UMS) na zona rural.
O veículo – um microônibus, com consultórios médico e odontológico - foi adquirido através de recurso federal no valor de R$ 240 mil e vai atender, conforme uma escala, todas as regiões do interior de São Gabriel. O primeiro contato da população com as equipes da UMS foi na Escola Municipal Maria Manoela. Na sequencia, no dia 29 de dezembro, em Caiboaté Grande, aconteceu a segunda ação. Os atendimentos foram realizados no estabelecimento comercial de João Pocidônio Ramos (Neco), morador da região. Essa etapa teve a participação da Secretaria Municipal de Agricultura. Durante a ação foram atendidos moradores de Caiboaté Grande e Arvoredo.
O ano de 2016 começou com o cronograma definido. Em janeiro, o programa beneficiará 13 comunidades.
As primeiras a serem beneficiadas foram as de Tiaraju e Vila Santos. Os atendimentos aconteceram na quinta-feira (07/01), na Escola Estadual Antônio José de Assis Brasil, das 9h às 16h. Mais de 100 pessoas foram atendidas.
Os próximos atendimentos acontecerão na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira. No dia 11, a Unidade vai estar na Escola Municipal Jerônimo Machado, na região de Santo Antônio.  Serão assistidas as comunidades de Santo Antônio, Lagões e Pau Fincado, das 9h às 16h. No dia seguinte (12/01), estará no Corredor da Mutuca. E no dia 13, vai atender os moradores de Vista Alegre, na Comunidade São João Evangelista.
Durante as ações serão oferecidos os seguintes serviços: atendimentos médico e odontológico; coleta de preventivo, testes rápidos, atendimento de enfermagem, encaminhamento de exames e procedimentos e ainda entrega de medicamentos. As atividades serão canceladas se houver ocorrência de chuva.
A Secretaria da Saúde definiu uma programação de atendimentos no interior que vai até o dia 28 de janeiro. Ainda serão assistidas este mês as comunidades dos Assentamentos Cristo Rei, Novo Rumo, União Pela Terra, Conquista do Caiboaté 1 e 2, Itaguaçú e Zambesi; Formosa, Quilombolas Cerro do Ouro e VonBock, Suspiro e Palmas.
 TEXTO: Marcio Vaqueiro/FOTO: Divulgação Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário