sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

GOVERNO MUNICIPAL INOVA: CURSO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS SERÁ MINISTRADO PARA SECRETÁRIOS

Uma iniciativa inovadora está sendo tomada pelo Governo Municipal de São Gabriel. Neste sábado, a partir das 17h30min, será realizado um Treinamento de Prevenção Contra Incêndio (TCPI) aos secretários municipais e coordenadores de secretarias. O vice-prefeito, que também ocupa a Secretaria Geral de Governo, Evandro Obaldia Guedes, explica que é necessário que os secretários municipais tenham conhecimento técnico da legislação que envolve a prevenção de combate a incêndio e das providências a serem adotadas em caso de um sinistro.
O curso será ministrado pelo secretário municipal de Obras, engenheiro civil e de segurança do trabalho Felipe Nascimento Abib, que é cadastrado no Corpo de Bombeiros para ministrar curso de TPCI, Felipe Nascimento Abib, que possui conhecimento técnico e realiza o treinamento há vários anos em São Gabriel. A necessidade surgiu do compromisso do Governo através da Secretaria Geral de Governo, Gabinete do Prefeito e Secretaria de Obras em qualificar os seus agentes políticos para poderem ministrar nas suas secretarias municipais a prevenção de incêndio. Posteriormente serão qualificados os funcionários necessários para que cada estabelecimento público tenha alguém qualificado para saber tomar atitudes necessárias a dar mais segurança aos contribuintes que frequentam os órgãos públicos municipais.

Diretoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São Gabriel
Duque de Caxias, 442
Edifício Sepé Tiaraju - Sala 318
(55) 3232-3800 - (55) 99222314

PREFEITO REÚNE-SE COM SECRETARIADO

      Em reunião realizada no final da tarde desta sexta-feira, 1, o prefeito Roque Montagner, depois de ouvir o secretariado municipal em relação ao Carnaval resolveu, em respeito às famílias, que não irá tomar nenhuma decisão oficial sobre o assunto. Ele considera que este debate só vem causar mais constrangimento e dor às famílias vitimadas.
         O prefeito estará presente na Missa de 7º Dia, que será realizada no dia 2, às 16 horas, na Igreja Matriz e convida toda a comunidade para participar desse ato religioso.

Diretoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São Gabriel

Duque de Caxias, 442
Edifício Sepé Tiaraju - Sala 318
(55) 3232-3800 - (55) 99222314

Audiência no MPT discute melhorias para prevenção de incêndio no Rio Grande do Sul



  O Ministério Público do Trabalho (MPT) foi sede de reunião realizada no dia 1 de fevereiro com procuradores do Trabalho representantes da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), representantes da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic), da Fundacentro/MTE, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), do Comando do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar e da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador/CEUS/SES/RS.
A reunião definiu a criação do Grupo de Trabalho Institucional para atuar na proteção contra inc êndios na cidade de Porto Alegre, reunindo todos os órgãos públicos presentes. Também será organizado grupo de discussão virtual para facilitar a troca de informações e acelerar o processo de comunicação entre as instituições. O correio eletrônico denuncia.incendio@gmail.com foi criado para que a sociedade possa encaminhar denúncias de irregularidades relacionadas à proteção contra incêndios.
Para o procurador do Trabalho Philippe Gomes Jardim, Coordenador Nacional da Codemat, "o objetivo é realizar um trabalho coordenado e de cooperação entre todas as instituições responsáveis pela atuação na área da segurança de proteção contra incêndios, sempre com foco primordial na prevenção".
Durante o encontro, a Smic esclareceu que a função dessa secretaria é muito mais que expedição de alvarás, pois também atua de forma preventiva e utiliza-se de processos rigorosos para liberação de locais públicos. A Secretaria informou que, desde 2011 até o presente momento, foram interditadas 31 casas noturnas em Porto Alegre e que, desde ontem (31/1), houve uma determinação interna de que nenhuma boate receberá alvará provisório. Os representantes ainda acrescentaram que, devido ao excesso de trabalho dos últimos dias, em função da tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria, não foi possível apresentar os documentos requisitados pelo MPT. Ficou acertado que a documentação será entregue até a próxima terça-feira (5).
O Corpo de Bombeiros destacou que a Brigada Militar está atuando no sentido de repensar os procedimentos até hoje realizados, como forma de melhorar o processo de liberação, além de se colocarem à disposição para um trabalho em conjunto.
Por sua vez, a Fundacentro pretende ver com clareza o que pode ser fiscalizado e, principalmente, o que a legislação pode melhorar e o que pode ser feito como prevenção para todo e qualquer risco, além de estar disponível para cumprir lacunas acadêmicas, que servem para melhorar e criar novas normas legais, e buscar novos apoios e conhecimentos em outros Estados.
O representante da Secretaria Estadual da Saúde defendeu que a tragédia da boate em Santa Maria caracteriza-se como acidente de trabalho, pois cerca de 30 trabalhadores (entre garçons, seguranças e músicos) faleceram. Para Fábio Kalil, os trabalhadores são vistos como objetos, e que cabe à categoria, por intermédio do sindicato, participar de encontros que visem à melhoria das condições de saúde do trabalho, pois é fundamental ouvir trabalhadores que vivenciam problemas, para melhorar as condições de trabalho.
A reunião foi presidida pelos procuradores do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva, Sheila Ferreira Delpino e Philippe Gomes Jardim, representando o MPT. Compareceram José Olmiro Oliveira Peres, Secretário Adjunto, e o Fernando Fraga Mendes Ribeiro, Assessor Jurídico, representando a Secretaria de Produção, Indústria e Comércio; Maria Muccillo, Diretora, Augusto Portanova Barros, Tecnologista, Cristiane Paim da Cunha, Tecnologista, Paulo Altair Araújo Soares, Técnico, Flávio Miranda de Oliveira, Tecnologista, todos representantes da Fundacentro/MTE; Luís C. R. Bernardes, AFT da Superintendência Regional do Trabalho; Tenente Claudiomiro Soares, e o Major Gustavo Martins, representando Comando do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar; e Fábio Binz Kalil, Coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador/CEUS/SES/RS.

Foto: Gabriela Leite Schiavi Rodrigues / Ascom MPT-RS

Gincana Cultural do CRAS será realizada na próxima semana

Foi marcada uma nova data para a Gincana Cultural do CRAS, que seria realizada no último dia 28 de janeiro. O evento será realizado de 4 a 8 de fevereiro na parte da tarde. O Centro de Referência em Assistência Social, órgão diretamente ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, presta serviços de atenção básica a inúmeras famílias gabrielenses e com esta iniciativa, estará retomando suas atividades. O evento tem como objetivo maior integrar as famílias assistidas.

A gincana tem como atores principais crianças e adolescentes, mas em muitas das atividades programadas, os participantes vão precisar da colaboração dos pais, “Desde que assumimos a Secretaria, percebemos a grande procura dos participantes dos programas de proteção básica, que mesmo em férias, não deixaram de procurar a Secretaria, este fato nos dá a percepção da responsabilidade e da importância que a Secretaria e seus órgãos de proteção têm para a comunidade”, disse o secretário Cléber Giovane.

Para a Assistente Social que coordena o CRAS, Elizabete de Oliveira, a gincana é uma forma de motivar as crianças e adolescentes possibilitando o desenvolvimento das habilidades de cada um e ainda incentivando a busca pelas respostas propostas durante a competição, “Essas atividades além de despertarem o espírito competitivo também vão integrar essas crianças e adolescentes com suas famílias, já que muitos desafios da gincana exigem a participação dos familiares.”, ressaltou Elizabete.

Durante o evento as famílias dos participantes serão recepcionadas pela equipe do CRAS e receberão orientações, bem como material explicativo cedido pelos Programas DST/AIDS e Prevenção e Saúde nas Escolas (Caderneta do Adolescente, Prevenção de Hepatite e Primeira Vez). “Todas essas ações incluídas na programação desta primeira gincana correspondem a uma política de inclusão social determinada pelo prefeito Roque Montagner.

Esta é apenas uma das muitas atividades sociais que vamos desenvolver na Secretaria em prol do bom desenvolvimento e do bom convívio nas camadas sociais menos favorecidas de nossa cidade”, finalizou o secretário. (Sandra Lorenz)

Viagem do prefeito a Brasília foi muito produtiva


            O prefeito Roque Montagner reassumiu o cargo na manhã desta sexta-feira, depois de retornar de uma viagem de três dias a Brasília onde além de participar do 2º Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, manteve audiências com parlamentares. O prefeito foi acompanhado do Procurador Jurídico do Município, Guilherme Abib, e participou da Comitiva Representativa do Rio Grande do Sul que teve o apoio dos parlamentares da bancada gaúcha.
         O objetivo do encontro foi estabelecer parcerias entre a União e os municípios para promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã. O prefeito Roque Montagner informa que foram feitas várias apresentações de novos programas do Governo Dilma, tanto na área social e na saúde e o movimento que está sendo desencadeado pela Presidenta denominado “Cadê o Médico?”.
         Ainda durante o evento o governo federal apresentou aos gestores municipais outros instrumentos que estão disponíveis, como o lançamento do PAC 3, que vai ampliar recursos para o Programa “Minha Casa, Minha Vida”; recursos acentuados para pavimentação e saneamento; haverá verbas para projetos de irrigação e a oportunidade de adesão ao Programa Minha Casa, Minha Vida Rural. O prefeito salientou que nos planos referentes a pavimentação e saneamento os municípios interessados em se habilitar terão um prazo reduzido de 30 a 60 dias para cadastramento e elaboração do projeto.
         Ainda em Brasília o prefeito de São Gabriel foi recebido em audiência pelo Presidente da Câmara Federal, Marco Maia, e manteve contatos com os deputados federais Paulo Pimenta, Paulo Ferreira e Dionilso Marcon.
         Em seu regresso o prefeito Roque Montagner e o Procurador Jurídico Guilherme Abib participaram de uma audiência no Tribunal de Justiça do Estado para construir entendimentos sobre os precatórios, em razão do acordo feito pelo governo anterior e que não foi cumprido. Essa situação, segundo Roque Montagner, resultou no seqüestro de valores acentuados de recursos de programas e na conta corrente do Município.
         Durante o período que Roque Montagner esteve em Brasília o Município foi administrado pelo vice-prefeito, Evandro Obaldia Guedes, que deu continuidade às ações e projetos em andamento. (Paulo Elmano Borges DRT 10.043 – Foto: Divulgação).

Tinta usada na impressão de livros poderá ficar isenta de tributos

Antônia Lúcia: é preciso reduzir o preço dos insumos usados nos livros.




Proposta em tramitação na Câmara isenta da cobrança do Pis/Pasep e da Cofins a fabricação de tintas para impressão de publicações. A medida está prevista no Projeto de Lei 4788/12, da deputada Antônia Lúcia (PSC-AC).

A autora argumenta que a Constituição já veda a instituição de impostos sobre livros, jornais, periódicos com o objetivo de garantir a plena liberdade de manifestação do pensamento. Segundo ela, no entanto, há de se pensar também nos insumos que integram os custos de produção para baratear o preço final desses produtos.

“Não basta que o livro, o jornal e o periódico sejam imunes de impostos: é importante que, além do papel destinado à impressão, também a tinta não seja onerada por meio de tributos”, reforça.

Apesar de propor renúncia fiscal, o texto não traz estimativas dessa perda de arrecadação nem maneiras de compensação, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Complementar 101/00).

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Informação: Agência Camara de Notícias

Lei Seca: novas regras começam a valer nessa terça


A partir dessa terça-feira (29), a Lei Seca já está mais rígida em todo o País. O Contran, Conselho Nacional de Trânsito, proibiu a presença de qualquer quantidade de álcool no sangue do motorista. Antes, o limite era de 0,2 decigramas de álcool por litro de sangue. Agora, se for constatada a presença do álcool, o condutor já vai estar sujeito à multa de R$ 1.915, retenção do veículo e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Já no teste do bafômetro, acaba a margem de tolerância de um décimo de miligrama de álcool por litro de ar, que era permitida antes. A partir de agora, se o condutor soprar o bafômetro e o aparelho marcar igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar, ele vai ser multado e vai responder por infração gravíssima.

O Contran também aumentou os tipos de provas que podem ser válidas num processo criminal contra um motorista considerado alcoolizado. Além do teste do bafômetro e do exame de sangue, passam a valer como provas exame clínico, perícia, vídeo e depoimentos de testemunhas.

Se o motorista se negar a soprar o bafômetro ou fazer o exame de sangue, o agente de trânsito - que pode ser do Detran, da Polícia Militar ou da Polícia Rodoviária - vai preencher um questionário sobre a capacidade psicomotora do condutor. O agente vai descrever a aparência do motorista, se existem sinais de sonolência, olhos vermelhos, cheiro de álcool e agressividade. Também vai prestar informações sobre o senso de orientação e se a fala do condutor está alterada, entre outros aspectos.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, acredita que, com a possibilidade de o agente de trânsito aplicar penalidades com base na sua percepção sobre o estado de embriaguez do motorista, mais condutores vão aceitar fazer o teste do bafômetro e o exame de sangue:

"Esses instrumentos são uma alternativa de prova a favor do condutor, na medida em que ele tenha a convicção de que está apto a dirigir".

O deputado Hugo Leal, do PSC do Rio de Janeiro, foi o autor do projeto que originou a Lei Seca. Ele concorda com a regulamentação feita pelo Conselho Nacional de Trânsito e defende a capacidade de os agentes de trânsito identificarem o estado de embriaguez dos motoristas:

"Eu não vejo prejuízo, nesse caso, você deixar com a autoridade policial. Pelo contrário, ele está ali para isso - para manter a ordem. Se a pessoa efetivamente não tem nenhum tipo de comprometimento com relação ao seu estado psicomotor, não ingeriu bebida alcoólica e não fez uso de nenhum outro tipo de substância, eu acho que a maior prova que ela pode fazer, ou a contraprova, é pedir exatamente isso: bom, você está falando isso, então vamos à contraprova, vamos ao exame de laboratório".

Se o agente de trânsito considerar que o condutor ingeriu álcool com base em evidências ou testemunhos, além de aplicar o auto de infração, pode encaminhar o motorista para uma delegacia. Lá o delegado vai decidir se abre ou não inquérito criminal. Isso pode acontecer mesmo que não tenha ocorrido um acidente de trânsito.

Informação: Rádio Camara

Cara Nova

É isso, buscando ter uma melhor identidade visual com suas propostas todos os blogs da Rede A Novidade, estão de cara nova. Acesse e verifique as alterações:

A NOVIDADE EDUCAÇÃO E ESCOLA
www.anovidadeeducacao.blogspot.com.br

A NOVIDADE ESPORTES
www.anovidadeesportes.blogspot.com

A NOVIDADE CONCURSOS
www.anovidadeconcursos.blogspot.com.br

LOUVORZÃO ESTUDANTIL
www.louvorzaoestudantil.blogspot.com.br

CIRCUITO ESTUDANTIL E GABRIELENSE DE XADREZ
www.cegax.blogspot.com.br

Acessem os blogs e suas publicidades e ajudem os mesmos a se manter.

A Novidade Esportes

A partir de hoje 01 de fevereiro de 2013, começou a funcionar mais um blog da Rede A Novidade, o A Novidade Esportes, onde se pretende trazer as notícias sobre esporte de São Gabriel e região, assim como, do Estado, Brasil e do Mundo.

O A Novidade Esportes tem uma novidade, no fim da página estará sempre com a tabela atualizada do Gauchão 2013, e sempre com muitas novidades.

Para acessa-lo basta digitar www.anovidadeesportes.blogspot.com.br e divirta-se.

CAAS DO BAIRRO ÉLBIO VARGAS SERÁ AMPLIADO

         Está marcada para o dia 4 de fevereiro a inauguração do Centro de Atendimento de Assistência Social, CAAS, do Bairro Élbio Vargas. A informação foi dada pelo secretário de Assistência Social, Cléber Giovane Silveira, durante audiência com o prefeito em exercício, Evandro Obaldia Guedes. Ele explicou que o Governo Municipal está fazendo uma ampliação no CAAS implantando oficinas de costura, artesanato, pintura em tela, aulas de reforço, de Educação Física, de música, de instrumento de sopro e será criada uma Banda Marcial com os moradores do bairro.
         O secretário afirma que no futuro o CAAS será transformado num Centro de Referência com atendimento de psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos. Toda a comunidade está convidada para participar da inauguração que terá a presença das autoridades municipais.

Diretoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São Gabriel

Duque de Caxias, 442
Edifício Sepé Tiaraju - Sala 318
(55) 3232-3800 - (55) 99222314