segunda-feira, 21 de julho de 2014

Luft Logística deverá adotar medidas contra assédio moral


Empresa tem unidades no RS e em SP
 
     Liminar concedida pela 4ª Vara do Trabalho de Porto Alegre obriga a empresa Luft Logística Armazenagem e Transporte Ltda. a adotar medidas imediatas para impedir assédio moral no ambiente de trabalho. A medida decorre de ação civil pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e também veda à empresa o desconto de parcelas do salário que não estejam previstas em lei, acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.

     Inquérito civil conduzido pela procuradora do Trabalho Aline Maria Homrich Schneider Conzatti constatou, além das situações de assédio moral, o desconto salarial em razão de inexatidão de numerários, de produtos ou de qualquer outro valor, transferindo os riscos da atividade aos empregados. O inquérito também revelou que as autorizações de desconto eram assinadas pelos trabalhadores sob constrangimento, sendo que sua saída do centro de distribuição da Luft era condicionada à assinatura dos vales.

     A empresa se recusou a firmar termo de ajustamento de conduta (TAC) proposto pelo MPT-RS em junho de 2011. A ACP foi ajuizada em dezembro de 2013. Caso desrespeite a liminar, a empresa deve pagar multa de R$ 50 mil por determinação e por trabalhador prejudicado. Em definitivo, o MPT requer indenização, a título de danos morais difusos e coletivos, de R$ 200 mil. Os valores são reversíveis ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).

Assessoria de Comunicação (Ascom) | prt4.ascom@mpt.mp.br | (51) 3284-3066 e 3284-3092 [fixos Oi]

Um novo canal de comunicação com o Ministério Público do Trabalho no RS


O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) agora está no Facebook. Acesse Facebook.com/MPTnoRS, curta a página e fique por dentro das notícias, de campanhas e de atividades do MPT-RS em mais esse canal de comunicação com a mídia e com o público.


Assessoria de Comunicação (Ascom) | prt4.ascom@mpt.mp.br | (51) 3284-3066 e 3284-3092 [fixos Oi]

domingo, 20 de julho de 2014

Prefeitura Municipal, URI, AGDI e empresas privadas firmam importante parceria


Recentemente a equipe da Secretaria Municipal de Trabalho, Indústria e Comércio e a Coordenadoria da Mulher receberam a visita do técnico da Universidade Regional (URI), Campus Santiago, Raphael Garcia, que também é um dos extensionistas do Projeto Extensão Produtiva e Inovação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). Na ocasião, em nome do Governo Municipal, o secretário Brito confirmou a parceria entre prefeitura, URI, AGDI e empresas privadas, salientando que por determinação do prefeito municipal Roque Montagner, prosseguem as atividades da referida secretaria, em proporcionar através do Pronatec, novos cursos de qualificação aos gabrielenses.
Brito confirmou que nos próximos 30 dias estará em pleno funcionamento os cursos de Pedreiro e de Revestimento de Cerâmicas. Conforme ele, também será desenvolvido um trabalho direcionado às empresas da área industrial e agroindústria onde inicialmente serão atendidas quatro empresas em São Gabrtiel, inclusive com um projeto de capacitação direcionadas para essas empresas, que estão contribuindo no desenvolvimento do Município na geração de emprego e renda. Ele informa ainda que o objetivo é proporcionar aos interessados a capacitação necessária para o ingresso no mercado de trabalho, criando um banco de profissionais para gerar mão de obra qualificada de forma mais eficiente”, disse o secretário.
Já o prefeito municipal Roque Montagner ressalta que está sendo cumprido mais um dos compromissos da Administração Municipal, sempre empenhada na capacitação dos cidadãos gabrielenses. “Essas parcerias são benéficas possibilitando o aumento da eficiência e competitividade das empresas, o aumento da produção, do emprego e da renda, como meio para desenvolvimento dos setores econômicos e das cadeias e arranjos produtivos do Município”, concluiu o prefeito.
 Texto: Elson Teixeira/Foto: Secretaria de Trabalho, Indústria e Comércio

“Mutirão para Documentação” registra centenas de atendimentos


Durante toda a quinta-feira (17/07) o Ginásio de Esportes da Escola Municipal Ginásio São Gabriel foi palco do “Mutirão para Documentação”, onde foram feitos mais de 600 atendimentos. O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal, através do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Geral de Governo, em uma parceria com o INCRA, MDA e as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Agricultura.
Conforme a secretária Geral de Governo, Tani Vieira, o Mutirão foi um grande sucesso, mesmo com a forte chuva que caiu durante a manhã. Ela destaca que “a mobilização representa uma grande oportunidade, principalmente para os jovens e trabalhadores da área rural que encontram dificuldades em se deslocar e permanecer na cidade para confeccionar documentação. Em nome do Governo Municipal só temos a agradecer a toda a equipe que trabalhou empenhada pelo bem comum, oportunizando que as 600 pessoas tivessem acesso aos trabalhos oferecidos”, disse Tani Vieira. Ela explica ainda que todas as pessoas que participaram do “Mutirão para Documentação” realizaram a confecção de documentos de identidade, CPF, Carteiras de Trabalho, Segunda Via de Certidões, entre outros serviços.
No final das atividades o prefeito municipal Roque Montagner destacou a importância do Programa de Documentação no atendimento as pessoas que não dispõem de documentos. Segundo ele “o Governo Municipal continua sempre a disposição para firmar parcerias visando um trabalho voltado no atendimento a todos, pois a integração das instituições é importante, principalmente quando se procura desenvolver atividades que atendam quem mais precisa, tanto os jovens que necessitam de sua carteira de trabalho para buscar o mercado de trabalho, como os demais trabalhadores que porventura tenham tido seus documentos extraviados. Trata-se de uma ação fundamental para a inclusão social e produtiva das trabalhadoras rurais, na reforma agrária e na agricultura familiar, além do programa que proporciona ações educativas, com o objetivo de esclarecer as beneficiárias sobre o uso de documentos, bem como, apresentar as políticas públicas e orientar quanto ao seu acesso”, finalizou o prefeito.

Texto: Elson Teixeira/Reportagem e Foto: Antônia Laísa

Saúde realiza Dia de Mobilização e combate à hepatite

A Secretaria Municipal da Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, realiza na segunda-feira (28/07) a etapa municipal do Dia Mundial de Combate à Hepatite. As atividades acontecerão no Posto Central, em frente ao Hospital de Santa Casa de Caridade, entre 8h e 17h. Estarão à disposição da comunidade equipes com enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Além disso, a população poderá solicitar informações pelos telefones 3237-1360 e 3237-1361. De acordo com a enfermeira Maria Edite Antoniazzi serão disponibilizados testes rápidos para Hepatites B e C e vacinação para a do tipo B. Mais do que imunizar, o setor quer trabalhar a conscientização e orientação da população. Hoje, segundo a enfermeira, a cada 30 pessoas, uma tem o vírus da hepatite.
O Dia Mundial de Combate à Hepatite proporciona uma oportunidade para concentrar esforços em ações para o fortalecimento da prevenção e controle das hepatites virais assim como de doenças relacionadas, estendendo os programas de vacinação para a hepatite B e integrando estes programas em políticas públicas de imunização. Além disso, o dia facilita a coordenação de uma resposta global contra as hepatites, estendendo o acesso ao tratamento.
Se não for tratada ou controlada a hepatite B ou a hepatite C podem levar a um estado avançado de danificação do fígado (cirrose) e outras complicações, incluindo câncer de fígado e insuficiência hepática. Embora muitas pessoas se preocupem mais com a AIDS do que com as hepatites, a realidade é que todos os anos 1,5 milhão de pessoas morrem ao redor do mundo devido à hepatite B e à hepatite C, o que representa um número superior as mortes por HIV/AIDS.
Essas duas doenças são transmitidas pelo sangue contaminado e a hepatite B tem mais um agravante: é sexualmente transmissível. Para evitar a doença é preciso usar preservativos e não compartilhar objetos cortantes, como alicate e lâmina de barbear.
HEPATITES - Consideradas doenças silenciosas as hepatites virais nem sempre apresentam sintomas. No Brasil, milhões de pessoas não sabem que são portadoras do vírus que ataca o fígado. Os vírus mais comuns são do tipo B e C, e provocam cansaço, dor abdominal, fezes claras, peles e olhos avermelhados, febre, tontura, enjôo e/ou vômitos, além de urina escura. 
Texto: Márcio Vaqueiro.




sábado, 19 de julho de 2014

Acordo inédito reduzirá ritmo de trabalho no frigorífico BRF em Marau


Ação resulta da quinta inspeção de 2014 de força-tarefa estadual que investiga meio ambiente de trabalho
 
     O frigorífico BRF S. A., em Marau (município a 262 km de Porto Alegre, na região Noroeste gaúcha), assumiu compromisso, no início da noite dessa quinta-feira (17/6), de reduzir o ritmo de trabalho na sua linha de produção. Na desossa da sobrecoxa, no prazo de 60 dias, a diminuição será de 4 para 3,5 peças por minuto por trabalhador. Em 120 dias, a empresa deverá observar o limite de 3,4 sobrecoxas por minuto por trabalhador, Nos setores de pendura e rependura, deve ser observado o limite de 13 frangos pendurados por minuto por trabalhador. Deverão ser contratados mais empregados para os setores de descarregamento, pendura e evisceração para adequar a produção ao número de trabalhadores. A empresa adotará medidas para evitar o deslocamento inadequado de cargas nos setores de recepção, salas de cortes, paletização, expedição e industrializados, com a inclusão de meios para facilitar o deslocamento de pesos. A BRF deverá, ainda, reduzir altura de bancadas e disponibilizar assentos adequados nos setores de evisceração e salas de cortes.
 
     Independente do acordo inédito, foram interditadas cinco máquinas embaladoras de pallets (três na planta de aves e duas na de industrializados). A interdição não prejudica o funcionamento das unidades. O acordo inédito é resultado da quinta inspeção de 2014 da força-tarefa estadual que investiga o "Meio Ambiente de Trabalho em Frigoríficos Avícolas". A diligência do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foi realizada de terça a quinta-feira (15 a 17/7). A operação contou com apoio do movimento sindical dos trabalhadores, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Nordeste Passo Fundo e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS).
 
     A unidade é a segunda maior em número de empregados de todos os frigoríficos gaúchos: 2.515 (1950 na planta aves e 565 na industrial). Em torno de 40 empregados são estrangeiros, todos do Senegal e do Haiti. A maior unidade gaúcha é a lajeadense da BRF, com 3.300 trabalhadores nas plantas aves e suínos). A mauraense tem dois turnos de trabalho (5h às 14h48min e 15h à 0h48min). De segunda a sexta-feira, a jornada de trabalho diária é de 8h48min (44 semanais). Cada trabalhador faz intervalo de 1h (almoço e janta) e tem mais cinco pausas de 10min cada, atendendo à Norma Regulamentadora (NR) 36. A capacidade de abates de frango na fábrica é de 215 mil cabeças/frango/dia. O cronograma de inspeções da força-tarefa seguirá até o final do ano, com ações mensais. Em 2015, será a vez dos frigoríficos bovinos receberem a força-tarefa.
 
Integrantes
 
     A força-tarefa teve participação de 18 integrantes. Pelo MPT, estiveram os procuradores do Trabalho Rogério Uzun Fleischmann (procurador-chefe adjunto) e Sandro Eduardo Sardá (lotado em Florianópolis/SC e gerente nacional do Programa do MPT de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos). Pelo MTE, participaram os auditores-fiscais do Trabalho (lotados em Passo Fundo) Mauro Marques Müller (coordenador estadual do Projeto Frigoríficos do MTE), Marcelo Naegele (chefe da fiscalização da gerência regional) e Áurea Machado de Macedo, mais (lotado em Caxias do Sul) Ricardo Luis Brand. O grupo foi assessorado pela fisioterapeuta Carine Taís Guagnini Benedet (de Caxias do Sul) e pelo engenheiro de segurança do Trabalho Glenio Pinós Teixeira (de Erechim).

 

     A ação também foi acompanhada pelo movimento sindical. Estiveram presentes o dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins para a região Sul (CNTA-Sul), Darci Pires da Rocha; o secretário-geral da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA/RS), Dori Nei Scortegagna; e integrantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (STIA) de Marau: Alcemir Valdemar Pradegan - Costela (presidente), Angelo Canal e Ivaldocir Bortolini (diretores). Pelo Cerest Nordeste, com sede em Passo Fundo, estiveram a coordenadora Mauricéia Morgado de Oliveira (fisioterapeuta) e a enfermeira do Trabalho Flávia Mucha. Pelo CREA-RS, participaram os supervisores de fiscalização Alessandra Maria Borges (de Caxias do Sul) e Jaime Leandro Mello (da região Planalto), além do agente-fiscal da Inspetoria de Passo Fundo Luis César Flores.
 
Autoridades
 
     O Projeto do MPT visa a redução das doenças profissionais e do trabalho, identificando os problemas e adotando medidas extrajudiciais e judiciais. Para o procurador Sandro Sardá, "mesmo com a implementação de pausas, o ritmo excessivo de trabalho continua sendo o fator que mais gera lesões e adoecimentos em frigoríficos, sendo fundamental a sua redução como instrumento de proteção à saúde e a dignidade dos trabalhadores. Nesse sentido, trata-se de um importante avanço. Por outro lado, o deslocamento inadequado de peso também é responsável por grande número de adoecimentos e queixas de dor, razão pela qual a empresa deverá reduzir estes riscos por meio de diversas medidas. O acordo denota ser plenamente possível a adequação das condições de trabalho em frigoríficos, além de revelar preocupação da empresa com estes temas".
 
     Para o procurador-chefe Rogério Fleischmann, "esta atuação conjunta de vários órgãos fiscalizadores tem notabilizado-se pelo alto padrão técnico e pela constante intenção de alcançar melhorias nesta área da economia tão problemática para a saúde e a segurança do trabalhador. Os frigoríficos avícolas já perceberam que não há alternativa: o cumprimento da legislação, e aqui se fala especialmente das NRs 12 e 36, é irreversível. Não fosse pelo fato óbvio de serem normas em vigor e portanto de aplicação obrigatória e irrecusável, há outro elemento que não pode ser desprezado: a atividade laborativa nos frigoríficos avícolas é de alto risco, especialmente por envolver frio, por envolver ações repetitivas e por envolver emprego da força. Neste quadro, surpreende que a adequação não se dê de maneira espontânea. A chefia do Ministério Público do Trabalho no Estado do Rio Grande do Sul confere apoio irrestrito à força-tarefa e tem feito questão inclusive de fazer-se presente nas inspeções quando possível. Trata-se de um dos principais projetos do MPT no Estado e seguirá sendo até que se tenha garantia de regularização que se considere de caráter duradouro".
 
     Para o auditor Mauro Müller, "a empresa assumiu um compromisso importante para a saúde e segurança dos seus trabalhadores. A redução do ritmo excessivo de trabalho das atividades de pendura, evisceração e desossa de sobrecoxa vai diminuir o risco de adoecimento por LER/DORT de forma significativa. Também ocorreu a eliminação de posturas inadequadas e de peso excessivo nas atividades de paletização, descarregamento de frangos e em várias atividades de movimentação manual de cargas. Essa redução da sobrecarga do trabalhador vai prevenir o adoecimento, reduzir a fadiga e as dores cotidianas dos empregados desses setores."
 
Parceiros
 
     Conforme o CREA-RS, "foi verificada a efetiva participação técnica de empresas e profissionais habilitados na manutenção preventiva de elevadores de carga e pessoas, manutenção dos vasos de pressão, manutenção e inspeção de caldeiras, elaboração de laudo técnico das condições ambientais de trabalho.(LTCAT) e programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), responsável técnico pelo projeto e execução do plano de prevenção contra incêndio (PPCI), manutenção do grupo gerador e incêndio, responsável pelo plano de manutenção e operação e controle (PMOC) da qualidade do ar em ambientes climatizados, manutenção da central de gás, operação de tratamento de efluentes, quadro técnico da empresa com a devida descrição sumária do cargo, coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos e da saúde, laudos técnicos para atendimento das NRs 10 e 12. Quanto ao quadro técnico, a BRF foi orientada para realizar o recolhimento da anotação de responsabilidade técnica (ART) de cargo e função pela atividade técnica desempenhada. Com as informações fornecidas, foram preenchidos os relatórios de fiscalização Industrial, de Engenharia Química e de Segurança do Trabalho. Os documentos serão encaminhados às respectivas câmaras especializadas para análise".
 
     Entre as atribuições do Cerest, está a vigilância em ambientes de trabalho. Os desafios se encontram em adaptar as condições de trabalho às condições psicofísicas dos trabalhadores – e não ao contrário – proporcionando-lhes o máximo de conforto e segurança, como preconiza a NR 17. As notificações são relevantes para elaborar o diagnóstico situacional, como no caso dos frigoríficos, percebemos entre os riscos: LER/DORT, doenças psíquicas, baixas temperaturas, perda auditiva, contaminação por agentes biológicos, posição estática, assim como, os acidentes de trabalho. Ainda há muito que ser feito, mas contamos com uma grande conquista - a NR36, embasada nas denúncias dos trabalhadores lesionados. Agora precisamos ficar atentos para que não acelerem ainda mais o ritmo de trabalho, para “compensar” as pausas.
 
Sindicalistas
 
     O dirigente da CNTA-Sul, Darci Rocha, avaliou como "de suma importância a força-tarefa, porque só através dela as entidades sindicais dos trabalhadores conseguem ter acesso ao chão de fábrica. O MPT e o MTE podem mudar a realidade do setor de frigoríficos, porque os sindicalistas não têm poder de autuação e interdição, ferramentas da força-tarefa. A aplicação e fiscalização da NR 36 é fundamental para a dignidade dos trabalhadores do ramo da alimentação".
 
     O presidente do STIA de Marau, Alcemir Pradegan, informou que "na última quinta-feira (10/7), representantes do Sindicato estiveram nas dependências da empresa, visitando as unidades industrializados e aves, acompanhados de funcionários da BRF. A visita teve como finalidade a fiscalização da NR 36, conferir se está funcionando como tem que ser, como estão as condições de trabalho, a temperatura, se os rodízios estão sendo feitos, como está o ritmo de trabalho, entre outras questões. Também foram ouvidos alguns empregados que colocaram suas opiniões. No dia 2 de julho, também foi visitada a unidade de suínos, com as mesmas finalidades. A visita ocorrerá a cada três meses em todas as unidades da empresa para fiscalizar e acompanhar o andamento da NR 36, entre outros aspectos".

Leia mais:
21/2/2014 - MPT apresenta resultado de questionário aplicado em trabalhadores da JBS Aves de Montenegrowww.prt4.mpt.gov.br/images/Ascom/2014/pdfanexos/2102_frigorificos.pdf
29/4/2014 - Trabalhadores da BRF de Lajeado denunciam excessivo ritmo de trabalho e descumprimento de pausaswww.prt4.mpt.gov.br/procuradorias/ptm-santa-cruz-do-sul/136-trabalhadores-da-brf-de-lajeado-denunciam-excessivo-ritmo-de-trabalho-e-descumprimento-de-pausas
12/6/2014 - Interditados processos do frigorífico Agrosul, de São Sebastião do Caíwww.prt4.mpt.gov.br/procuradorias/ptm-novo-hamburgo/105-frigorifico-agrosul-de-sao-sebastiao-do-cai-tem-desinterdicao-parcial
13/6/2014 - MPT constrói acordo para adequações com frigoríficos BRF (Lajeado) e JBS (Montenegro) www.prt4.mpt.gov.br/procuradorias/ptm-santa-cruz-do-sul/106-mpt-constroi-acordo-para-adequacoes-com-frigorificos-brf-lajeado-e-jbs-montenegro
17/6/2014 - Frigorífico Agrosul, de São Sebastião do Caí, tem desinterdição parcialwww.prt4.mpt.gov.br/procuradorias/ptm-novo-hamburgo/105-frigorifico-agrosul-de-sao-sebastiao-do-cai-tem-desinterdicao-parcial



Atenciosamente

Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS)
Rua Ramiro Barcelos, 104, bairro Floresta - Porto Alegre (RS) - CEP 90035-000