terça-feira, 3 de setembro de 2013

Estado atende reivindicação do Governo e confirma repasse para suprir valores com aquisição de medicamentos via judicial

A Prefeitura Municipal de São Gabriel gastou nos primeiros oito meses de 2013, mais de R$ 1,2 milhão na aquisição de medicamentos por ordem judicial. A despesa, sem previsão orçamentária, no entanto, não é um caso isolado e tem sido uma das grandes dores de cabeça de todos os governos municipais do Rio Grande do Sul. Para se ter ideia, o Estado já soma uma dívida superior a R$ 150 milhões com ações deste tipo e a pendência com as administrações municipais é admitida pelo secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni (PDT).

Na sexta-feira (30/08), quando esteve em São Gabriel, o secretário garantiu ao prefeito Roque Montagner (PT), após tomar conhecido dos gastos via judicial, a devolução de 50% do montante aplicado em medicamentos pelo Município. O restante, estimado em R$ 600 mil (mas com a previsão de aumento até o final do ano), deverá ser aplicado em obras e projetos.  “Vamos fazer um acordo administrativo. O Estado está disposto a sentar, negociar e quitar estes valores”, afirmou.
O prefeito Roque Montagner comemorou a previsão de aporte financeiro anunciado pelo Secretário Estadual em 2013. A Secretaria de Estado projeta investir em São Gabriel, até o final do ano, cerca de R$ 6 milhões, praticamente o dobro dos investimentos feitos em 2012 e o triplo de 2011. Serão recursos para melhorar a atenção básica, ampliar serviços e leitos hospitalares.

Texto: Márcio Vaqueiro

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