segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria cancela eliminatórias do Garota Verão

Incêndio em boate deixou pelo menos 232 mortos, diz polícia.
Outras 48 pessoas feridas estão recebendo atendimento em hospitais.

Devido ao incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, as eliminatórias do Garota Verão no domingo (27) e do próximo fim de semana foram adiadas no estado. Segundo a organização, o evento envolve candidatas e familiares de todo o Rio Grande do Sul e a tragédia abalou todas as regiões. As novas datas serão anunciadas pela organização.
O incêndio já deixou pelo menos 232 mortos, segundo a Brigada Militar. O resgate dos corpos foi concluído no fim da manhã. Ao menos outras 48 pessoas feridas estão recebendo atendimento em hospitais da região. O número total de vítimas ainda é desconhecido.
Veja as eliminatórias municipais que estavam marcadas
27 de janeiro, domingo
Chapada, Almirante Tamandaré, Coqueiros do Sul, Barra Funda e Novo Barreiro, na região de Passo Fundo. Às 18h, no Clube São Francisco (em Chapada).
Tramandaí, da região Litoral. Às 11h, na beira da praia.
São Leopoldo, da região do Val do Sinos. Às 17h, nas piscinas da Sociedade Ginástica.
Vila Maria, Marau, Camargo, Montauri e Nova Alvorada, na região de Passo Fundo. Às 18h, no Clube Municipal de Vila Maria.
Sapiranga, na região do Vale dos Sinos. Às 17h, no Parque dos Imigrantes.
Itaara, na região de Santa Maria. Às 17h, no Balneário Parque Pinhal.
Arroio Grande, Praia do Pontal e Balneário da Ponte, na região de Pelotas. Às 17h, na praia do Pontal.
Herval Grande, Benjamin Constante do Sul, Faxinalzinho e São Valentin, na região de Erechim. Às 18h, na praça central de Herval Grande.
Arroio do Meio, na região de Santa Cruz. Às 20h, na rua coberta.
Erechim, Aratiba, Paulo Bento e Barão de Cotegipe, na região de Erechim. Às 16h30, na Cascata Nazzari, em Erechim.
Novo Machado, Tuparendi, Porto Mauá e Tucunduva, na região de Santa Rosa. Às 17h, no Balneário Recanto Amizade.
Entre-Ijuís, na região de Santa Rosa. Às 16h, no Balneário Parque das Fontes.
Alegria, Inhacorá, Chiapetta e Independência, na região de Santa Rosa. Às 17h, no Balneário Cascatinha.
Cruz Alta. Às 18h, no Clube Arranca.
Ijuí. Às 19h, na Praça da República.
Tramandaí. Às 11h, na beira da praia de Tramandaí.
Canela e Nova Petrópolis, na região de Caxias do Sul. Às 17h30, no Clube Serrano.
Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, na região de Caxias do Sul. Às 18h, na Casa das Artes.
São Leopoldo, na região do Vale dos Sinos. Às 17h, nas piscinas da Sociedade Ginástica.
29 de janeiro, terça-feira
Pelotas, Praia do Laranjal e Balneário Valverde, na região de Pelotas. Às 20h, na beira da praia do Laranjal.
1º de fevereiro, sexta-feira
Roque Gonzales, São Nicolau, Campina das Missões e São Paulo das Missões, na região de Santa Rosa. Às 19h, na Praça de Roque.
2 de fevereiro, sábado
Veranópolis, Alegre do Prata e Fagundes Varela, na região de Caxias do Sul. Às 23h30, na Sociedade Alfredo Chavense.
Cidreira, no Litoral. Às 17h, no Calçadão Kanitã.
Balneário Pinhal e Magistério, no Litoral. Às 10h, na beira da praia de Magistério.
Santa Rosa, Cândido Godói e Senador Salgado Filho, na região de Santa Rosa. Às 23h, na SER Cisne, em Santa Rosa.
Santo Ângelo, Cerro Largo e Guarani das Missões, na região de Santa Rosa. Às 22h, na UP Entreteniment de Santo Ângelo.
Garruchos, na região de Santa Rosa. Às 17h, no Porto da cidade.
Crissiumal e Humaitá, na região de Santa Rosa. Às 23h, no Clube Crissiumal.
Paraí, Nova Araça, Guabijú e São Jorge, na região de Caxias do Sul. Às 23h30, no Clube Gergan.
3 de fevereiro, domingo
Xangri-lá e Atlântida, no Litoral. Às 11h, no Villa del Mar de Atlântida.
Derrubadas e Tenente Portela, na região de Santa Rosa. Às 17h, no Balneário Martens.
Nova Prata, Protásio Alves e Vila Flores, na região de Caxias do Sul. Às 16h, no Parque de Águas Termais Caldas de Prata.
- Regional Grande Porto Alegre
Domingo, 27 de janeiro
Às 18h, na Praia do Encontro, em São Jerônimo
- Regional Cruz Alta
Sexta-feira, 1º de fevereiro
Às 22h, na Praça Central, em Cruz Alta

- Regional Passo Fundo
Sábado, 2 de fevereiro
Em Marau (local e horário a definir)

- Regional Pelotas
Domingo, 3 de fevereiro
Às 17h, beira-mar da Praia do Laranjal, em Pelotas

Fonte: G1

São Borja cancela eventos de carnaval e decreta luto oficial pelas vítimas da tragédia de Santa Maria

Após o anuncio do incêndio, ocorrido na madrugada de ontem (27/01), na boate Kiss, em Santa Maria, e a divulgação da necessidade de doações, muitas foram as ações desenvolvidas pela população são-borjense a fim de auxiliar os atingidos pela tragédia. As pessoas doaram aguá, papel higiênico, luvas cirúrgicas, álcool gel, máscaras, medicamentos, entre outros produtos de necessidade básica. Também foram registradas diversas doações de sangue, além disso, profissionais da área da saúde ofereceram-se como voluntários.

O poder público cancelou os eventos relacionados ao carnaval e decretou luto oficial por três dias. Na tarde de domingo, o Prefeito Farelo Almeida, viajou à Santa Maria e visitou os hospitais e o centro desportivo para externar solidariedade e colocar o município à disposição para ajudar as famílias e vítimas do incêndio no que for possível.

Ao retornar a São Borja, o Prefeito acompanhou durante toda a madrugada, o velório dos são-borjenses mortos no incêndio, que ocorre no Ginásio Cleto Dória de Azambuja, no bairro do Passo.

Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja-RS

GOVERNO MUNICIPAL DÁ O PRIMEIRO PASSO PARA RESTAURAÇÃO DO TEATRO HARMONIA


O Teatro Harmonia, um dos cinco mais antigos do Rio Grande do Sul, finalmente será reformado e restaurado. O prefeito Roque Montagner entregou oficialmente a chave do prédio, considerado também um dos 15 mais antigos do Brasil, para que o Instituto Harmonia inicie o projeto a partir de março. O ato aconteceu durante audiência com a presidente do Instituto Cultural e Educacional Harmonia Gabrielense Jenny Chagas, o presidente do Conselho Municipal de Cultura Sérgio Amann e a professora Alzira Leal integrante do ICEHG, as arquitetas Berenice Pinto da Costa e Rosangela Pereira Saccol, os engenheiros civis Rita Terezinha Porciuncula e Luiz Fernando Oliveira e o engenheiro elétrico Rafael Munhoz. Esta ação do Governo Municipal é o primeiro passo dado para a execução do projeto, que já foi aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado, aguardando apenas a publicação no Diário Oficial prevista para a segunda quinzena de março.
O prefeito Roque Montagner afirmou que em fevereiro a prefeitura fará a limpeza do local, com a retirada de árvores e entulhos, para tão logo começar as obras de reforma. Para o chefe do Poder Executivo essa é uma grande notícia para São Gabriel, pois a restauração do teatro representará um local adequado para diversos eventos e abrigará diversas oficinas culturais. Além disso, acrescentou, vai revitalizar o turismo como resgate da história de São Gabriel. Com a reforma o Teatro Harmonia terá em sua estrutura novamente os camarotes e, ao fundo do palco, os camarins e banheiros. A responsável técnica pelo projeto é a arquiteta Berenice Azambuja. (Foto: Letícia Leão).

PREFEITO ROQUE PASSA CARGO AO VICE EVANDRO E VIAJA A BRASÍLIA


            Há cerca de três anos a prefeitura não realizava uma cerimônia de passagem de cargo, como a que ocorreu há pouco no Palácio Plácido de Castro. O prefeito Roque Montagner, há menos de um mês no cargo, viaja nesta terça-feira para Brasília, na busca de recursos e passou a chefia do Executivo ao vice-prefeito, Evandro Obaldia Guedes. Numa reunião realizada no Gabinete, com a presença de secretários municipais, o Chefe de Gabinete, Luis Pires, leu a Ata de Transmissão de Cargo, explicando que a viagem foi adiada para terça-feira, em razão da tragédia ocorrida em Santa Maria, onde perderam a vida vários jovens gabrielenses, que exigiu a presença do prefeito e do vice naquela cidade, em solidariedade aos familiares.
            O prefeito cumprirá agenda em Brasília em audiências marcadas com deputados, senadores e com a presidenta Dilma Rousseff. Após a assinatura da ata Roque Montagner disse aos secretários que o vice-prefeito está preparado para conduzir o Município e tem competência para isso. Evandro Guedes agradeceu a confiança que o prefeito lhe depositou e afirmou que esta cerimônia era muito importante, coroando um trabalho feito durante a campanha eleitoral. O vice-prefeito, no exercício do cargo de prefeito, disse que vai manter o espírito de equipe entre os colegas. Evandro Guedes, além de vice-prefeito, acumula a função de Secretário Geral de Governo.

Casas noturnas de São Gabriel em questão

Ministério Público de São Gabriel
Uma tragédia sem precedentes vitimou centenas de jovens, dentre eles alguns gabrielenses queridos, causando na comunidade local um sentimento de tristeza, indignação e revolta. A sociedade civil, como um todo, e não só em São Gabriel, mas também no Estado e em todo o País, clama por ações enérgicas das autoridades não só para apurar a responsabilidade pela tragédia, mas também para evitar que tal flagelo se reproduza. Em razão disso, na data de hoje, na sede da Promotoria de Justiça de São Gabriel, o Ministério Público de São Gabriel promoveu uma reunião com a participação da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Executivo Municipal, no intuito de articular ações integradas para a prevenção efetiva de acidentes que venham a colocar em risco vidas humanas. Na reunião, embora informado pelo representante do Corpo de Bombeiros que as casas noturnas se encontram, a princípio, em situação regular quanto ao plano de prevenção a incêndios, ajustou-se que ainda nesta semana TODAS as casas noturnas e clubes srão novamente vistoriados, de forma meticulosa. Ainda, houve o comprometimento do executivo municipal quanto à exigência rigorosa de laudos técnicos para concessão de alvará de funcionamento a quaisquer estabelecimentos, bem como quanto à realização de eventos, ainda que ao ar livre. Até o final da semana o corpo de bombeiros apresentará um relatório sobre estas e as anteriores vistorias já realizadas em clubes e casas noturnas da cidade, INCLUSIVE COM A INFORMAÇÃO DO NÚMERO MÁXIMO DE PESSOAS que cada local comporta com segurança, a fim de que se possibilite a sua fiscalização por quaisquer das autoridades legitimadas a tanto.

PREFEITO PRORROGA PERÍODO DE LUTO E TRANSFERE CARNAVAL

O prefeito Roque Montagner assinou decreto agora a tarde prorrogando o período de luto oficial no Município de São Gabriel, por mais quatro dias e transferiu a data do Carnaval de Rua. Foi considerada a tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, na Boate Kiss, onde perderam a vida mais de 240 pessoas, dentre elas jovens gabrielenses, o que causou grande consternação na cidade.
Com relação ao Carnaval o prefeito transferiu os desfiles de Carnaval de Rua para os dias 22, 23 e 24 de fevereiro. No parágrafo único ficam terminantemente proibidas as divulgações sonoras de propagandas (caixas de som), direcionadas para a área externa dos estabelecimentos, sejam eles comerciais, associações ou demais entidades que divulguem eventos e promoções, durante o período do luto institucional, que vai até o dia 2 de fevereiro.
                                                                                                                                                                                                                     
Diretoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São Gabriel

Duque de Caxias, 442
Edifício Sepé Tiaraju - Sala 318
(55) 3232-3800 - (55) 99222314

MPT concilia com Inmetro em ACP



O Ministério Público do Trabalho (MPT) conciliou acordo em ação civil pública (ACP) ajuizada contra o Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), sediada em Porto Alegre. O procurador do Trabalho Fabiano Holz Beserra informa que a autarquia federal comprometeu-se a se abster de exigir atestados de boa conduta, bem como certidões negativas, criminais e/ou cíveis, inclusive trabalhistas. O inquérito civil do MPT havia constatado que o Inmetro fazia a exig ência de apresentação de atestados de antecedentes criminais dos empregados contratados pelas empresas que lhe prestam serviço.
    O acordo previu, para garantir sua efetividade, a incidência de multa correspondente a sessenta vezes o salário mínimo nacional por obrigação descumprida, cumulativamente em cada verificação. O valor será reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou ao custeio de cursos de profissionalização. As aulas serão ministradas por entidades que compõem o chamado Sistema S (Senai, Senac, etc) para egressos do sistema carcerário e de internação para menores infratores. A homologação da conciliação ocorreu em audiência realizada na 18º Vara do Trabalho de Porto Alegre, pelo juiz João Batista S. M. Vianna.

São 9 vitímas gabrielenses entre moradores e nascidos em São Gabriel na Tragédia de SM

Octacílio Altíssimo Gonçalves
Heitor Teixeira Gonçalves
(filho do ex-candidato Inocêncio Gonçalves)

Dionatham Kamphorst Paulo
Brady Adrian Gonçalves Silveira
Andrise Farias Nicoletti
Mariana Moreira Macedo
 Melissa do Amaral Dalforno
 Dulce Raniele Gomes Machado

Taise Carolina Viñas Silveira

Após tragédia em boate, Planeta Atlântida será transferido no RS

Festival estava marcado para os dias 1 e 2 de fevereiro, em Atlântida.
Incêndio em boate matou 233 pessoas em Santa Maria neste domingo.

A tragédia que matou 233 pessoas após um incêndio em uma boate, em Santa Maria, fez o Grupo RBS suspender todos os eventos que seriam realizados por intermédio de seus veículos, incluindo o Planeta Atlântida. O festival realizado anualmente no Litoral Norte do Rio Grande do Sul estava marcado para os dias 1 e 2 de fevereiro. Uma nova data será anunciada pela organização do evento em breve.
A organização informa que quem já comprou ingressos não sofrerá prejuízo. A orientação é aguardar as próximas informações. As atrações também estão sendo comunicadas e agendadas para a próxima data. A venda de entradas, no entanto, está suspensa até a divulgação da nova data. Informações sobre devolução do valor dos ingressos já adquiridos serão disponibilizadas posteriormente no site do evento.

Confira a nota oficial
Consternado com a tragédia ocorrida na madrugada deste domingo (27), em Santa Maria/RS, e em respeito à memória das vítimas e em solidariedade a seus familiares e amigos, o Grupo RBS comunica que todos os eventos que seriam por ele realizados, ou por intermédio de seus veículos, incluindo o Planeta Atlântida, estão suspensos nos próximos sete dias, acompanhando o período de luto oficial decretado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O Grupo RBS está trabalhando para reprogramar essas datas e tão logo seja possível informará amplamente por meio de seus veículos de comunicação.

Informação: G1

Tragédia no Sul leva à suspensão de festa do Mundial em Brasília

A Fifa, o Comitê Organizador Local da Copa e o governo federal suspenderam as comemorações pelos 500 dias para a abertura da Copa do Mundo marcadas para hoje em Brasília, em virtude da tragédia de Santa Maria (RS).
O anúncio do adiamento foi feito em Fortaleza pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. A festa teria como ponto alto o lançamento do poster da Copa do Mundo. O evento acabou sendo transferido para quarta-feira, no Rio.
Em Brasília, a Fifa realizará apenas a inspeção no Estádio Nacional. A rodada de ontem do Campeonato Gaúcho foi cancelada por causa da tragédia no interior do Estado, assim como as comemorações em Fortaleza. 

Informação: Folha de São Paulo

Central comunica a suspensão de eventos em luto pela tragédia em Santa Maria

A motivação é em respeito à memória das vítimas do incêndio em uma boate na cidade de Santa Maria e em solidariedade aos familiares e amigos
A Força Sindical-RS, Fetracos-RS e Sindec/POA comunica que está cancelada as atividades musicais, festas comunitárias, shows e espetáculos previstos para acontecer nos próximos dias, por motivo de luto em virtude da tragédia ocorrida em Santa Maria, na madrugada deste domingo (27/01).

Informação SINDEC - POA

MPT decreta luto e suspende prazos em Santa Maria por três dias

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) manifesta sua solidariedade às familias e aos amigos das vítimas da tragédia ocorrida, neste domingo (27), em Santa Maria. O MPT no Rio Grande do Sul decretou luto oficial de três dias na Instituição. Os prazos processuais e a realização de audiências estão suspensos na cidade entre 28 e 30 de janeiro de 2013. O MPT em Santa Maria também se colocou à disposição da comunidade para ajudar no que for preciso, oferecendo sua infraestrutura e o auxílio dos procuradores e servidores. A unidade funciona na Alameda Buenos Aires, 322, bairro Nossa Senhora de Lourdes. O telefone é o (55) 3286-3209. O e-mail é o prt4.ptm002@mpt.gov.br. O horário de atendimento ao público é das 10h às 12h e das 13h às 17h.
 
     O MPT em Santa Maria tem abrangência sobre 42 municípios: Agudo, Amaral Ferrador, Bossoroca, Caçapava do Sul, Cacequi, Cachoeira do Sul, Capão do Cipó, Cerro Branco, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Encruzilhada do Sul, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Itacurubi, Ivorá, Jaguari, Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santa Maria, Santana da Boa Vista, Santiago, São Francisco de Assis, São Gabriel, São João do Polésine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Unistalda e Vila Nova do Sul.

Nota Oficial

          O Prefeito Municipal de São Gabriel, senhor Roque Montagner,  vêm a público em nome do Governo Municipal ADM 2013/2016, declarar seu pesar pela tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria e suas condolências aos familiares e amigos de São Gabriel e região que tiveram familiares vitimados. Está decretado Luto Oficial em São Gabriel por três dias.

Diretoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São Gabriel
Duque de Caxias, 442
Edifício Sepé Tiaraju - Sala 318
(55) 3232-3800 - (55) 99222314

PREFEITO DECRETA LUTO DE TRÊS DIAS PELA TRAGÉDIA QUE ENVOLVEU GABRIELENSES, EM SANTA MARIA


            O prefeito Roque Montagner assinou decreto no final da manhã deste domingo, 27, declarando Luto Oficial no Município de São Gabriel pela tragédia ocorrida em Santa Maria, na Boate Kiss, onde perderam a vida mais de 245 pessoas, dentre elas jovens gabrielenses. O luto é de três dias e durante este período ficam suspensas as festividades municipais, os ensaios das entidades carnavalescas e a propaganda de estabelecimentos comerciais, com sistema de caixa de som voltadas para a rua.
            No início da tarde, o prefeito Roque Montagner, o vice-prefeito Evandro Guedes, o presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, que é o secretário de Obras, Felipe Abib, se dirigiram a cidade de Santa Maria para prestar solidariedade. Também incluem a comitiva a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sandra Xarão e os secretários dos Transportes, Lizandro Cavalheiro; da Educação, Nilvanês Jobim e do Planejamento, Tani Vieira.
            Antes de viajar o prefeito entrou em contato com a Santa Casa de Caridade de São Gabriel e deixou à disposição do Hospital Universitário de Santa Maria três leitos no CTI e 20 leitos de Clínica Médica. Também foram encaminhados uma ambulância da Secretaria Municipal da Saúde e a outra do SAMU com profissionais especializados e habilitação no Corpo de Bombeiros.
            O prefeito Roque Montagner adiou a viagem que estava marcada para Brasília na próxima segunda-feira. (Paulo Elmano Borges – DRT 10.043).

Em duas semanas Governo Municipal encaminhou 200 pessoas para o mercado de trabalho


Município avança na geração de emprego e renda já nos primeiros dias de 2013.
Uma das principais metas do Governo do município tem resposta positiva já nos primeiros dias de 2013. Diminuir o déficit de desemprego e gerar renda, proporcionando melhor qualidade de vida aos gabrielenses, tem sido uma busca incansável do prefeito Roque Montagner.
O trabalho já apresenta resultados. Segundo informações da Secretaria Municipal do Trabalho Indústria e Comércio, mais de 200 pessoas foram encaminhadas ao mercado de trabalho já nas primeiras duas semanas de governo. “Recebemos muitas solicitações de emprego ao mesmo tempo em que nos chegam vagas disponíveis. Encaminhamos cerca de 100 pessoas por semana, tanto em São Gabriel como para outras cidades do Estado. Isto significa uma resposta positiva ao plano de Governo do prefeito Roque Montagner, que tem em sua base a geração de emprego e renda”, ressaltou o secretário Aljaci Brito.
Visando avançar ainda mais no que diz respeito ao trabalho, o prefeito Roque Montangner assinou no último dia 15 de janeiro a renovação do contrato de Cooperação Técnica entre a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e o município.
A iniciativa, marca a continuidade dos trabalhos de intermediação de mão-de-obra para a colocação de profissionais no mercado de trabalho; habilitar trabalhadores ao recebimento do Seguro-Desemprego; orientação aos trabalhadores para a qualificação profissional; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social; Integrar o Sistema Público e Renda do Estado; desenvolver o Programa Gaúcho de Artesanato e tantos outras ações para a geração de trabalho, e renda aprovados pela fundação, “Entendemos a importância da renovação deste contrato para o bom encaminhamento dos trabalhadores de São Gabriel. Nossa gente necessita desse suporte para que seja encaminhada para o mercado de trabalho e para que seja conduzida aos tramites legais que antecedem uma contratação profissional, desta forma pretendemos avançar ainda mais na geração de emprego aos gabrielenses”, destacou o prefeito Roque Montagner. O Sine está localizado na avenida Júlio de Castilhos, 46. (Sandra Lorenz – Foto: Letícia Leão - 25.01.2013).