quarta-feira, 16 de julho de 2014

Governo Municipal realiza plantio de mudas nativas em ruas e logradouros públicos


As ações das secretarias de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente juntamente com Serviços Urbanos, Educação e Fazenda estão desenvolvendo o plantio de mudas nativas de espécies variadas na área urbana do município. A iniciativa começou em maio, quando foram plantadas 22 mudas de Ipê Amarelo no canteiro central da Avenida das Acácias, próximo aos bairros Vila Maria e Jardim Europa. A espécie nativa tem uma belíssima floração e adaptação ao ambiente urbano. Na Avenida Antônio Trilha, próximo ao bairro Gabrielense foi feito o plantio de 26 mudas de Palmeira Real, no início de junho. Em julho, foram utilizadas 35 mudas de espécies variadas como Corticeira do Banhado, Pata de Vaca, Angico Vermelho, Aroeira Mansa e Ipê Roxo, todas de origem nativa, na Sanga da Rivera, no bairro Capiotti.
A coordenação das ações é da Secretaria de Obras e Meio Ambiente que disponibiliza as mudas oriundas de reposições florestais devida de cortes realizadas pela população; a Secretaria de Serviços Urbanos participa com um servidor do quadro e equipamento para abertura de covas; a Secretaria de Educação, através da bióloga Juliane Munhoz, ministra palestra sobre a importância da preservação e recuperação dos recursos hídricos para alunos do 5º ano da Escola Municipal João Manoel Salvadé; e a Secretaria da Fazenda emprestou uma camionete para o transporte de mudas aos locais do plantio.
Todas as ações de plantio de mudas são realizadas sob a supervisão do Departamento de Meio Ambiente. O monitoramento das mudas é periódico para que sejam controladas as suas condições físicas e fitossanitárias.
Texto: Paulo Elmano Borges/Foto: Secretaria de Obras.

Prefeitura Municipal firma parceria com a Embrapa que beneficiará pequenos produtores


No início deste mês o secretário da Agricultura, Ladislê Teixeira, acompanhado por uma comitiva, visitou a sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Pelotas, durante um “Dia de Campo”. Por determinação do prefeito Roque Montagner foi firmada uma parceria técnica com a Embrapa, na qual São Gabriel será contemplada com ações de pesquisa e transferência de tecnologia em várias culturas, além de estudos de manejo de solo e qualidade tecnológica, culminando na interação direta entre pesquisa e setor produtivo, permitindo a geração e transferência de conhecimentos técnicos.
O secretário explica que durante a visita, a Embrapa colocou à disposição do Município o laboratório de análises e fará a distribuição de sementes para os pequenos agricultores de diversas localidades do interior, como fornecerá forragem para a alimentação do gado, principalmente nos meses de inverno, quando os animais enfrentam um clima com temperaturas baixas.  
Teixeira ressalta que os integrantes da comitiva também  participaram de palestras e atividades, inclusive apresentando demandas no que se refere ao cultivo da mandioca de mesa e mandioca para etanol, experimentos com oliveiras, fruticultura e o manejo do gado leiteiro (Raça Jersey). Ele destacou que durante o encontro os técnicos da Embrapa também explicaram que estão realizando pesquisas com matérias-primas e sistemas de produção de culturas oleaginosas para produção de biodiesel (soja, pinhão-manso, mamona, tungue, crambe) e sacarinas (cana-de-açúcar, sorgo) e amiláceas (batata-doce, mandioca, arroz) para a produção de etanol.
Acompanharam o secretário Ladislê, o zootecnista José Galdir Dias Leal, agrônomo Luciano Barros, veterinário Georges Petrarca Teixeira Kodayssi, zootecnista Vanderlei das Neves, universitário de agronomia Volmir Langendorf Ramos e os colaboradores Gustavo Varella, Vitor Righi, João Cerati e  Rodrigo Lanave.
Texto: Elson Teixeira/Foto: Secretaria de Agricultura.

EX-MINISTRO ITALIANO É ENVIADO PELA ONU PARA A SÍRIA


O ex-ministro das Relações Exteriores da Itália, Staffan de Mistura, foi designado na semana passada como enviado especial da ONU para a Síria, em substituição de Lakhdar Brahimi, informou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Ban anunciou a designação de De Mistura e disse que é resultado de amplas consultas internacionais, incluindo autoridades sírias. Brahimi renunciou ao posto de enviado especial da ONU para a Síria no último mês de maio frustrado pela falta de avanços para terminar o conflito nesse país.

Informativo da Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul - ACIRS
Rua Dr. Flores, 105, Conj. 301 - Porto Alegre/ RS  Brasil
Fone: 51.3212.5535
Site: www.acirs.org.br E-mail: acirs@acirs.org.br

Brechó Comunitário é serviço permanente e ativo na Secretaria de Assistência Social

O espaço está aberto ao público nas terças e quintas-feiras das 08h30min às 13h30min.


O espaço é amplo, as prateleiras estão lotadas. O brechó comunitário da Secretaria Municipal de Assistência Social tem muita coisa em comum com uma loja comercial, mas a principal diferença está na essência do serviço. Aqui, nada é vendido ou comprado. As roupas, calçados e demais artigos são fruto de doação e prosseguem nesse sistema, são doadas a quem precisa. É como uma loja, mas sem preços. O serviço é oferecido o ano todo.
“A ideia do Brechó Comunitário é dar liberdade de escolha às pessoas. É fazer com que elas tenham a oportunidade de chegar, olhar e levar para casa peças que sejam do seu gosto. Isso é uma forma de incentivar a autoestima de quem infelizmente, não pode ir até uma loja e dispor de recursos para a compra. É um meio de melhorar a vida das pessoas”, explica o Secretário de Assistência Social do Município, Cleber Giovane da Silveira.
A movimentação no Brechó é expressiva.  A dona de casa Raquel Rios Anderzet encontrou roupas para ela e para as filhas. “Eu acho muito legal esse espaço. Nós somos bem atendidas. Eu sempre encontro roupas boas aqui”.
A ajudante de cozinha Paulina Rios também aprova o serviço. “A gente chega aqui, escolhe à vontade, sem pressa e eu sempre encontro roupas boas”, diz Paulina. O espaço está aberto ao público nas terças e quintas-feiras das 8h: 30min às 13h e 30min.
Campanha do Agasalho 2014
Boa parte das roupas que compõem o Brechó Social é oriunda da Campanha do Agasalho, que neste ano arrecadou mais de 30 mil peças. A maioria já chegou ao seu destino, 70% de tudo que foi arrecadado, foi distribuído durante serviços descentralizados do Governo Municipal beneficiando moradores da cidade e do campo. Os presidentes das associações de bairros receberam kits de roupas para doações e o material também foi distribuído ainda nas ações da Patrulha do Frio, que leva agasalhos, cobertores e outros utensílios na casa das pessoas. Os beneficiados da Patrulha do Frio são relacionados conforme estudos técnicos da secretaria. “Realizamos um estudo especifico das pessoas que se encontram em maior vulnerabilidade e essas são as mais beneficiadas”, finalizou Cleber Giovane.
Sandra Lorenz.