quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Noticia de interesse comunitário

Sine exige senha

O Secretario Municipal de Indústria e Comércio Paulo Antônio Oliveira informa que o momentâneo atendimento que está sendo prestado pela agencia do SINE de Rosário do Sul aos interessados no serviço do Seguro Desemprego, em virtude da grande demanda deste serviço a partir desta data só irá atender os portadores de senha.
Ressalta que o usuário que não estiver portando a senha fornecida pelo SINE DE SÃO GABRIEL, FICARÁ SEM ATENDIMENTO NO SINE DE ROSÁRIO DO SUL.


Texto e foto: Diretoria de Comunicação Social

Matriculas na rede municipal começam dia 19

A Secretária Municipal de Educação Professora Denise Chagas, trabalhando para o início do ano letivo, informa que estará reunindo os Diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Ensino Médio - dia 16 de janeiro, às 16h, na Sala de Reuniões da prefeitura. A Secretaria comunica ainda que as matrículas para alunos novos serão efetuadas de 19 a 30 de janeiro, das 9 às 11h30min de segundas à sexta-feira nas escolas.
Texto: João Pedro Lemos

Turismo apoiará “Bicicletada Caminhos de Sepé”

Na manhã de quarta (14), a Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer recebeu para uma reunião os organizadores da 3ª edição da “Bicicletada Caminhos de Sepé Tiaraju”, em busca de apoio ao evento. A ação – que reunirá um grupo de 50 pessoas, mais equipe de apoio – partirá de Rio Pardo no dia 2 de fevereiro e chegará a São Gabriel no dia 6.
Na ocasião, o coordenador da atividade, João Alcindo Pavelacki, explanou à Secretária de Turismo, Karen Lannes, sobre o cronograma do percurso e de antemão, recebeu o apoio da Administração através da Secretaria. “Queremos com isso, promover histórica, mística e culturalmente a importância de Sepé Tiaraju para a cultura riograndense”, esclareceu Pavelacki.
Karen garantiu apoio ao evento, por meio de divulgação – em andamento – assim como a recepção aos visitantes, em parceria com a Brigada Militar e seu acompanhamento durante sua passagem pela cidade. “Estaremos à disposição dos organizadores e participantes. São Gabriel é uma cidade que bem recebe seus visitantes, e nossa meta é sermos cada vez mais parceiros para eventos como este.”, assevera.
A “Bicicletada” terá seu encerramento em 7 de fevereiro, quando um ato indígena será realizado junto ao Monumento de Sepé, na localidade do Caiboaté. Até chegar a São Gabriel, percorrerá as cidades de Vera Cruz, Cachoeira, São Sepé, Vila Nova do Sul e Santa Margarida. É uma promoção do Departamento de Cultura Guarani do Movimento Tradicionalista Gaúcho, da Comissão Indigenista Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Comitê Estadual Sepé Tiaraju.


Texto e foto: Marcelo Ribeiro

Indústria e Comércio participa de reunião na Casa do Artesão

O Secretário de Indústria e Comércio, Paulo Antônio Oliveira, participou na manhã da última quarta-feira, 14, de uma reunião na Casa do Artesão onde ouviu sugestões e reivindicações da Coordenadora Ledy Maciel Teixeira e demais artesãos.
Entre os diversos assuntos abordados está a ida da Casa do Artesão a Rosário do Sul, quando, de 23 a 25 deste mês estará participando, a convite da Secretaria de Turismo daquele Município, de uma Feira Intermunicipal de Artesanato. Além disso, ficou definida a necessidade da formação de uma associação para legalizar o grupo, passando assim a regrar o seu funcionamento.
Também foi discutida a importância da melhoria das lonas de exposição dos trabalhos dos artesãos, que se encontram em condições precárias.
O Secretário Paulo Antônio Oliveira garantiu que a Casa do Artesão terá total apoio e que a feira, que conforme Lei de Municipal, ocorre dos dias 5 a 10 de cada mês na Praça Dr. Fernando Abbott terá grande projeção na Administração Rossano.“Conforme determinação do Prefeito Rossano, todos os artesãos receberão atenção especial do Governo do Município, inclusive com vistas ao crescimento da feira e sua expansão a outras localidades do País. A Administração fará realizar ainda cursos e treinamentos para o maior aperfeiçoamento dos nossos artesãos”.
Texto: Anderson Almeida

Administração conclui doação de terreno para a OAB

A Administração Municipal deve concluir, nos próximos dias, o processo de doação do terreno para a construção da Sede Social da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SG), que ficará na Zona Sul. Para acertar os detalhes a respeito, o Prefeito Rossano Gonçalves recebeu o presidente da OAB/SG, Antônio Bevilacqua, na última segunda (12).
Embora aprovada e sancionada em 2004, a Lei Municipal nº. 2804, jamais havia sido formalizada a escritura e o respectivo registro do terreno. A audiência, que teve a participação do Procurador Jurídico do Município, Everson Dornelles de Dornelles, foi realizada no sentido de regularizar a situação e transferir o imóvel, já assegurado pelo poder publico, para a OAB.
Por determinação do Prefeito, o processo foi avaliado pelo Jurídico e subsequentemente, encaminhado para a Secretaria de Administração, para que sejam tomadas as devidas providências. “Nos próximos dias, o processo será concluído e concretizada a doação da área”, finaliza Dornelles. O imóvel está situado na Rua Gelsa Machado, nas proximidades do prédio do Foro local.


Texto e foto: Marcelo Ribeiro

Nomeado e empossado o Secretário Geral de Governo


Robson Gonçalves (Binho) foi nomeado e empossado Secretário Geral de Governo na segunda-feira, 12 de dezembro, às 18h. A posse, que contou com a presença de todo o secretariado, ocorreu no Salão de Atos da Prefeitura. Na ocasião o Prefeito Rossano Gonçalves e a Vice-Prefeita Sandra Weber fizeram a entrega do Decreto ao novo Secretário. A nova pasta faz parte da proposta de governo da atual Administração, para melhor desempenhar os seguintes papéis: gerenciar e preparar ações de governo, propor e cobrar ações administrativas, interligar as secretarias de forma a agilizar a execução de projetos e coordenar o programa de PPP (Parcerias Público Privada).

Robson Gonçalves garante que sua entrada no Governo Municipal tem por objetivo primeiro a colaboração para que de forma unificada venham a ser cumpridas todas as propostas de governo.
Texto e Foto: Marcelo Ribeiro