quinta-feira, 10 de maio de 2012

Prefeitura assume os serviços de água e esgoto


























Agora é oficial: ás 17:40 horas de ontem, prazo-limite de decisão judicial exarada pela juíza diretora do Fórum local, Juliana Neves Capiotti, a Prefeitura de São Gabriel assumiu oficialmente o controle do sistema de tratamento de água e esgotamento sanitário do município. A Corsan, que nesta semana havia abandonado oficialmente as tratativas de transição, entregou pacificamente o sistema, cumprindo o mandado de reintegração de posse.
O prefeito Rossano Gonçalves esteve pessoalmente na Estação de Tratamento de Água, juntamente com o procurador jurídico Everson Dornelles, o secretário de Administração Luiz Alberto Gonçalves e o coordenador de Patrimônio Maximino Charão, para tomar posse do sistema. No local, o prefeito foi recebido pelo superintendente regional da Corsan, Napoleão Langendorff. Na presença da oficial de justiça Maria Valderez Oliveira, o prefeito vistoriou todos os equipamentos e recebeu as informações técnicas do engenheiro químico da Corsan, Heraldo Borges, sob monitoramento do perito nomeado pela Justiça, engenheiro químico Luiz Antônio Bertazzo.
A Corsan informou ter entregado os dois reservatórios da ETA com 1500 m3 e 650 mil m3, respectivamente. Um motor do primeiro recalque está danificado, com vazão de 140 litros por segundo, informou o release encaminhado pela Prefeitura. Os casos de falta de água que chegaram a ser notificados nos bairros Capiotti e Santa Clara, segundo a companhia, não teriam relação direta com a disputa. Na tarde desta quarta-feira, os funcionários da Corsan já deixaram o escritório central, na rua Andrade Neves, e a Estação de Tratamento.
Após vistoriar todos os equipamentos, o prefeito Rossano Gonçalves assinou, no local, a Ordem de Serviço que deu posse à empresa São Gabriel Saneamento na operação do sistema. O diretor da nova concessionária do serviço, Marcelo Simoni Pires, garantiu respeito aos contratos firmados, que preveem tarifa mais baixa para o consumidor e investimentos de R$ 110 milhões para universalizar o acesso à água tratada e esgotamento sanitário no Município. Atualmente, apenas 13% do esgoto é canalizado e 8% da água é tratada em São Gabriel. “Após três anos de muita batalha, onde o processo de licitação foi por várias vezes interrompido e contestado, mas sempre terminou plenamente legitimado pelas decisões da Justiça, São Gabriel vive um momento histórico, uma mudança importante que vai garantir mais respeito ao meio ambiente, mais proteção ao nosso Rio Vacacaí, tarifa mais baixa e mais qualidade de vida nos lares de todos os gabrielenses”, afirmou o prefeito municipal. A nova empresa já começou a instalar seus equipamentos e seus 48 funcionários, todos gabrielenses, para a plena continuidade do abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário