quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PREFEITOS RECLAMAM DA FALTA DE MÉDICOS

 
A falta de médicos foi um dos assuntos tratados pela Frente Nacional dos Prefeitos, que realiza um encontro em Brasília, da qual faz parte o prefeito de São Gabriel, Roque Montagner. Na audiência realizada com o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia, foi entregue um ofício que trata do problema, lembrando que “embora existam no Brasil municípios que apresentam um número de médicos por habitante maior do que o considerado razoável há uma flagrante falta de médicos em diversas regiões do país”. Uma delas é a faixa da fronteira onde a falta de médicos é ainda mais evidente, pois fica longe dos centros urbanos. No entanto, boa parte da fronteira do Brasil é com a Argentina e com o Uruguai (países em que a proporção de médicos por habitante é aproximadamente o dobro do Brasil).
No documento encaminhado pelos prefeitos ao presidente da Câmara Federal é reivindicada a adoção de medidas cabíveis para a contratação de médicos formados em outros países. Na reunião promovida pela Frente Nacional dos Prefeitos com prefeitos, prefeitas e secretários municipais de Saúde de todo o País foram elencadas as seguintes propostas: 1- Aumentar o número de vagas nas residências médicas, com planejamento, regulação e gestão pelo MS, com especial atenção à saúde da família e à medicina de emergência; 2 – Criar mais vagas para os cursos de graduação em medicina, conforme as necessidades nas áreas prioritárias do Sistema Público de Saúde; 3 – Instituir serviço civil obrigatório para todas as profissões em saúde para os alunos egressos de universidades públicas; 4 – Fortalecer a mesa de negociação SUS regionalizada com a participação das prefeitas e prefeitos; 5 – Revisar o currículo da formação médica, promovendo a formação de generalistas e de médicos de saúde da família; 6 – Tornar a residência em saúde da família um pré-requisito para as demais residências de especialidades; 7 – Apoiar a carreira do SUS nos municípios, estados e União, considerando as especificidades regionais.
O prefeito Roque Montagner continua em Brasília mantendo outros contatos com parlamentares e com a presidenta Dilma Rousseff. Acompanha o representante de São Gabriel o Procurador Jurídico Guilherme Abib. (Paulo Elmano Borges DRT 10.043 - Foto: Divulgação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário