domingo, 20 de julho de 2014

Prefeitura Municipal, URI, AGDI e empresas privadas firmam importante parceria


Recentemente a equipe da Secretaria Municipal de Trabalho, Indústria e Comércio e a Coordenadoria da Mulher receberam a visita do técnico da Universidade Regional (URI), Campus Santiago, Raphael Garcia, que também é um dos extensionistas do Projeto Extensão Produtiva e Inovação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). Na ocasião, em nome do Governo Municipal, o secretário Brito confirmou a parceria entre prefeitura, URI, AGDI e empresas privadas, salientando que por determinação do prefeito municipal Roque Montagner, prosseguem as atividades da referida secretaria, em proporcionar através do Pronatec, novos cursos de qualificação aos gabrielenses.
Brito confirmou que nos próximos 30 dias estará em pleno funcionamento os cursos de Pedreiro e de Revestimento de Cerâmicas. Conforme ele, também será desenvolvido um trabalho direcionado às empresas da área industrial e agroindústria onde inicialmente serão atendidas quatro empresas em São Gabrtiel, inclusive com um projeto de capacitação direcionadas para essas empresas, que estão contribuindo no desenvolvimento do Município na geração de emprego e renda. Ele informa ainda que o objetivo é proporcionar aos interessados a capacitação necessária para o ingresso no mercado de trabalho, criando um banco de profissionais para gerar mão de obra qualificada de forma mais eficiente”, disse o secretário.
Já o prefeito municipal Roque Montagner ressalta que está sendo cumprido mais um dos compromissos da Administração Municipal, sempre empenhada na capacitação dos cidadãos gabrielenses. “Essas parcerias são benéficas possibilitando o aumento da eficiência e competitividade das empresas, o aumento da produção, do emprego e da renda, como meio para desenvolvimento dos setores econômicos e das cadeias e arranjos produtivos do Município”, concluiu o prefeito.
 Texto: Elson Teixeira/Foto: Secretaria de Trabalho, Indústria e Comércio

“Mutirão para Documentação” registra centenas de atendimentos


Durante toda a quinta-feira (17/07) o Ginásio de Esportes da Escola Municipal Ginásio São Gabriel foi palco do “Mutirão para Documentação”, onde foram feitos mais de 600 atendimentos. O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal, através do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Geral de Governo, em uma parceria com o INCRA, MDA e as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Agricultura.
Conforme a secretária Geral de Governo, Tani Vieira, o Mutirão foi um grande sucesso, mesmo com a forte chuva que caiu durante a manhã. Ela destaca que “a mobilização representa uma grande oportunidade, principalmente para os jovens e trabalhadores da área rural que encontram dificuldades em se deslocar e permanecer na cidade para confeccionar documentação. Em nome do Governo Municipal só temos a agradecer a toda a equipe que trabalhou empenhada pelo bem comum, oportunizando que as 600 pessoas tivessem acesso aos trabalhos oferecidos”, disse Tani Vieira. Ela explica ainda que todas as pessoas que participaram do “Mutirão para Documentação” realizaram a confecção de documentos de identidade, CPF, Carteiras de Trabalho, Segunda Via de Certidões, entre outros serviços.
No final das atividades o prefeito municipal Roque Montagner destacou a importância do Programa de Documentação no atendimento as pessoas que não dispõem de documentos. Segundo ele “o Governo Municipal continua sempre a disposição para firmar parcerias visando um trabalho voltado no atendimento a todos, pois a integração das instituições é importante, principalmente quando se procura desenvolver atividades que atendam quem mais precisa, tanto os jovens que necessitam de sua carteira de trabalho para buscar o mercado de trabalho, como os demais trabalhadores que porventura tenham tido seus documentos extraviados. Trata-se de uma ação fundamental para a inclusão social e produtiva das trabalhadoras rurais, na reforma agrária e na agricultura familiar, além do programa que proporciona ações educativas, com o objetivo de esclarecer as beneficiárias sobre o uso de documentos, bem como, apresentar as políticas públicas e orientar quanto ao seu acesso”, finalizou o prefeito.

Texto: Elson Teixeira/Reportagem e Foto: Antônia Laísa

Saúde realiza Dia de Mobilização e combate à hepatite

A Secretaria Municipal da Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, realiza na segunda-feira (28/07) a etapa municipal do Dia Mundial de Combate à Hepatite. As atividades acontecerão no Posto Central, em frente ao Hospital de Santa Casa de Caridade, entre 8h e 17h. Estarão à disposição da comunidade equipes com enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Além disso, a população poderá solicitar informações pelos telefones 3237-1360 e 3237-1361. De acordo com a enfermeira Maria Edite Antoniazzi serão disponibilizados testes rápidos para Hepatites B e C e vacinação para a do tipo B. Mais do que imunizar, o setor quer trabalhar a conscientização e orientação da população. Hoje, segundo a enfermeira, a cada 30 pessoas, uma tem o vírus da hepatite.
O Dia Mundial de Combate à Hepatite proporciona uma oportunidade para concentrar esforços em ações para o fortalecimento da prevenção e controle das hepatites virais assim como de doenças relacionadas, estendendo os programas de vacinação para a hepatite B e integrando estes programas em políticas públicas de imunização. Além disso, o dia facilita a coordenação de uma resposta global contra as hepatites, estendendo o acesso ao tratamento.
Se não for tratada ou controlada a hepatite B ou a hepatite C podem levar a um estado avançado de danificação do fígado (cirrose) e outras complicações, incluindo câncer de fígado e insuficiência hepática. Embora muitas pessoas se preocupem mais com a AIDS do que com as hepatites, a realidade é que todos os anos 1,5 milhão de pessoas morrem ao redor do mundo devido à hepatite B e à hepatite C, o que representa um número superior as mortes por HIV/AIDS.
Essas duas doenças são transmitidas pelo sangue contaminado e a hepatite B tem mais um agravante: é sexualmente transmissível. Para evitar a doença é preciso usar preservativos e não compartilhar objetos cortantes, como alicate e lâmina de barbear.
HEPATITES - Consideradas doenças silenciosas as hepatites virais nem sempre apresentam sintomas. No Brasil, milhões de pessoas não sabem que são portadoras do vírus que ataca o fígado. Os vírus mais comuns são do tipo B e C, e provocam cansaço, dor abdominal, fezes claras, peles e olhos avermelhados, febre, tontura, enjôo e/ou vômitos, além de urina escura. 
Texto: Márcio Vaqueiro.