quinta-feira, 17 de julho de 2014

ESF começa a cadastrar famílias da zona sul de São Gabriel



5.294 pessoas serão beneficiadas com a implantação do programa na Unidade Básica Élbio Vargas

As duas primeiras equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) começam a realizar trabalhos de campo a partir da próxima segunda-feira (21/07).  A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai organizar ações em seis bairros da zona sul de São Gabriel e ainda no Residencial Antônia Trilha. Serão feitas visitações aos moradores dos bairros Dr. Dácio, Élbio Vargas, Santa Regina, Gabrielense, Santa Isabel e Honório. De acordo com a coordenadora da SMS, enfermeira Angélica de Ávila Vieira, nesta primeira etapa será feito o cadastramento de 5.294 pessoas. A população deverá preencher formulários e responder questionamentos que serão feitos por médicos e agentes de saúde.
As informações serão utilizadas com base de dados do ESF. A família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.
UMA NOVA MENTALIDADE - Pela primeira vez na história da saúde básica o médico vai até a casa do paciente. Os profissionais cubanos Yudaimi Arias e Jorge Chavez chefiarão as duas primeiras equipes de ESF no Município. Arias vai comandar uma equipe com seis agentes com foco direcionado a um público de 2.327 pessoas. O outro médico vai trabalhar com sete agentes direcionados a um grupo de 2.967 pessoas.
O trabalho de campo vai permitir aos profissionais de saúde conhecer a realidade clínicas de cada cidade na região de abrangência do ESF. “O médico vai passar a conhecer a saúde de cada um dos cidadãos e também vai saber quais os que necessitam de atendimento domiciliar”, argumenta a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde. Um dia por semana será dedicado ao atendimento domiciliar. Paciente com doença crônica ou que está acamados e ainda idosos serão atendidos em casa.
A SMS não tem um prazo definido para a conclusão do cadastramento, mas deverá iniciar os atendimentos já na próxima semana logo após as primeiras avaliações. UBS Nosso Sonho será a primeira a receber equipes do ESF. O posto foi remodelado para atender os moradores dos bairros da zona sul da cidade e para servir de base para o Programa. A obra foi entregue em maio. Segundo o prefeito Roque Montagner, é importante ter uma saúde curativa alinhada com a preventiva, “sempre com um olhar de proteção parceiro as medicações, ter médicos vitalizados e com energia muito grande de participar do ESF e atender na rede pública a nossa população”, argumentou o prefeito.
Texto: Márcio Vaqueiro/Foto: Arquivo

Prefeito, vice e secretários participam do Simpósio de Previdência Pública

 
O prefeito Roque Montagner acompanhado do vice-prefeito Evandro Obaldia Guedes participou do 1º Simpósio Regional de Previdência Pública de São Gabriel, realizado na última terça-feira (15/07), no Brasil Tênis Clube. O evento foi promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de São Gabriel (IPRESG) em parceria com a Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (AGIP), com apoio institucional do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul.
Cinco palestrantes foram a atração do evento. Entre eles, o presidente do IPERGS, Valter Morige que, ao lado de Alex Trindade, do Conselho Nacional de Previdências (CONAPREV), falou sobre “Perícias médicas e benefícios previdenciários”. Também participam do evento: Mário Chaise, Gestão Previdenciária; Guilherme Bunse, Investimentos dos RPPS a partir de modelos de Carteiras Teóricas; Ademir Gutierri, Macroeconomia.
O diretor presidente do IPRESG Hilson Moreira da Silva recebeu representantes das cidades de Rosário do Sul, Candiota, Cacequi, Salto Jacuí, Cerro Branco, Vila Nova do Sul, Bagé, Porto Alegre, Nova Esperança do Sul, São Vicente do Sul, Caxias do Sul, Caçapava do Sul e Agudo.

Serviços Urbanos amplia ações para evitar animais soltos em vias públicas

Multas e ações penais estão entre as medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de São Gabriel, que serão desenvolvidas pela Secretaria de Serviços Urbanos, para evitar ocorrências envolvendo animais soltos em vias públicas. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Valtemar Freitas Ribeiro, além de instituir equipes de fiscalização, o setor trabalha com denúncias anônimas. Os comunicados podem ser feitos para a Secretaria pelo telefone 3232-4845, Polícia Ambiental 3232-9254; e Polícia Rodoviária Federal (PRF) 3232-5404. O setor ainda mantém uma equipe de plantão para atender casos registrados no período da noite. O contato pode ser feito pelo telefone 9954-4123.
Os animais estão sendo apreendidos e encaminhados para o curral municipal, localizado na Avenida Francisco Chagas, 3.626. Hoje, dois cavalos estão apreendidos, “mas o loca já chegou a ficar cheio”, disse o secretário. A primeira apreensão é revertida em multa. Somente o proprietário pode efetuar a retirada do animal. Em caso de reincidência os valores dobram e o responsável poderá responder judicialmente.
“Estamos solicitando aos proprietários de animais de grande porte para que tomem as providências necessárias e legais para evitar que transitem soltos em via pública. É necessário que a comunidade tome consciência dos últimos acontecimentos ocorridos na região envolvendo animais. Foram acidentes que resultaram em vítimas fatais. Assim sendo comunicamos que os animais que forem encontrados soltos em vias públicas serão apreendidos pelos órgãos competentes. Os donos terão que pagar pesadas penas tais como taxa de recolhimento de apreensão, diária de permanencia (Decreto executivo nr° 321/2013 de 19/06/2013) e ainda deverão responder judicialmente”, finalizou. 
Texto: Márcio Vaqueiro

Postado por Roberto Lara