sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Município apoia homenagem aos 257 anos da morte de Sepé Tiaraju

“Estamos dando aos povos indígenas seu devido valor” diz o Prefeito Roque

Os dias 5, 6 e 7 de fevereiro em São Gabriel, serão marcados por uma série de homenagens ao líder indígena Sepé Tiaraju.  Pertencente a tribo guarani, Sepé é personagem ilustre da história da luta indígena no Rio Grande do Sul contra as invasões portuguesas e espanholas às aldeias dos Sete Povos das Missões.

Devido a sua bravura, é considerado santo popular, dando nome à cidade de São Sepé. Seus feitos e a expressão “esta terra tem dono” ficaram registrados na memória popular e na literatura brasileira.  Reconhecido nacionalmente, foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, conforme a lei federal 12.032/2009 e declarado Herói Guarani Missioneiro Rio-grandense pela Lei Estadual 12.366 de 2005, esta lei também instituiu o dia 07 de fevereiro como data em comemoração a sua memória.
Sepé Tiaraju morreu em combate às margens da Sanga da Bica, durante a Guerra Guaranítica. No local, se encontra o Monumento Sepé Tiaraju, cultuado pela comunidade gabrielense.  Recentemente, o prefeito Roque Montagner assinou decreto desapropriando a área para fim da implantação do Complexo Turístico Sepé Tiaraju.

O Governo Municipal disponibilizou apoio às etnias para as homenagens ao líder Sepé. O líder Caingangue, Cacique Natalino Marcos dos Santos esteve reunido com o prefeito Roque Montagner que determinou às Secretarias de Turismo e Assistência Social que dessem o suporte necessário para as comunidades indígenas durante os três dias de homenagens que começam no dia 5 de fevereiro. “Tomamos esta iniciativa no sentido de preservar a história dos povos indígenas, que é também a história de São Gabriel. Estamos dando a essas comunidades seu devido valor”, ressaltou o prefeito.

Segundo informações do Cacique Natalino, estarão em São Gabriel representantes dos povos indígenas Guaranis e Charruas que se juntarão aos Cainguangues em homenagem à Sepé. Serão convidados também os prefeitos de Rosário, Santa Margarida e Caçapava do Sul para participarem dos eventos.

No dia 6, será realizado um almoço onde estarão reunidos autoridades e etnias, e durante a tarde, a confraternização segue com a realização de um jogo de futebol entre os índios e a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Já no dia 7, às 7h30min da manhã, os povos indígenas se reunirão no monumento Massacre do Caiboaté na localidade de Caiboaté Grande. As 10h as representações indígenas retornam ao Monumento Sepé Tiaraju, para as homenagens no local onde morreu o líder. Logo seguem para o Parque Tradicionalista Municipal onde será realizado um almoço. (Sandra Lorenz – Foto: Letícia Leão – 23/01/2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário