quarta-feira, 20 de junho de 2012

Educação terá Congresso Municipal em Julho

Um amplo debate sobre os desafios e perspectivas para o educador na esfera pública, dentro dos novos contextos e paradigmas pedagógicos. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Educação estará promovendo, de 25 a 27 de julho no auditório da Cooperativa de Lã Tejupá, o I Congresso Municipal de Educação.
O encontro tem o tema “Desafios e Perspectivas para a Prática Docente”, e tem o objetivo de oferecer formação continuada sobre as práticas sociais que influem no processo de ensino-aprendizagem nos dias atuais. “O prefeito Rossano determinou a realização deste congresso, como um espaço de diálogo e construção de saberes para o enfrentamento da contemporaneidade, e para cada vez mais investir na capacitação dos docentes, o que vem ao encontro do objetivo maior do Governo Municipal, que é a busca permanente da qualidade de ensino”, destaca a Secretária de Educação, Ana Paula Scipioni Capiotti. O público-alvo será formado exclusivamente por professores da rede municipal de ensino, não havendo vagas para educadores de outras redes.

CONHEÇA OS PAINELISTAS:
Danilo Gandin
Mestre em Educação pela UFRGS e graduado em Filosofia pela mesma instituição e pela UNISINOS. É licenciado em Letras - Português e Literaturas, com Especialização em Planejamento da Educação e Aperfeiçoamento em Planejamento no Campo Social (UFRGS).
Jussara Mello
Professora, escritora, oficineira e palestrante, com Especialização em Educação Infantil. É professora colaboradora no Curso de Especialização para formação de Mediadores de Leitura na FARGS.
Cesar Aparecido Nunes
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e licenciado em Filosofia. É Professor Associado da UNICAMP, onde exerce assessoria na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários na área de educação e comunidade. Atua na linha de pesquisa Ética, Filosofia e Educação, Epistemologia e Teorias da Educação e representa a UNICAMP no PROCOAS/AUGM.
Naldemir Maria Mendes
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente, é Coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, atuando na formação continuada de professores da rede pública municipal e da Editora Positivo.
Manoel Soares
Repórter da RBSTV, com participação no programa Profissão Repórter, e colunista do Diário Gaúcho. Atua nas áreas de processos comunicacionais e gestão social, onde é um dos idealizadores da Campanha Crack-Nem Pensar. É coordenador estadual da CUFA RS – Central Única das Favelas
Wrana Maria Panizzi
Doutora em Ciências Sociais e em Urbanismo, licenciada em Filosofia e em Direito pela Universidade de Passo Fundo, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Reitora da UFRGS por dois mandatos (1996-2004). Recentemente foi Vice-Presidente do CNPq (2007-2011). Atualmente, é Professora Titular da UFRGS, pesquisadora e consultora do CNPq.

Texto: Claudio Moreira

Município regulariza motofretes


Após a legalização do serviço de mototaxistas, que transportam pessoas, a entrega e coleta de pequenas cargas por meio de motocicletas, também está regulamentado em São Gabriel. A informação é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que teve o registro do primeiro profissional motofrete cadastrado no dia 14 de junho.
No município, o Decreto Executivo nº 219 de 07 de outubro de 2010, regulamenta que o serviço de motofretes só pode ser realizado mediante prévia e expressa autorização do Poder Público, por meio do órgão Municipal Executivo de Trânsito (OMETRAN). No ato da regulamentação, os condutores serão cadastrados, as motocicletas serão inspecionadas e pintadas na cor laranja. As motos ainda receberão um prefixo e as placas na cor vermelha o que as identifica como veículo de aluguel.
O condutor receberá um alvará de microempreendedor emitido pela Secretaria Municipal da Fazenda e ainda uma carteira de identificação profissional emitida pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (OMETRAN).
De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Luis Fernando Porto, os motofretes interessados em regularizar seus serviços e veículos devem procurar a OMETRAN que está localizada à Rua João Manoel no antigo fórum. Mais informações pelo telefone 3232- 0188

Reportagem: Sandra Lorenz - Comunicação Social Prefeitura