quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Minha Casa Minha Vida: 100 apartamentos prontos em Agosto

O Crescimento de empregos e do giro de renda em São Gabriel acompanha na mesma proporção, o ritmo acelerado da Construção das primeiras 300 unidades de apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida. O empreendimento atraído por meio dos projetos do Governo do Município tirou do desemprego mais de 180 gabrielenses, beneficiando inclusive, a mão de obra feminina.

A Construtora ACPO trabalha com metas mensais para a edificação. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Pedro Tavares, o objetivo a ser atingido no mês de agosto é de 100 apartamentos. “Hoje os trabalhadores sobem os blocos H e G para o terceiro piso, a expectativa é de que superemos a meta prevista”, disse ele.

Atingido metas, superando desafios, assim trabalham pedreiros, serventes e tantos outros profissionais gabrielenses que dão vida ao “Projeto de Vida” de outros gabrielenses, a casa própria. Os avanços do Governo municipal na aprovação do novo projeto do Programa ampliaram o número de moradias a serem construídas.

O Residencial Alcides Maya, que vai comportar mais trezentos apartamentos, desta vez, direcionados a pessoas com renda mínima de R$1.400,00 (hum mil e quatrocentos reais) até seis salários mínimos, começa a ser demarcado no terreno. Com mais este projeto, o município estará empregando cerca de 500 pessoas.

Ainda nesta semana, a construção recebe uma carreta com guindaste com capacidade de subir 40 metros de altura e outro com capacidade de atingir 20 metros. Estas ferramentas, de acordo com o engenheiro, vão proporcionar ainda mais agilidade ao trabalho. Pedro Tavares disse ainda que a empresa vai oferecer qualificação às mulheres que trabalham na obra. “Vamos promover um curso intensivo para assentamento de azulejos, as trabalhadoras estão se aperfeiçoando a cada dia em seus afazeres aqui, nada mais justo do que investirmos no trabalho delas. Com o curso elas também são promovidas e com salário diferenciado”, concluiu.

Minha Casa Minha Vida II – Residencial Alcides Maya

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h. Informações pelo telefone 32320951.

Reportagem/fotos: Sandra Lorenz – Comunicação Social Prefeitura

Sinaleiras e quebra-molas reduziram acidentes


Os investimentos adotados pela Prefeitura Municipal na modernização do trânsito, com instalação de semáforos e redutores de velocidade (os populares “quebra-molas”), mais do que modificar o sistema, resultaram na diminuição de acidentes e salvaram vidas humanas. A conclusão é de um estudo divulgado pelo Órgão Municipal Executivo de Trânsito (Ometran), subordinado á Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O levantamento conclui que os acidentes de trânsito diminuíram 19,7% em toda a cidade.

O levantamento compara os acidentes de janeiro a julho deste ano com os ocorridos no mesmo período de 2012, quando os semáforos e quebra-molas ainda não estavam implantados. “Este resultado prova que, apesar de algumas críticas infundadas, os semáforos e redutores de velocidade estão cumprindo seu objetivo principal: diminuir acidentes e preservar vidas”, assinala o Secretário Luiz Fernando Porto.

Quando se faz a comparação exclusivamente nas ruas onde os semáforos e quebra-molas foram colocados e se constata que nestas ruas os acidentes diminuíram em 82%. “Isto é a comprovação que o estudo prévio estava correto ao apontar aqueles locais como prioritários para instalação de equipamentos de segurança., o que está demonstrado pelo levantamento”. Somente no cruzamento da Rua Duque de Caxias com Tristão Pinto, ocorreram 6 acidentes em 2011 e nenhum neste ano, resultando numa redução de 100%.

Paralelamente, o registro de infrações de trânsito aumentou em 19,63%, o que demonstra a eficácia dos equipamentos. “Quem é contra sinaleiras e quebra-molas certamente é contra salvar vidas humanas. Este levantamento mostra que a Administração Municipal fez escolhas acertadas no gerenciamento urbano”, ressaltou.

CONFIRA OS DADOS:

Trânsito

2011

2012

%

Acidentes com danos materiais

167

150

-10,17

Acidentes com lesões corporais

135

94

-30,37

Atropelamentos

18

13

-27,77

Acidentes (ao todo)

318

257

-19,7%

NOS LOCAIS DOS NOVOS SEMÁFOROS E REDUTORES DE VELOCIDADE:

Local

2011

2012

Comparativo

(%)

Av. Fco. Chagas x Av. Fco. Hermenegildo

11

02

Menos 9

82%

Av. Celestino Cavalheiro x Av Mascarenhas

04

02

Menos 2

50%

Av. Gen Marques x R. Maurício Cardoso

10

01

Menos 8

90%

R. Duque de Caxias x R. Tristão Pinto

06

00

Menos 6

100%

R. Maurício Cardoso x R. Barão S. Gabriel

08

02

Menos 6

Fonte: OMETRAN e Brigada Militar


Matéria: Claúdio Moreira

Fotos: Sandra Lorenz

19ª Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel