sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ENTIDADES VOTAM PELA REALIZAÇÃO DO CARNAVAL

Foto: Márcio Vaqueiro

        Ao receber hoje no início da tarde de segunda, 04/02, a ata da reunião realizada pela manhã entre a secretária de Turismo Denise Lisoski e as entidades carnavalescas, através da qual se manifestaram favoravelmente a realização do Carnaval, o prefeito Roque Montagner convocou os secretários municipais e decidiu que o Carnaval de Rua será realizado nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro.
As razões apresentadas durante a reunião com as entidades carnavalescas foram as despesas feitas pelas escolas, que envolveram muita gente, como costureiras, confecções de fantasias, aquisição de instrumentos, a preparação de quase um ano para a festa popular e o decreto de sete dias de luto oficial, em respeito aos familiares e amigos.
       O prefeito disse que é uma decisão muito difícil porque tem uma parcela que não quer a realização do Carnaval, mas outra, pelas razões apresentadas e as propostas das escolas em homenagear os filhos que foram vítimas dessa fatalidade e as verbas que foram liberadas, nos levam a essa decisão.
O Carnaval de Rua de 2013 terá a participação de 15 entidades carnavalescas. Das 16 instituições de Carnaval, somente o bloco Milionários do Samba não teve representação. Por unanimidade, dirigentes de Escolas de Samba e Blocos votaram pela realização da festa.
O prefeito Roque Montagner havia divulgado na sexta-feira passada uma nota informando que não se manifestaria sobre o tema enquanto o Município estivesse de luto, com o objetivo de evitar constrangimentos para os familiares das vítimas do incêndio em Santa Maria.
SEGURANÇA - A segurança será reforçada, tanto nos ensaios, que já recomeçaram, quanto nos dias de desfile, afirmou a secretária de Turismo, Denise Lisoski, ao ser questionada por dirigentes. O carnavalesco Marcel lembra “que tem muita gente fazendo pressão nas redes sociais com interesses escusos. Luto oficial tem que ser respeitado, mas as entidades carnavalescas não tem o poder de gerir a vontade popular de participar”, argumentou.
Com o Carnaval definido, a Secretaria de Turismo manteve o cronograma inicial do desfile, excluindo apenas a participação das escolas e blocos campeões na quarta noite. Sendo assim, o desfile acontecerá na sexta-feira (22/02) com a participação de Filhos de Olodum Folia, Xibos, Bambas da Orgia, Leão de Ouro, Milionários do Samba e Diretoria; no sábado (23/02), Acadêmicos do Santa Cruz, Kizueira, Unidos da Vila Mariana, Academia de Artes e Cultura Jupob e Bloco da Geni. A última noite (domingo, 24), terá a participação das Escolas de Samba Amor de Carnaval, Filhos de Olodum, Imperatriz Dona Maria, Império da Zona Norte e Filhos da Lua.
     A divulgação das entidades campeãs de 2013 acontecerá na segunda-feira, 25/02, a partir das 15 horas, no Ginásio Plácido de Castro.
JUPOB - A direção da Academia de Arte e Cultura Jupob se reuniu na noite da segunda-feira (04/02), em sua sede, para deliberar sobre a possibilidade de participar do desfile carnavalesco, onde ficou definida que a entidade participará do desfile. A entidade pediu licença em solidariedade a dois sócios fundadores da Jupob que tiveram filhos vítimas no incêndio. No entanto, a situação será reavaliada a pedido das demais instituições de carnaval da cidade que entendem ser importante a participação do bloco. Foi sugerido à Jupob prestar uma homenagem as vítimas durante sua apresentação na Avenida. (Márcio Vaqueiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário