terça-feira, 26 de janeiro de 2016

SONHO DA ÀGUA POTÁVEL TORNA-SE REALIDADE PARA AS FAMÍLIAS DO PASSO DO PEDROSO

COM POUCO MAIS DE 10 MIL, PREFEITURA SOLUCIONA UM PROBLEMA DE DÉCADAS.

Não existe ser vivo que não dependa da água para sobreviver e se desenvolver. Além de indispensável à vida, a água doce é necessária a uma série de atividades humanas, como, consumo humano, agricultura, geração de energia, indústria, pecuária, recreação, transporte e turismo. O desenvolvimento e a vida nas sociedades humanas sempre esteve ligado ao uso da água.
O acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente é um direito universal de todos. No Brasil, a Lei n° 9.433/97, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, reafirma o direito à água das gerações presentes e futuras e a utilização racional e integrada dos recursos hídricos.
Mas nem sempre o que está no papel se transforma em realidade de fato. Em São Gabriel, uma comunidade passou a ter água potável dentro de casa há menos de 30 dias. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, concluiu a abertura de um poço artesiano na localidade de Passo do Pedroso, na região de Vacacai, no interior do Município. No local, uma família - dividida em três gerações - utilizava água do rio Vacacai há mais de 60 anos, idade da matriarca da família Santos, moradora de uma pequena casa de madeira no alto de uma colina localizada próximo ao Balneário do Pedroso. Ao lado dela, várias outras moradias foram se espalhando, incluindo dos filhos, que se criaram bebendo água do rio e enfrentando os riscos que a falta de tratamento pode causar a saúde do ser humano.
A dona Iva do Santos carregava baldes por cerca de 200 metros (duas ou três vezes por dia) para trazer a água que era usada para fazer a higiene pessoal e cozinhar os alimentos. "Por muitas vezes passamos mal. Principalmente entre fevereiro e março, quando é época de plantio e as lavouras eram pulverizadas. Com as lavouras sendo aguadas, todo aquele veneno ia para o rio. Fervíamos a água, mas mesmo assim as crianças passavam mal. Ficavam com alergia pelo corpo", explica a moradora.
A inauguração do poço artesiano aconteceu na semana passada com a visita do secretário de Agricultura, Ladislê Teixeira, e do Chefe de Gabinete, Luis Pires, à comunidade. O Governo Municipal investiu mais de R$ 10 mil na obra. De acordo com o secretário, o recurso é proveniente do Fundo de Desenvolvimento Rural (Funder) e foi aplicado com aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvido Agropecuário.
“Essa fonte de arrecadação sempre existiu. O que faltou nas administrações passadas foi direcionar os valores para as comunidades rurais”, explicou Teixeira.
Na prática, todo o dinheiro que é arrecadado com as taxas pagas para a utilização das patrulhas agrícolas, a Secretaria Municipal da Agricultura está redirecionando em benefício do próprio produtor, na sua grande maioria, pequenos agricultores ou comunidades do interior.
Somente no ano passado, com dinheiro da Funder, a Secretaria da Agricultura realizou obras na Vila do Tiarajú (onde foi substituída uma caixa d’água); e adquiriu duas roçadeiras. Em um ano, o Governo Municipal prestou contas de cerca de R$ 51 mil. Este valor representa quase cinco vezes mais que o arrecadado no governo anterior salienta o secretário.


TEXTO: Marcio Vaqueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário