quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Uma Visão de Futuro

            A nova administração tem visão de futuro. E o futuro, em se tratando de turismo, contempla um projeto arrojado, elaborado por arquitetos e pelo próprio Oscar Niemeyer (in memoriam). Este projeto requer, para sua implantação, uma área de tamanho considerado, localizado na propriedade da Família Assis Brasil, onde há 257 anos tombou Sepé Tiarajú, considerado herói estadual e nacional. Dentro de pouco tempo estaremos apresentando o projeto a comunidade de São Gabriel, bem como estaremos protocolando junto a Secretaria de Turismo do Estado, com cópia ao governador e ao Ministério do Turismo para fins de pleitear recursos de fundo perdido, inclusive com a grande possibilidade de se buscar recursos junto a Petrobras e a Fundação do Banco do Brasil.
         O projeto contempla um anfiteatro com capacidade para duas mil pessoas; um Museu Histórico para resgatar a história de Sepé e dos indígenas Guarani, Mbya-Guarani, Charruas e Caigangues; um Oratório com sete colunas, que representam os Sete Povos das Missões; área comercial para artesanato; tendas e ocas, representando as origens indígenas; estacionamento; biblioteca e sanitários subterrâneos interligando as principais obras e locais de eventos.
         Esta obra, segundo o prefeito Roque Montagner, será a maior referência nacional e internacional em memória ao maior genocídio da América Latina, quando foram dizimados mais de 1.700 indígenas em local bem próximo, Caiboaté, a 18 quilômetros de onde tombou Sepé. Com  isso acreditamos que toda a comunidade será beneficiada, a hotelaria, o comércio, o artesanato e os investimentos que serão feitos contribuirão para a geração de empregos, colocando realmente São Gabriel na Rota das Missões. “O empreendimento se interligará com outras culturas de origem indígena de outros países e até pelo fato que eu acredito, salvo melhor juízo, que de 20 a 30% da população brasileira possui na sua cadeia de DNA um sangue indígena dos antepassados”, afirmou.
         Em relação a desapropriação, alguns menos esclarecidos confundem com apropriação, o que é bem diferente. O ato de desapropriação vem do interesse da população, que aprovou o nosso Programa de Governo, que foi bem claro: o governo eleito não estaria defendendo interesse de grupos e sim o interesse maior de São Gabriel, tendo como meta o turismo como grande alavancador do desenvolvimento local. 


Diretoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São Gabriel
Duque de Caxias, 442
Edifício Sepé Tiaraju - Sala 318
(55) 3232-3800 - (55) 99222314

Prefeito acompanha entrega de equipamentos de ressonância na Santa Casa de Caridade


O Hospital da Santa Casa de São Gabriel recebeu na tarde de sábado (09/02) os aparelhos para instalação dos serviços de ressonância magnética. O material foi entregue pela empresa SIDI Medicina por Imagem, de Porto Alegre. A entrega foi acompanhada por integrantes da direção do hospital e pelo prefeito Roque Montagner. A empresa entregou um magneto de 6 toneladas (aquisição de imagem) e toda a parte elétrica e de computadores. Foram necessários dois caminhões para transportar o material. A obra, com os equipamentos, está avaliada em cerca de R$ 2,5 milhões.
Os serviços de ressonância, conforme o contrato irão atender todos os convênios mantidos pela Santa Casa, inclusive pacientes internados pelo SUS. “Vamos construir um entendimento com a Secretaria de Saúde do Estado para que o serviço de ressonância seja disponibilizado também para outros municípios da região”, afirmou o prefeito. Para instalação do serviço, a direção da Santa Casa teve que alterar a estrutura lateral do complexo onde estava situada a capela 3. “Em razão disso, um novo projeto de ampliação da capela 1 já foi desenvolvido e, com ele, uma adequação para instalação do Instituto Médico Legal (IML)”, disse o prefeito. 
 SAIBA O QUE É RESSONÂNCIA - A ressonância magnética é um exame para diagnóstico por imagem que retrata imagens de alta definição dos órgãos através da utilização de campo magnético. A ressonância magnética não utiliza radiação, porém uma vez que o aparelho tem um potente campo magnético é preciso tomar cuidado para o que não utilizar durante o exame como: jóias, objetos metálicos, maquiagem e outros.
A pessoa que passa pelo exame de ressonância magnética é orientada a ficar deitada e parada. Movimentos do paciente impossibilitam a captação de imagens precisas e geralmente um movimento de mais de 3 milímetros inutiliza os dados. O problema da movimentação afeta todas as pessoas, porém é mais acentuado em crianças e pacientes com algumas condições como doença de Alzheimer, esquizofrenia e outras.
O exame de ressonância magnética geralmente dura entre 15 minutos e duas horas. Dependendo do objetivo da ressonância magnética o paciente pode ver filmes, escutar sons, sentir odores, realizar tarefas cognitivas, apertar botões ou fazer outras coisas. Quem realiza a ressonância magnética deve dar instruções detalhadas do exame aos pacientes.
A segurança é uma questão muito importante na ressonância magnética. O paciente deve certificar-se de ser capaz de entrar no ambiente da ressonância magnética. Devido à natureza do equipamento há um forte campo magnético, desta forma os pacientes devem ser examinados cuidadosamente para verificar se têm qualquer objeto metálico como óculos, grampo de cabelo, marca-passo, pinos, etc. (Texto e Foto: Márcio Vaqueiro).