quarta-feira, 16 de maio de 2012

Caminhada marca o Dia Internacional da Família


Com a intenção de marcar o Dia Internacional da Família, uma caminhada organizada pela Secretaria Municipal de Educação reuniu mais de 500 pessoas, especialmente crianças e jovens, com alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino. O objetivo do ato foi ressaltar a importância da família como elemento integrador da sociedade. “O papel das famílias na Educação é de uma importância vital, daí a importância de ressaltar esta data, para que seja especialmente ressaltada nos ambientes escolares”, assinalou a secretáriade Educação, professora Ana Paula Scipioni Capiotti.

A caminhada saiu às 15 horas da Praça Carlos Pereira (largo da antiga Estação Férrea), percorrendo a avenida Duque de Caxias em direção à Praça Fernando Abbott. Logo em seguida, foi realizado um Ato Ecumênico pelo Dia da Família, com a presença de autoridades eclesiásticas de diferentes confissões cristãs. A apresentação ficou a cargo dos comunicadores Carlos Conrad e Viviane Bertol, da Rádio Emissora São Gabriel, que participaram voluntariamente da atividade.

No ato, houve apresentações de música cristã com o pastor Cláudio Moreira (5ª Igreja do Evangelho Quadrangular), Grupo de Coreografia “Meninas dos Olhos de Cristo” (Igreja Assembléia de Deus Ministério União), Roberta Lemos e Joviana Rodrigues (Igreja Internacional da Graça de Deus), Coral “Filhos da Promessa” (Igreja Assembléia de Deus Ministério de Santos), e um espaço de reflexão com o pastor José Rodrigues (Igreja Assembléia de Deus Ministério de Santos), ministro Renato Machado (Igreja Católica Romana) e o reverendo Antônio Ryscak (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil). Logo após, os ministros oraram juntos a Oração Ecumênica do “Pai Nosso”, e em seguida todos cantaram juntos a “Oração da Família”, canção de autoria do cantor católico Padre Zezinho. A Banda Marcial do Instituto Menna Barreto encerrou as atividades.

Os educadores, autoridades e ministros religiosos presentes elogiaram a iniciativa. “Parabenizo a Secretaria Municipal de Educação pelo belo gesto de enaltecerem a importância da família”, assinalou o ministro católico Renato Machado. Durante a caminhada, a Secretaria Municipal de Educação distribuiu exemplares de um jornal com instruções e dicas pedagógicas sobre o relacionamento familiar entre pais e filhos, e a importância da família na escola. “O projeto do prefeito Rossano Gonçalves no âmbito da educação visa a participação cada vez maior da família na escola, e acredito que demos um passo importante nesta direção”, ressaltou a secretária Ana Paula Scipioni Capiotti.