quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

MPT investiga proteção contra incêndios

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) instaurou, nesta segunda-feira, 28, expediente promocional sobre proteção contra incêndios, em Porto Alegre. O secretário de Produção, Indústria e Comércio (SMIC) de Porto Alegre, Omar Ferri Junior, terá prazo de até 48 horas para apresentar relação com endereço e CNPJ de estabelecimentos comerciais e de entidades associativas com capacidade para receber público igual ou superior a 50 pessoas. Os procuradores do Trabalho representantes da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT no Rio Grande do Sul, Noedi Rodrigues da Silva (coordenador) e Sheila Ferreira Delpino (vice-coordenadora) conduzirão a investigação.
 
     A atuação do MPT se justifica, pois o descumprimento das normas protetivas à saúde e à segurança dos trabalhadores enseja a instauração de inquérito civil e o ajuizamento de ação civil pública. Com vistas à defesa do meio ambiente de trabalho, cabe ainda ao MPT preservar o cumprimento das normas de proteção contra incêndios.
 
     A instauração da investiga ção considerou o incêndio ocorrido, na madrugada de 27 de janeiro, na boate “Kiss”, que vitimou mais de 230 pessoas. “A tragédia ocorrida em Santa Maria exige uma resposta por parte dos órgãos públicos e o MPT irá atuar em coordenação com demais autoridades de forma preventiva e coletiva” explicou o coordenador nacional da Codemat, procurador Philippe Gomes Jardim (lotado em Porto Alegre). Conforme o procurador, o fato ocorrido deve tamb ém ser considerado acidente de trabalho, em razão da presença de trabalhadores.
 
     Será realizada reunião, em 1º de fevereiro, às 11h, na sede do MPT-RS, na rua Ramiro Barcelos, 104, bairro Floresta com órgãos públicos. Estarão presentes o secretário Omar Ferri Junior, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Cláudio Luís Correa da Silva, o comandante do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, Guido Pedroso de Melo, e o 1º promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística, do Ministério Público do Estado (MPE), Luciano de Faria Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário