quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A Novidade Escola e Educação: Unipampa oferecerá 3.180 vagas no Sisu 2016

A Novidade Escola e Educação: Unipampa oferecerá 3.180 vagas no Sisu 2016: Cursos de Medicina, recém-aprovado pelo MEC, e de Direito são novidades Por Heleno Rocha Nazário Quem quiser disputar vagas na gra...

A Novidade Concursos: Polícia Militar - SC abre Processo Seletivo

A Novidade Concursos: Polícia Militar - SC abre Processo Seletivo: Se você deseja ingressar na carreira militar no Estado de Santa Catarina, saiba que a  Polícia Militar   está realizando um Processo Selet...

A Novidade Concursos: Prefeitura de Barra Velha - SC divulga novas retif...

A Novidade Concursos: Prefeitura de Barra Velha - SC divulga novas retif...: Em Santa Catarina, a Prefeitura de  Barra Velha  divulga as novas retificações dos Concursos Públicos com oportunidades para diferentes se...

PREFEITO RECEBE A MESA DIRETIVA DA CÂMARA MUNICIPAL EM REUNIÃO NO PALÁCIO PLÁCIDO DE CASTRO


O bom relacionamento entre os Poderes Executivo e Legislativo foi pauta da primeira reunião de 2016 entre o prefeito Roque Montagner e a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Karen Lannes, realizada na segunda-feira (04/01), no Gabinete do Prefeito, no Palácio Plácido de Castro. O encontro contou ainda com a presença do vice-presidente do Legislativo, Paulo Sérgio Barros e dos vereadores Sildo Cabreira, Claudiomiro Borges e Carlos Alberto Lannes. Acompanharam as discussões os secretários de Gestão e Relações Comunitárias Tani Vieira; da Fazenda Dionísio Bergamo; de Compras e Licitações Ivel Xarão; e o Chefe de Gabinete, Luis Pires.
Montagner havia anunciado em coletiva, na semana passada, que uma das prioridades para este ano seria a retomada da proposta de implantação do estacionamento rotativo em São Gabriel.  O prefeito anunciou para a presidente do Legislativo que encaminhará o projeto novamente este ano e pediu apoio dos vereadores, explicando que a proposição é de interesse da comunidade e vai beneficiar, principalmente, o comércio do centro da cidade.
O prefeito aproveitou para agradecer a emenda conseguida pela vereadora - presidente para aquisição de um gabinete odontológico e reforçou a necessidade de um bom relacionamento entre os poderes.
 TEXTO: Marcio Vaqueiro

Censo Agropecuário 2016: Apresentação de Talões de Produtores encerra no dia 10 de Fevereiro


Teve início na última segunda-feira (04/01), o Censo Agropecuário 2016 - Ano Base 2015, sendo que todos os produtores rurais de São Gabriel têm até o dia 10 de Fevereiro para procurarem o setor de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da Prefeitura localizado junto ao prédio do antigo Fórum - rua João Manuel, para a apresentação dos Talões de Produtores.
Conforme a Coordenadora Interina do ICMS - Dalva Rodrigues, os produtores devem ter em mãos o talão de produtor e seus respectivos resumos. O horário de atendimento é das 08 às 13h45min, de segunda à sexta-feira, inclusive ao meio-dia. Ela explica que o Censo é anual e tem por objetivo repassar dados à Secretaria da Fazenda Estadual, onde são calculados os índices de ICMS dos municípios. Segundo ela, o não comparecimento dos produtores acarretará em multa. “O repasse dessas informações para a Fazenda do Estado é de grande importância para o Município, já que através dos respectivos dados são calculados os índices do Imposto que retorna para investimento na cidade”, destaca Dalva.
Já o prefeito Roque Montagner reafirma a importância do Censo, ressaltando que com a apresentação das notas fiscais (extraídas dos talões), o Setor do ICMS faz o preenchimento da Declaração do Índice de Participação dos Municípios (Dipam), e tais valores são adicionados ao município para que então se possa compor o Índice de Participação do Município (IPM) para efeito de repasse de valores do ICMS através do Estado. O Chefe do Executivo enfatiza: “Com isso, nossa Administração poderá continuar investindo cada vez mais nas áreas de saúde, educação, habitação, obras, transporte, entre outras tantas necessidades da comunidade gabrielense”, afirma o prefeito.
Texto: Elson Teixeira 
Foto: Deividi Pereira

Ministério de Eventos Vivo em Mim: Lucas 18:14 - Digo-vos que este desceu justificado...

Ministério de Eventos Vivo em Mim: Lucas 18:14 - Digo-vos que este desceu justificado...: Jesus quis ensinar Seus discípulos qual é o critério do Senhor, quando avalia o ser humano. Aí, contou uma parábola, comparando a jactância ...

Ministério de Eventos Vivo em Mim: Gênesis 2:1 - Assim os céus, a terra e todo o seu ...

Ministério de Eventos Vivo em Mim: Gênesis 2:1 - Assim os céus, a terra e todo o seu ...: Grandes privilégios costumam caminhar lado a lado com grandes responsabilidades. Deus concluiu a sua obra no sétimo dia, o santificou, e...

CIDADE DO RN SERÁ ABASTECIDA COM ÁGUA DO MAR A PARTIR DESTE ANO

água
O RN começará a fazer uso da água do mar para abastecimento até o final do ano de 2016. A informação foi confirmada pelo secretário de Recursos Hídricos, Mairton França, nesta terça-feira (15). Segundo ele, o governo garantiu o investimento de R$ 25 milhões por meio de negociações com o Banco Mundial para compra dos equipamentos.
De acordo com Mairton França, a ideia inicial é implantar o projeto piloto de dessalinização de água do mar, sob execução da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) no município de Macau, na região salineira do estado.
A captação da água será feita através de grandes tubos, com três quilômetros de extensão, que bombeiam a água até a usina responsável por toda a etapa de processamento de dessalinização da água.
“A grande vantagem é que essa usina é móvel e pode ser transportada para qualquer lugar de acordo com a necessidade”, explicou.
O secretário acrescenta que a escolha de Macau como município piloto para a implantação da tecnologia foi devido ao rejeito resultante do processo, formado por uma grande concentração salina.
Segundo ele, após passar pelo processo 50% da água do mar resulta em água doce pronta para o consumo e os outros 50% em concentrado salino.
“Vamos estudar junto com o Idema a maneira mais adequada para o descarte dessa rejeito. Ou vamos descartar para uma salina, para que seja reaproveitado na produção do sal ou diretamente nos canais onde as águas são descartadas no mar”, adiantou.
Projeto
A ideia do projeto veio de uma visita recente feita pelo secretário a Israel para conhecer as experiências na área hídrica utilizadas naquele país. De acordo com Mairton, o RN possui uma extensa faixa litorânea, o que viabiliza esse tipo de tecnologia.
Tendo convivido com períodos severos de seca extrema, Israel se utiliza, atualmente, da água do mar para quase todo tipo de atividade e consumo no seu território. Lá, a obtenção é feita através de cinco grandes usinas responsáveis por toda a etapa de processamento de dessalinização da água.
A estimativa é de que juntas, essas usinas produzam um total de mais de 130 bilhões de galões de água potável por ano, com uma meta de 200 bilhões de galões até 2020.
O secretário conta que ficou impressionado com a capacidade do país de investir em tecnologia e produção de água potável. “Eles simplesmente viraram o jogo. Israel vem de um histórico de escassez, revertido através de planejamento e estudo”, declarou.
Seca
O secretário observa que o uso desse tipo de tecnologia no estado seria mais uma forma de combater a seca que atinge vários municípios. Segundo ele, atualmente, 12 cidades do RN estão e colapso no abastecimento de água e 42% dos reservatórios estão em estado crítico.
Mairton França disse também que o governo tem investido na construção de adutoras no interior do estado. Até o final de dezembro deste ano, a adutora Currais Novos/Armando Ribeira deverá estar em funcionamento. Além disso, a obra da adutora do Alto Oeste, que estava parada desde 2013, foi retomada.
www.ecoguia.net

QUEIMADAS CRESCEM 27,5% NO PAÍS EM 2015, MOSTRA INPE

Em 2015, foram registrados cerca de 235 mil focos de queimadas no paísJosé Cruz/Agência Brasil
As queimadas aumentaram 27,5% em todo o país, passando de 184 mil focos em 2014 para aproximadamente 235 mil no ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Segundo a série histórica, iniciada em 1999, o resultado perde apenas para o número de queimadas registradas em 2010 (249 mil focos).
Os incêndios florestais em 2015, detectados por meio de satélite, predominaram no período menos chuvoso, entre agosto e dezembro. Em agosto, ocorreram 39 mil queimadas; em setembro, foram 72 mil; em outubro, foram registrados 50 mil focos; em novembro, ocorreram 27 mil queimadas; e em dezembro, foram 18 mil focos.
Entre os meses menos críticos, estão janeiro (4 mil focos), junho (5 mil incêndios) e julho (8 mil queimadas). Os meses de fevereiro, março, abril e maio registraram cerca de 2 mil queimadas cada.
Estados
O estado com maior ocorrência de queimadas foi o Pará, que teve mais de 44 mil registros em 2015, um crescimento de cerca de 8 mil focos em relação a 2014. O segundo colocado foi Mato Grosso, com 32 mil incêndios florestais, alta de 4 mil focos na comparação com o ano anterior.
Via  Agência Brasil – Por Fernanda Cruz
www.vivagreen.com.br

A Novidade Escola e Educação: 1º Congresso de Biotecnologia da Região Sul

A Novidade Escola e Educação: 1º Congresso de Biotecnologia da Região Sul: É com grande satisfação que divulgamos a realização, nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2016, do 1o Congresso de Biotecnologia da Região S...