sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SÃO GABRIEL E VILA NOVA DO SUL COMEÇAM TRATATIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE NOVA PONTE NO PASSO DO ROCHA







            Os prefeitos de São Gabriel, Roque Montagner e de Vila Nova do Sul, Sérgio Coradini, iniciaram tratativas para a construção de uma nova ponte na localidade de Passo do Rocha, uma antiga reivindicação dos moradores da Grande Catuçaba e região. A ponte existente foi construída fora da capacidade de vazão do Rio Vacacaí e quando chove, acima de 100 mm, o tráfego é interrompido. Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário Geral de Governo, de São Gabriel, Evandro Guedes (que é da região) e o secretário municipal de Administração de Vila Nova do Sul, Alaor Raimundo, que debateram o projeto que já foi aprovado pelo Ministério de Integração Nacional.
            A obra está orçada em mais de R$ 800 mil e terá a contrapartida dos dois municípios. Os prefeitos também trataram sobre a firmação de um convênio entre os dois municípios, que será votado pelas Câmaras Municipais de Vereadores das duas cidades e o cronograma de desembolso dos recursos. A construção será feita ao lado da ponte antiga, que evitará a interrupção do tráfego de veículos. A nova obra terá 41 metros de extensão, 8 metros de altura e 6 metros de largura e o cronograma é de 12 meses, dependendo da situação climática.
            Para o prefeito Roque Montagner o maior problema é a falta de segurança de quem reside em Catuçaba e necessita de um fluxo sem problemas em dias de chuva. Hoje a estrada que passa na ponte serve de acesso aos moradores de Canta Galo, Passo do Rocha e demais localidades de Catuçaba, que buscam o comércio e os serviços de saúde dos dois municípios. Quem é da região e vai a São Gabriel, por Vila Nova do Sul, viaja apenas 17 quilômetros e se beneficia da BR 290. Quando chove e a ponte fica submersa a distância aumenta para 55 quilômetros, pois os moradores de Canta Galo e grande Catuçaba têm que utilizar a estrada do Tiarajú. (Texto: Paulo Elmano Borges – Foto: Letícia Leão – 23/01/2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário