quinta-feira, 21 de junho de 2012

Agricultura ativa: Secretaria dá suporte ao homem do campo


Em ações efetivas, a Secretaria de Agricultura do município está presente em todas as localidades rurais de São Gabriel. As benfeitorias incluem a construção de micro açudes, bebedouros, suporte técnico e distribuição de insumos, mudas e alevinos.

Patrulha Agrícola – 120 bebedouros construídos só em 2012

Nos últimos três anos, 660 produtores foram atendidos pela Patrulha Agrícola, isto, só no cinturão verde, localizado no entorno da cidade. Em outras localidades como Faxinal, Timbaúva, Rincão de Santa Catarina, Rincão do Ambrósio, Ponta das Canas, Azevedo Sodré, Pontas do Salso, Suspiro, Von Bock, Batovi, Caiboaté Grande, Cerrito, Catuçaba, Arvoredo, Zambési, Assentamento Caiboaté, além do preparo do solo, serviço de roçada, trabalho de globe, foram construídos um total de 381 bebedouros.

Em 2012, os bebedouros chegaram ao Faxinal, Águas Claras, Passo do Ivo, Palma e Rincão do Claro, totalizando120 bebedouros construídos. Nos últimos cinco meses, vinte e dois produtores receberam atendimento em 100 horas trabalhadas pela equipe da Agricultura. De abril a junho deste ano, foram distribuídas 2.597 mudas, entre elas, árvores frutíferas, ornamentais e para reflorestamento.

O mel

A apicultura também está em ativa, os técnicos da Agricultura estão desenvolvendo nas Escolas Municipais o projeto que conscientiza os alunos quanto a importância da abelha na produção de alimentos por meio da polinização, o trabalho começou na Escola Municipal Ferraz Neto, no Bairro Bom Fim. O trabalho da apicultura é desenvolvido em parceria com a Associação dos Apicultores, nesta parceria, foi criada e está em fase de finalização a Casa do Mel.

Inspeção sanitária

Atualmente, 69 estabelecimentos comerciais estão cadastrados e recebem analise laboratorial de produtos manipulados. O material é analisado no Laboratório da Universidade Federal de Santa Maria. Este trabalho garante à comunidade o consumo de alimentos de qualidade. De Janeiro até junho deste ano, 373 animais foram abatidos sob a inspeção da Secretaria Municipal de Agricultura.

Insumos

A Grande Catuçaba, Azevedo Sodré e Cerro do Ouro receberam 2.700 toneladas de insumos, beneficiando 250 produtores destas regiões.

Futuro

Dois grandes projetos fazem parte das ações da Agricultura. Devido aos grandes problemas causados pela seca na região, a equipe técnica está buscando recursos federais para investir na irrigação. “Precisamos de medidas preventivas contra a seca para os próximos anos. Não temos projetos para irrigação aqui na Região Sul, por isso, estamos trabalhando juntamente com a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste para atrairmos recursos para que os problemas trazidos pela falta de chuvas, não prejudiquem a produção rural, nosso projeto já está sendo encaminhado”, salientou o Secretário da Agricultura, Erasmo Chiappetta.

Reportagem: Sandra Lorenz – Comunicação Social Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário