sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Governo Municipal estuda o transbordo do lixo para aterros de Santa Maria ou Candiota

 A Prefeitura Municipal de São Gabriel confirmou na manhã desta quarta-feira (13/08) as negociações com os serviços licenciados de Santa Maria e Candiota para a transferência do lixo coletado na cidade. O objetivo da administração é encaminhar o transbordo de todo o material recolhido no Município para uma destas regiões, onde os aterros já possuem licenciamento ambiental. De acordo com o prefeito Roque Montagner a medida busca atender as exigências da lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O prazo para cumprir a lei federal terminou no dia 2, mas a Prefeitura Municipal garante que está agilizando o processo para adequação. "O lixão é um problema de mais de 60 anos. É uma questão de ordenamento e destinação final do lixo residencial urbano que vem sendo tratada pelo Estado e União. Hoje mais de 60% de municípios no Brasil ainda estão sem adequação. A questão é muito complexa e de alto custo”.
Enquanto isso a Prefeitura encaminha processo de licitação de uma balança para pesar o transbordo. Para minimizar os reflexos da coleta de resíduos, ações de conscientização e educação ambiental também fazem parte das medidas adotadas desde 2013. Entre elas, o prefeito confirma a criação de uma Cooperativa dos Catadores, que assumiu a coleta seletiva de plásticos, papelões e alumínios, e uma associação.
A decisão reflete em dois sentidos: agregar renda familiar e auxilia na redução dos resíduos. "O material reciclável possui um valor agregado que da subsistência a várias pessoas que vivem desta atividade. A prefeitura alugou um galpão com cessão de uso, colocou a disposição dos catadores e fornece uma cesta básica para manutenção das famílias. De uma forma organizada conseguiu duas prensas e um caminhão furgão na parceria Planeta Vivo e Petrobrás. Com isso, eles conseguem aumentar o valor agregado, diminuindo o volume do lixo recolhido”, explicou o prefeito.
O secretário de Obras, Felipe Abib, admite que o depósito de resíduos orgânico e seco é um, ou das maiores dificuldades do Município. A solução, segundo ele, passa pela equalização dos problemas. O Governo Municipal implantou o Programa Minuano com inserção nas escolas municipais oferecendo aprendizado do trabalho de reciclagem com resíduos sólidos.
Até mesmo atividades para o desenvolvimento do turismo integram ações de conscientização ambiental. A Secretaria de Turismo lançou, no mês de julho, um programa de embelezamento da cidade. A SETUR estabeleceu como meta o recolhimento de 50 mil garrafas pets. O projeto prevê a transformação do material em enfeites de Natal. "Trata-se de mais uma medida para diminuir os resíduos sólidos", argumentou Felipe Abib. 

Texto: Márcio Vaqueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário