terça-feira, 27 de agosto de 2013

Projeto Piloto será implantado no Assentamento Guajuviras para introduzir piscicultura no Município

O Governo Municipal anunciou na manhã desta quinta-feira (22/08), com a formação de um grupo de trabalho composto por representações das secretarias de Planejamento e Agricultura, Emater e INCRA, a implantação de um projeto piloto de fomento a piscicultura no Município. A Unidade Demonstrativa (com dois sistemas e dois tipos de piscicultura) será instalada em quatro lotes no Assentamento Guajuviras, no Azevedo Sodré, no interior de São Gabriel.
De acordo com o secretário de Agricultura, João Francisco Cunha, serão beneficiados inicialmente 18 pequenos agricultores. Quatro, que são proprietários dos lotes onde serão construídos seis tanques, vão trabalhar a piscicultura semi intensiva do tipo comercial. Os demais atuarão de forma extensiva para subsistência.
A Secretaria de Agricultura trabalha com a expectativa de produção que varia entre 6 a 8 toneladas em dois hectares de lâminas de água. A ideia é estender o projeto para os demais assentamentos e para os pequenos produtores rurais que apresentarem propriedades com os requisitos necessários: água, solo e topografia favoráveis.
Com o projeto piloto, além de introduzir a piscicultura novamente no Município, a Secretaria da Agricultura, por meio de um sistema semi intensivo, vai permitir que o pequeno possa produzir peixe com custo baixo repercutindo no resultado final, com o produto chegando à mesa do consumidor com valores bem acessíveis.
RESULTADOS – O projeto será implantado neste semestre e os resultados só ficarão em evidência a partir de 2015, quando encerra o primeiro ciclo produtivo. O Município projeta ainda a instalação de uma unidade de beneficiamento, permitindo aos pequenos produtores preparar o peixe para o comércio já inspecionado, congelado e embalado. Este produto poderá ser vendido para supermercados e restaurantes. Também serão reativadas a feiras públicas, num primeiro momento mensalmente, e posteriormente, conforme a demanda, abertas semanalmente.

 Diretoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário