quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

MPT combate fraude trabalhista no IRGA


 autor: Flávio Wornicov Portela / MPT
 Sede do IRGA na av. Missões, 342, bairro São Geraldo, Porto Alegre (RS)
 


Liminar determina realização de concurso para substituir terceirizados
 
     O Instituto Riograndense do Arroz (IRGA) está obrigado a providenciar a substituição da mão de obra intermediada por trabalhadores concursados. A decisão da Justiça do Trabalho decorre de ação civil pública (ACP), com pedido de antecipação de tutela, ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O procurador do Trabalho Fabiano Holz Beserra informa que a decisão refere-se aos 216 terceirizados que realizam atividades previstas no Quadro Geral de servidores da autarquia.
 
     A juíza do Trabalho Karina Saraiva Cunha, da 28º Vara do Trabalho de Porto Alegre, determinou ao IRGA o prazo de 120 dias para que comprove a designação de concurso público e respectivas datas de provas para preenchimento das vagas relativas aos cargos regulares. Em caso de descumprimento, a pena será de R$ 1 mil para cada trabalhador em situação irregular (mão de obra intermediada). A multa reverterá em favor do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A próxima audiência está marcada para o dia 16 de maio de 2013, às 16h30min.
 
Investigação
 
     O Inquérito Civil nº 001610.2008.04.000/6, do MPT, comprovou que a autarquia vem, há longo tempo, se utilizando do fornecimento de mão de obra por pessoas jurídicas interpostas. O fato foi detalhadamente descrito na decisão do Tribunal de Contas do Estado do RS (TCE). Foi constatada “contratação de pessoal por meio de convênios com cooperativas; locação de mão de obra de empresas prestadoras de serviços e cinco contratos com consultores técnicos, muitos deles desempenhando atividades-fim”. Conforme o procurador, "não bastasse a ilegalidade em si, a desproporção entre quadros próprios e contratações precárias impressiona. A notícia era de 189 servidores efetivos para contingente de 216 trabalhadores contratados por terceiros (49 pessoas contratadas por meio de convênios com cooperativas, 167 contratados mediante mão de obra locada de empresas prestadoras de serviços e 5 consultores técnicos contratados), sem falar na existência de 102 cargos em comissão".
 
     No mesmo sentido, são os relatórios da Controladoria e Auditoria-Geral do Estado. Ocorre que, passado o tempo, houve alteração do modus operandi da fraude trabalhista. A mão de obra fornecida por empresas e cooperativas foi substituída por uma entidade especialmente criada para esse fim: a Fundação de Apoio e Tecnologia ao IRGA (Fundação IRGA). Para o procurador, a entidade "nada mais é do que uma pessoa jurídica interposta criada, na prática, unicamente para o fornecimento de mão de obra à autarquia. Não possui sede ou instalações próprias, fazendo uso das unidades do IRGA (central e seus Núcleos de Assistência Técnica e Extensão – NATEs no Interior do Estado). Também não possui equipamentos próprios e não presta nenhum serviço autônomo, apenas fornece mão de obra ao ente público, com violação da exigência constitucional de concurso público".
 
     O IRGA tem “como finalidade a realização de pesquisas e a assistência técnica à orizicultura”. A relação, apresentada pela própria fundação, arrola 76 profissionais desempenhando atividades-fim da autarquia (engenheiros agrônomos, biólogos, técnicos agrícolas e químicos), além de um auxiliar administrativo. Cabe destacar que todas essas funções estão previstas no quadro geral dos servidores do IRGA, ou seja, necessariamente devem ser providas por concurso público.

Dívida pode estar em R$ 25 milhões, afirma Evandro. Salário dos servidores pode ser pago até o final de semana

http://1.bp.blogspot.com/-5RcF5DSeNNY/T-Zg4ceyw1I/AAAAAAAAABc/w0mqiDwRxEI/s1600/palacio-placido-de-castro-prefeitura-de-sao-gabriel-300x262.jpg




Está havendo nas redes sociais uma preocupação por parte de servidores municipais com o repasse da folha de dezembro, já causando aflições. Geralmente feita até o 5º dia útil do mês, o pagamento do salário do funcionalismo público municipal não ocorreu ainda. Segundo o Vice-prefeito e Secretário-Geral de Governo, Evandro Guedes, em entrevista à Rádio São Gabriel, há um compromisso de que este pagamento ocorra até o final da semana. E pela primeira vez, a questão da dívida foi abordada em público, e sendo confirmada, os números são preocupantes.

Evandro informou conversações com o Secretário da Fazenda, Dionísio Bérgamo, de que há um compromisso de que se reúna recursos para efetuar o pagamento até o final de semana. "Até o momento, só tínhamos 600 mil reais em caixa, e há o aguardo de entrada de repasses federais para complementarmos os recursos", frisou. Pela primeira vez, em nome do Executivo, o Vice-prefeito fez afirmações da situação atual do município, o que pode ser preocupante: até o momento, a dívida estaria em 25 milhões de reais.
"São Gabriel está também no CADIN (Cadastro de Inadimplentes), o que dificulta o recebimento de repasses por parte do município", informando ainda que o maquinário foi recebido sucateado, e que as Secretarias de Transportes, Serviços Urbanos, Obras e Saúde estariam com sérios problemas operacionais. "Pedimos compreensão da comunidade, para que possamos enfrentar este período difícil, é um grande desafio, mas vamos vencê-lo", frisou. Ele afirmou que o Prefeito Roque Montagner dará uma coletiva para informar a situação, em breve. Mais polêmicas no ar.
 
Informação: Caderno 7

Câmara de Vereadores poderá mudar de local


Sem estrutura no prédio onde se encontra, nova presidência propõe projeto para mudança de endereço

Prédio arruinado, com pintura precária, pisos quebrados, letreiros destruídos, esgoto em péssimas condições e falta de salas para receber os novos vereadores. Foi assim que a nova presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sandra Xarão, encontrou o prédio do Legislativo Gabrielense ao tomar posse há cerca de uma semana. A questão da falta de salas já vinha sendo anunciada por alguns vereadores no final do mandato anterior que afirmavam que devido ao aumento de dez para quinze vereadores seria impossível que a Casa comportasse tamanha mudança.
Em entrevista ao Cenário de Notícias - Jornal Bom de Ler nesta terça-feira (08), a vereadora afirmou que desde os seus primeiros dias na Câmara vem realizando diversas reuniões com os demais vereadores, seus assessores e funcionários da Casa na tentativa de encontrar uma forma, sem custo, para acomodar aos cinco novos vereadores que continuam atendendo ao público nos corredores do prédio. Sandra afirma que está desocupando algumas salas, mas que mesmo assim o espaço é muito apertado para acomodação de todos os vereadores e suas equipes de trabalho.
“É um direito de cada vereador eleito ter sua sala para receber e ouvir as reivindicações da população e nós temos que ajeitar isso até o dia 15 de fevereiro, quando termina o período de recesso da Casa”, afirmou.
Segundo Sandra, uma possibilidade que agrada muito tanto a ela quando aos outros vereadores é a mudança de local. A presidente afirma que a Prefeitura cogita a instalação de algumas Secretarias no local onde era situada a Urcamp Campus I, na Rua Barão do Cambay, prédio que encontra-se sem uso.
“Temos um projeto para que, já que algumas Secretarias poderão ser instaladas naquele local, possamos ocupar um espaço para organizar as salas de cada vereador e além do mais, verificamos e nos certificamos que no prédio há espaço para o plenário. Esse é um projeto que estaremos encaminhando para o Executivo nos próximos dias e que eu e a grande maioria dos vereadores achamos que realmente melhoraria bastante para todos nós em termos de acessibilidade. Outro ganho com esse projeto é que não teríamos custo algum. Encontramos o prédio atual em uma situação bem ruinzinha e para arrumar, por menor que seja o gasto, vai sair caro”, afirmou.

Informação: Cenário de Notícias

GRITO ROCK 2013

Conectando 300 cidades de 30 países, o Festival Grito Rock se torna global em 2013. Além da América Latina, mais países da Europa, Oceania, África integram-se ao evento. Produzido de forma colaborativa desde 2005, o Grito Rock foi criado como uma alternativa ao carnaval tradicional e este ano acontece entre o período de 01 de fevereiro a 03 de março. Durante os dias 01 e 02 de março de 2013 o evento vai ocorrer em Caçapava do Sul pela primeira vez, e vai ser interativo com bandas de som autoral, cinema, história de instrumentos de percussão nativos, banquinha de cds e camisetas das bandas, cobertura colaborativa de áudio e vídeo e tatoo.

Informação: TNB (www.tnb.art.br)