segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prefeito anuncia R$ 27 milhões em investimentos

Um conjunto de emendas parlamentares e projetos aprovados para investimentos provenientes do Orçamento Geral da União, cuja soma representa um valor de cerca de R$ 27 milhões. Este foi o resultado apresentado pelo prefeito Rossano Gonçalves em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, após viagem a Brasília, onde participou da XV Marcha dos Prefeitos, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios. A coletiva foi realizada no auditório do Palácio Plácido de Castro, com a presença de diversos órgãos de imprensa e também dos secretários municipais.

Brasília: Avanços e novos recursos


Dentre os resultados de sua estada na capital federal, o prefeito mencionou a liberação de diversas emendas parlamentares para obras e investimentos, que vão desde pavimentação e modernização de ruas até a construção de uma nova creche, entre outros investimentos. “A maior conquista, sem dúvida, é o fato de a Secretaria do Tesouro Nacional, depois de oito meses de análise, ter aprovado o projeto de São Gabriel para a captação de R$ 3, 6 milhões do Fundopimes, para a pavimentação e modernização de um grande complexo viário que compreende as avenidas Francisco Hermenegildo e Pelotas, e também as ruas João Antônio Moreira e Osvaldo Nobre, beneficiando os moradores dos bairros Esplanada, São Bento, Trindade, Cidade Nova e arredores, além de criar um segundo acesso á zona urbana da cidade”, destacou Rossano.

O prefeito destacou que estes investimentos se somam à outras conquistas importantes já consolidadas, como o início da construção de 300 apartamentos populares do projeto Minha Casa Minha Vida e a construção da creche no bairro Pomares. “Eu prometi na campanha eleitoral que iria buscar para São Gabriel mais de R$ 40 milhões em investimentos, e esta cifra já está superada ao longo destes três anos e cinco meses de mandato”, assinalou.


Mudanças no saneamento


O prefeito também falou sobre as dificuldades enfrentadas no processo de mudança de gestão no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Município, que ao longo da semana passada enfrentou uma série de transtornos. “O Município buscou cumprir o que diz a lei, fazer uma licitação que previsse obrigações para a empresa gestora do saneamento, e não um contrato feito ‘em cima da perna’ como era o da Corsan. O resultado é que, por conta da postura assumida pela estatal na transição, a nova empresa assumiu os serviços como quem entra numa casa no escuro, como quem troca um pneu em movimento”, ressaltou, afirmando que o Município ajuizou uma ação requerendo que a Corsan entregue os mapas do sistema, que são propriedade municipal. “Assumo integralmente a responsabilidade por todos os transtornos desta mudança, o ônus e o bônus. Porque estou convicto da importância desta mudança que fizemos, que visa proteger a qualidade de vida e a saúde da nossa comunidade”.

Na coletiva, o prefeito apresentou alguns tubos do encanamento de água que a nova empresa já precisou substituir, muitos deles com décadas de existência, feitos de amianto, muitos deles enferrujados e em adiantado estágio de decomposição. “Era por aqui que estava passando a água que abastece os lares gabrielenses”, disse o prefeito, demonstrando como o material se desfazia ao toque.

O prefeito ressaltou que, daqui para diante, com a composição da Agência Reguladora devidamente aprovada pelo Poder Legislativo, a Administração passará a fiscalizar e cobrar a nova empresa. “Agora que a transição está concluída, o que me cabe como prefeito é cobrar da empresa o cumprimento do contrato, cláusula por cláusula. A partir de agora, a São Gabriel Saneamento terá que se virar para prestar um bom serviço á comunidade”, destacou, lembrando o aspecto social do novo sistema. “Além de não desempregar os servidores da Corsan, que serão apenas realocados, a mudança permitiu o surgimento de mais de 50 empregos diretos, e uma garantia de investimento de R$ 110 milhões nos próximos cinco anos”, assinalou.

O prefeito ainda destacou que acertou com o senador Cristóvam Buarque (PDT/DF) sua vinda a São Gabriel para um seminário regional de

educação. “São Gabriel é um dos únicos 29 municípios gaúchos que está cumprindo a Lei do Piso Nacional do Magistério, de iniciativa do senador, e ele temos a certeza que nosso professores municipais terão muito a aprender com este grande especialista de políticas públicas de Educação, que é o senador Cristóvam”, assinalou. Sobre a conquista do Minha Casa Minha Vida, brincou: “houve alguém da oposição que chegou a dizer que se o Minha Casa Minha Vida fosse aprovado para São Gabriel, sairia nu até Bagé. Sugiro que faça isso no verão, pra evitar uma pneumonia”.

Verbas e investimentos adquiridos:

Obra

Origem

Recurso (R$)

Contra-partida

Pavimentação Rua Sergipe

Emenda Dep. Marco Maia

150 mil

88 mil

Pavimentação ruas Bairro Dr. Dácio

Emenda Dep. Vilson Covatti

200 mil

40 mil

Nova cobertura no Ginásio Plácido de Castro

Emenda Dep. Danrlei de Deus

250 mil

200 mil

Aquisição de trator e caminhão para Patrulha Agrícola

Emenda Dep. Nelson Marchezan

200 mil

Creche para a Zona Sul

Ministério das Cidades

680 mil

Revitalização Sanga da Rivera

PAC – Programa de Aceleração do Crescimento

6,3 milhões

800 mil

Asfaltamento e micro-drenagem:

Av. Francisco Hermenegildo até João Antônio Moreira

Rua João Antônio Moreira até a avenida Pelotas

Avenida Pelotas até rua Livramento

Badesul - Fundopimes

3 milhões

600 mil

300 apartamentos

Minha Casa Minha Vida

14, 7 milhões

sábado, 19 de maio de 2012

2ª Etapa do Circuito New Life


Hoje aconteceu a 2ª Etapa do Circuito New Life de Xadrez, o CEGAX 2012, com mais de 30 participantes, a etpa realizada na Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha, foi um verdadeiro sucesso. Veja mais em www.cegax.blogspot.com.br

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Jornada marca Dia contra Violência a crianças


Com um público formado por educadores, conselheiros tutelares, assistentes sociais, líderes religiosos e outros agentes de proteção social, o Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira a III Jornada de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes. O evento, com caráter de simpósio, foi realizado no Clube de Subtenentes e Sargentos do 6º Batalhão de Engenharia e Combate, com o propósito de marcar o Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração de Crianças e Adolescentes.

A abertura do evento foi precedida por uma encenação teatral de situação de abuso, organizada pelo CREAS com a cooperação dos músicos Gregório “Canhoto” Rodrigues e Cláudia Aquilles.

O painelista do evento foi o psicólogo Jean Von Hohendorff, Psicólogo graduado pela FACCAT (2009), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2012). Atualmente é doutorando em Psicologia (Bolsista CNPq) pela UFRGS, participando do Centro de Estudos Psicológicos CEP-Rua, onde desenvolve estudos acerca de uma intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexual.

Em sua abordagem, o palestrante evocou as formas de identificar a violência contra crianças e adolescentes. “O espaço onde a criança mais convive, fora da família, é a escola, e precisamos cada vez mais de educadores que sejam treinados para identificar os sintomas da violência e ter a abordagem correta para encaminhamento ao CREAS”, assinala. Na sua palestra, o psicólogo abordou as diversas formas de violência extrafamiliar e intrafamiliar a que uma criança pode estar sujeita, desde o bullying e negligência até a exploração sexual e a violência sexual propriamente dita, entre outros tipos.

O prefeito Rossano Gonçalves foi representado pela secretária de Educação, Ana Paula Scipioni. A secretária de Assistência Social, Loiva Souto Corrêa, destacou o caráter pedagógico do evento, e o crescimento da rede de proteção social. “Em São Gabriel, a secretaria possui os serviços especializados, como o CREAS e o CRAS, com ampla articulação com os conselhos, Ministério Público e outros órgãos, hoje efetivamente instrumentalizados para combater a violência em todos os seus níveis”, ressaltou.

Matéria: Claudio Moreira

Assembleia Municipal elege prioridades para investimentos

Aconteceu na segunda-feira, 14 de maio a Audiência Municipal para a escolha das áreas temáticas a serem votadas na Consulta popular 2012, para o orçamento de 2013. A Região Fronteira Oeste, que é formada por treze municípios, escolheu por meio do voto, as prioridades para investimentos.

A audiência aconteceu às 18h no Salão da Associação Comercial e Industrial de São Gabriel. O evento foi coordenado pelo Secretário Municipal do Trabalho Indústria e Comércio, Paulo Cesar de Medeiros Braga, que na ocasião representou o Prefeito Rossano Gonçalves, que está em Brasília.

As prioridades eleitas na Assembleia Municipal de São Gabriel centralizaram projetos nas seguintes áreas:

Cultura e Inclusão Digital

Desenvolvimento Rural

Saúde

Segurança Pública

Irrigação

Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Equidade de Gênero

Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza

Educação Superior

Educação Básica Profissional e Técnica

Turismo Esporte e Lazer

Educação

O projeto para a área da saúde inclui ações na Santa Casa de Caridade, como a reforma e adequação da área da unidade de nutrição e na Secretaria Municipal da Saúde, a construção de uma unidade básica de atendimento.

Na segurança pública os projetos contemplam a realização das funções de polícia judiciária para a prevenção e repressão qualificada ao crime. Para a SUSEPE, as ações preveem a modernização do sistema prisional, geração e recuperação de vagas no sistema prisional, bem como a construção de um albergue com 40 vagas.

Na área de Turismo, Esporte e Lazer os projetos estão voltados à realização de competições e eventos de inclusão social e incentivo ao esporte e ainda à Liga Gabrielense de Vôlei.

Para a Educação estão previstas a recuperação e ampliação da infraestrutura física e pedagógica bem como a remodelação da área escolar. Seis escolas da cidade enviaram projetos relativos a estas ações.

Durante a Assembleia, o Secretário de Trabalho, Indústria e Comércio, Paulo Braga conversou com Coordenador Regional de Processo de Participação Popular e Cidadã, Cláudio Marchiori com o Coordenador do PPC Fronteira Oste, Sivens Henrique Gomes e com Hugo Chimendes, presidente dos Coredes. Na conversa o Secretário expôs a preocupação do município com a demora do Estado em atender as demandas reprimidas desde o ano de 2004. De acordo com Paulo Braga, são 4 milhões e 900 mil reais destinados à áreas prioritárias que não chegaram ao município.

Sandra Lorenz/Fotos: Marcelo Ribeiro - Comunicação Social - Prefeitura Municipal

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Caminhada marca o Dia Internacional da Família


Com a intenção de marcar o Dia Internacional da Família, uma caminhada organizada pela Secretaria Municipal de Educação reuniu mais de 500 pessoas, especialmente crianças e jovens, com alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino. O objetivo do ato foi ressaltar a importância da família como elemento integrador da sociedade. “O papel das famílias na Educação é de uma importância vital, daí a importância de ressaltar esta data, para que seja especialmente ressaltada nos ambientes escolares”, assinalou a secretáriade Educação, professora Ana Paula Scipioni Capiotti.

A caminhada saiu às 15 horas da Praça Carlos Pereira (largo da antiga Estação Férrea), percorrendo a avenida Duque de Caxias em direção à Praça Fernando Abbott. Logo em seguida, foi realizado um Ato Ecumênico pelo Dia da Família, com a presença de autoridades eclesiásticas de diferentes confissões cristãs. A apresentação ficou a cargo dos comunicadores Carlos Conrad e Viviane Bertol, da Rádio Emissora São Gabriel, que participaram voluntariamente da atividade.

No ato, houve apresentações de música cristã com o pastor Cláudio Moreira (5ª Igreja do Evangelho Quadrangular), Grupo de Coreografia “Meninas dos Olhos de Cristo” (Igreja Assembléia de Deus Ministério União), Roberta Lemos e Joviana Rodrigues (Igreja Internacional da Graça de Deus), Coral “Filhos da Promessa” (Igreja Assembléia de Deus Ministério de Santos), e um espaço de reflexão com o pastor José Rodrigues (Igreja Assembléia de Deus Ministério de Santos), ministro Renato Machado (Igreja Católica Romana) e o reverendo Antônio Ryscak (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil). Logo após, os ministros oraram juntos a Oração Ecumênica do “Pai Nosso”, e em seguida todos cantaram juntos a “Oração da Família”, canção de autoria do cantor católico Padre Zezinho. A Banda Marcial do Instituto Menna Barreto encerrou as atividades.

Os educadores, autoridades e ministros religiosos presentes elogiaram a iniciativa. “Parabenizo a Secretaria Municipal de Educação pelo belo gesto de enaltecerem a importância da família”, assinalou o ministro católico Renato Machado. Durante a caminhada, a Secretaria Municipal de Educação distribuiu exemplares de um jornal com instruções e dicas pedagógicas sobre o relacionamento familiar entre pais e filhos, e a importância da família na escola. “O projeto do prefeito Rossano Gonçalves no âmbito da educação visa a participação cada vez maior da família na escola, e acredito que demos um passo importante nesta direção”, ressaltou a secretária Ana Paula Scipioni Capiotti.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Minha Casa, Minha Vida: Enfim Aprovado

300 apartamentos podem ser entregues em 18 meses

Vencidos todos os obstáculos, o Poder Executivo Municipal anunciou hoje, 15 de maio, a aprovação completa do Programa Minha Casa, Minha Vida para São Gabriel. Foram três anos de negociações com a Caixa Econômica Federal, adequações no município, mudanças no projeto inicial por conta de exigências da Caixa e do Ministério das Cidades e tantos outros entraves que atrasaram o início da obra.


Ainda em 2010, a Prefeitura viabilizou o terreno para a construção dos apartamentos e fez algumas benfeitorias no local. O terreno recebeu terraplenagem, foi medido, nivelado e até mesmo o local onde serão construídos os prédios foi definido. De acordo com o Secretário Robson Gonçalves, o déficit habitacional de 1.500 famílias na cidade, exigiu que o projeto fosse priorizado: “Focamos todos os esforços para a aprovação desse projeto, enfim, chegamos ao final de uma luta burocrática e agora começamos a melhor parte que vai nos possibilitar construir e disponibilizar, inicialmente, a 300 famílias gabrielenses uma moradia digna”, ressaltou Binho.


Para que o sonho da casa própria se torne realidade para 300 famílias que recebem de zero a três salários mínimos, o Governo do Município viabilizou o terreno, providenciou os licenciamentos ambientais, investiu recursos na estação de tratamento de esgoto, deu garantias de que as obras de infraestrutura do entorno do residencial serão realizadas.

A prefeitura ainda prossegue com o projeto que vai viabilizar moradia a mais 300 famílias que possuem renda mensal de 3 a 6 salários mínimos, para este projeto, já viabilizou o terreno e segue as negociações para aprovação.


O contrato do Programa Minha Casa, Minha Vida foi assinado no dia 30 de abril e a previsão é de que em 18 meses os apartamentos sejam entregues às famílias inscritas.


Reportagem/fotos: Sandra Lorenz Comunicação Social Prefeitura